Por: Chames Oliveira Foto: Getty Images
Os jogos olímpicos começaram oficialmente, em Paris. A cerimônia de abertura da edição, no entanto, será somente na sexta-feira, às 14 horas no horário de Brasília.
Foto: @jogosolimpicos
A cerimônia não é apenas sobre prestar uma homenagem à história das Olimpíadas, como também à cidade e ao país em que cada edição é realizada.
Foto: @jogosolimpicos
Enquanto a cerimônia não acontece, fiquem atentos às informações dos bastidores:
Foto: @jogosolimpicos
Cenário: O campo e arquibancada será trocado pelo rio Sena, onde quase mil barcos deslocarão os atletas numa jornada paisagística entre a ponte Austerlitz até ao Trocadero.
Participam da cerimônia grandes nomes da moda, como Dior e Louis Vuitton, que desenharam parte das 3 mil roupas confeccionadas para a equipe artística da cerimônia.
Foto: @jogosolimpicos
As duas grifes fazem parte do conglomerado LVMH, colaborador das Olimpíadas. Aliás, é uma casa da família, a Berluti, que assina o uniforme da comissão francesa.
Foto: @franceolympique
Mas artistas emergentes também serão celebrados: criações de 15 novos estilistas vestirão parte dos dançarinos que performarão nos atos na cerimônia.
Foto: @franceolympique
“Tentamos produzir de forma consciente”, disse a diretora de figurino Daphné Bürki, avisando que levaram a emissão de carbono em consideração para a moda das Olimpíadas 2024.
Foto: @jogosolimpicos
Além disso, boa parte das roupas utilizadas nas performances serão reaproveitadas – algumas serão doadas para escolas de artes cênicas após o evento.
Foto: @jogosolimpicos