Beleza

Assumir a calvície é, sim, uma ótima opção!

Marcas especializadas em cuidados com a careca começam a despontar no mercado. Reunimos aqui algumas dicas de ouro para enfrentar esse processo com saúde e sem angústia.

Ilustração Gustavo Balducci
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Você já assistiu ao reality show Queer Eye da Netflix? O remake da série de mesmo nome (a versão original foi lançada em 2003) é um dos maiores sucessos da plataforma de streaming e seus protagonistas viraram verdadeiros gurus nas áreas em que atuam. No Fab 5 (que é como se intitula o grupo dedicado a transformar a vida de pessoas em processos profundos de autoabandono), Karamo Brown é o responsável por apresentar métodos sob medida para que cada um dos personagens consiga elevar a sua própria autoestima. Em contrapartida, durante as gravações da primeira e da segunda temporada, ele mesmo vivia um intenso debate interno. Sem que ninguém soubesse, Karamo escondia sua careca com maquiagem: "Meu cabelo foi ficando cada vez mais fino e, com isso, fui me tornando progressivamente inseguro. Sentia que estava isolado. Por isso, comecei essa farsa de desenhar um cabelo que não existia. Pintava com um lápis de olho, acredita?", revelou em entrevista à Byrdie.

Uma vez que ele percebeu a contradição em que estava vivendo, decidiu fazer algo para mudar essa situação. No dia da première da segunda temporada da série, Karamo pisou no tapete vermelho ostentando sua recém-assumida careca. E, dali em diante, começaram os seus planos de transformar a maneira como a calvície é entendida pelos homens. "A mensagem que há muito tempo circula no senso comum é essa ideia de que a careca vai te impedir de viver a sua vida ao máximo, de que você vai se tornar uma pessoa feia. E não há nada mais antiquado e anacrônico do que pensar dessa maneira", disse ao Refinery 29. "Essas coisas acontecem naturalmente. Inclusive, com a maioria dos homens. Seu corpo está mudando e você está perdendo o cabelo: não é o fim do mundo. Está tudo bem."

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Radar para a novidade

Para espalhar essa mensagem pelo mundo, Karamo se juntou a Irene Kong e Peter Ricci, dois ex-funcionários da Honest Company (empresa de beleza natural fundada pela atriz Jessica Alba), para criar a MANTL, uma marca de skincare 100% dedicada aos cuidados com a careca. Com um discurso e uma proposta bastante inovadores, a empresa logo chamou atenção do mercado – e de Beyoncé também, que incluiu a marca na curadoria de negócios criados por pessoas negras que mantém em seu site.

Na MANTL, novos produtos são lançados a cada três meses. Atualmente, as três principais atrações da marca são um limpador para o rosto e couro cabeludo, um hidratante turbinado com vários ativos e um protetor solar que promete não deixar a pele retinta manchada de branco e não acumular no cabelo ao redor da careca. De quebra, eles ainda têm um rolinho de papel destacável para absorver a oleosidade e diminuir o brilho durante o dia.

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Na prática e sem rodeios

A questão dos cuidados com a careca, é importante destacar, vai muito além da vaidade. A dermatologista Claudia Marçal explica que como esta é uma região que, supostamente, estaria coberta pelos fios, a atenção a ela deve ser redobrada. Segundo a médica, sem a proteção do cabelo, a pele da cabeça fica muito vulnerável e, no pior dos casos, pode até desenvolver carcinomas devido à fotoexposição ao longo dos anos. "De tudo, o mais importante é a proteção solar", reforça a também dermatologista e tricologista Kédima Nassif. "A incidência de câncer de pele no couro cabeludo é bastante comum. Por isso, a proteção solar é mandatória."

"Raramente os homens encontram espaços nos quais eles se sentem seguros para falar sobre beleza. E é exatamente esse lugar que eu quero construir" Karamo Brown

Ambas as profissionais da saúde sugerem ainda uma rotina mais extensa para que a careca se mantenha saudável, que inclua, por exemplo, hidratação. Com a ausência de produtos próprios para essa região da cabeça no Brasil (a MANTL ainda não chegou por aqui), as dermatologistas consultadas pela reportagem costumam indicar produtos desenvolvidos para a pele do rosto para seus pacientes calvos . "De modo geral, a gente percebe que esse tipo de cuidado já é uma preocupação do homem brasileiro, mas ainda é raro encontrar produtos específicos para o couro cabeludo, salvo alguns shampoos mais delicados", explica Cláudia Marçal. "À noite, o ideal é que sejam aplicadas substâncias antioxidantes: o resveratrol, o ácido ferúlico, a vitamina C, a niacinamida, os peptídeos, o ácido hialurônico de baixo e alto peso e a vitamina E são alguns exemplos. Tudo isso vai ajudar a reparar as lesões dessa pele agora exposta."

Isso posto, quando estamos falando de assumir a careca, estamos também falando de um encontro consigo mesmo. Depois de encarar a proposta de não contornar a calvície, o autocuidado entra em cena. E aí? Em mundo com valores de masculinidade, por vezes, tão tóxicos, será que rola fazer essa transição? Começar uma nova rotina? No que depender de Karamo, a resposta é sim. E ele deixa o convite: "É muito fácil dizer: 'ah, seja confiante, não ligue para a sua careca'. Mas, não é assim que o mundo funciona. Raramente os homens encontram espaços nos quais eles se sentem seguros para falar sobre beleza. E é exatamente esse lugar que eu quero construir", almeja o apresentador, como disse em sua entrevista à Byrdie. "Não importa em que momento da sua jornada você esteja. Vale lembrar que a calvície atinge 30% dos homens aos 30 anos de idade e 85% depois dos cinquenta. Ou seja, você não está sozinho".

O desejo de Karamo é o de que, aos poucos, os homens se incentivem a terem conversas que revelem as suas inseguranças, de modo a normalizá-las. "Quando eu assumi minha careca, senti que ajudei tanta gente parecida comigo a se sentir representada. Era a última coisa que ainda me segurava, me colocava para baixo. Decidi dar um basta nisso." De repente, depois dessa, você decide dar esse basta também. Vai que...




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