Cadastre-se em nossa newsletter para ler este e outros artigos.

Doses semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas os lançamentos da ELLE!
Inscreva-se gratuitamente.

  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI
Beleza

Azul marinho é o novo preto?

Após ganhar as semanas de moda mundo afora, a cor bombou nas redes sociais e é a pedida certa para repaginar o delineado e esfumado clássicos.

Divulgação: Dior

Dior, Alta-costura 2021

PUBLICIDADE

Toda temporada as passarelas elegem novas cores para dominarem a maquiagem dos beauty junkies. Entre as escolhidas da vez está o azul marinho, que aparece como alternativa ao pretinho básico. Na temporada de Alta-costura 2021, a Dior trouxe um delineado todo no tom, enquanto a Chanel apostou em traços azuis e pretos, também no visual gateado. Na NYFW primavera/verão 2022, a maquiadora Sheika Daley, responsável pela beleza do desfile de LaQuan Smith, arrematou o marinho com muito brilho.

A cor recebeu endosso também das redes sociais. Tanto no Instagram como no TikTok, ela aparece forte no delineado e no esfumado invertido. Geralmente, vem sozinha, combinada com o próprio preto, misturada com outros azuis ou ainda como contraponto de cores mais quentes, como os vermelhos e amarelos.

A tendência tem explicação: "Com a pandemia, a incerteza se transformou na nova norma. Os consumidores deverão estar mais cautelosos e haverá uma demanda maior por elementos que alegrem e acolham. As cores refletem isso, e por isso a alta dos tons versáteis e comerciais, com um apelo abrangente e seguro", explica Bruna Ortega, especialista em tendências do WGSN.

É justamente nesta categoria que entram os azulados clássicos. Entre eles, o marinho se destaca por ser o mais atemporal e chic. "A paleta que se aproxima do preto entra para trazer frescor e até um ar futurista ao que seria antes um look total black", completa Nina Grando, pesquisadora de tendências.

PUBLICIDADE

Chanel, Alta-costura 2021 Chanel, Alta-costura 2021Divulgação: Chanel

A maneira mais prática de aderir ao marinho é no delineado. "O lápis é fácil de usar e geralmente entrega mais intensidade na cor, sem que fique muito parecida com o preto", indica a beauty artist Carla Biriba. Já o esfumado pode não ser tão simples de se fazer, já que como todo pigmento escuro, acaba manchando o resto da maquiagem. "O truque é começar fazendo o olho com calma e, se sujar o rosto, limpar com água micelar. A pele deve ser feita só depois de terminar a sombra", aconselha.

A vantagem do azul marinho é que ele é fácil de combinar. "Tenho gostado muito de usar com o cinza ou até mesmo com o preto, que vão com tudo", indica Carla. Outra grande aposta da maquiadora é combiná-lo a outros tons de azul. Para os lábios, nudes ou avermelhados, como o bordô, caem muito bem. Quem for mais ousado pode ainda investir no visual monocromático, trazendo o marinho também para os lábios.

PUBLICIDADE

SHOPPING

24/7 Glide-on Eyeliner cor Abyss, Urban Decay

24/7 Glide-on Eyeliner cor Abyss, Urban DecayDivulgação

Caneta Delineadora cor Real Blue Gold, Mariana Saad by Océane

Caneta Delineadora cor Real Blue Gold, Mariana Saad by OcéaneDivulgação

Stylo Yeux Waterproof cor Marine, Chanel

Caneta Delineadora cor Real Blue Gold, Mariana Saad by OcéaneDivulgação

BT Velvet cor Navy, Bruna Tavares

BT Velvet cor Navy, Bruna TavaresDivulgação

Enjoy Delineador Líquido cor Jeans, Frederika Make

Enjoy Delineador Líquido cor Jeans, Frederika MakeDivulgação

5 Couleurs Couture cor 279 Denim, Dior

5 Couleurs Couture cor 279 Denim, DiorDivulgação

High-Pigment Longwear Eyeliner cor Park Avenue, NARS

High-Pigment Longwear Eyeliner cor Park Avenue, NARSDivulgação

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE