Por Redação ELLE Fotos: Patricia Oyama, Unsplash e Getty Images
Em uma tigela, misture 1 lata de leite condensado, 250 ml de leite integral e 200 ml de creme de leite de lata sem soro e 1 colher (café) de essência de baunilha. O creme de leite é o truque que garante mais cremosidade ao pudim.
Em outro recipiente, bata 2 ovos e 4 gemas com um fouet. Adicione os ovos à mistura anterior, misture com uma colher ou espátula e passe a mistura por uma peneira. Reserve.
A ideia é formar o mínimo de bolhas no preparo – são elas que viram os furinhos do pudim. Por isso, é necessário mexer com delicadeza e deixar a mistura alguns minutos em repouso.
Prepare a calda: numa panelinha, com o fogo apagado, junte 100 ml de água e 100 g de açúcar e misture até dissolver. Acenda o fogo e deixe cozinhar, sem mexer, até formar um caramelo – cuidado para não deixar o caramelo ficar muito escuro e amargo.
Despeje o caramelo numa fôrma de pudim e gire para espalhá-lo. Atenção: segure a fôrma com uma luva térmica, porque ela vai ficar muito quente! Reserve.
Preaqueça o forno a 160 grau (se seu forno permitir, melhor ainda a 150 graus) e leve uma chaleira de água para ferver. Despeje a mistura do pudim na fôrma, cubra com papel-alumínio e coloque a fôrma numa assadeira funda.
Leve a assadeira ao forno e despeje a água fervente até atingir ⅔ da altura da fôrma. Asse por cerca de 1 hora ou 1 hora e 30 minutos, até que o centro do pudim esteja firme.
Atenção: a temperatura baixinha do forno e o cozimento em banho-maria também são essenciais para o sucesso do pudim sem furinhos!
Espere esfriar e leve à geladeira por uma noite. Para desenformar, passe uma faca sem ponta pelas laterais e leve a fôrma à chama do fogão para amolecer a calda. Vire sobre um prato e sirva.