Beleza

Baby hair: história, técnicas e melhores produtos

O baby hair ganhou o mundo como uma tendência de beleza, mas é importante conhecer sua história e as expoentes deste estilo de penteado que tem origem com as mulheres negras e latinas.

Getty Images
PUBLICIDADE

Talvez você já tenha visto personalidades como Rihanna, Beyoncé, FKA Twigs, Lizzo ou, se você viveu o "boom" do streetwear e hip-hop nos anos 1990, Chilli, do lendário grupo TLC, bem lindas, plenas e soberanas com seus rostos emoldurados pelos seus baby hairs. Essa finalização que conquistou o mundo se popularizou nos Estados Unidos por meio das mulheres negras e latinas, que usavam esses cabelinhos frontais para modelar e fazer penteados.

O baby hair (cabelos de bebê, em português) são os fios curtos e finos que nascem na linha capilar em volta do rosto. Eles também são chamados de "penugem" porque essa diferença de textura significa que esses cabelos não têm a mesma força de crescimento. Além do uso estético, o baby hair, que cresce durante a infância, tem o propósito de proteger a pele de irritações e absorver o suor, como explica a expert Welida Souza, que atua no mercado da beleza e na promoção da autoestima para mulheres negras desde 2005. Welida já trabalhou com grandes nomes da indústria do entretenimento como Karol Conká, Negra Li, Cléo e fez inúmeros editoriais nas principais plataformas de mídia dentro do mercado de moda e beleza.

TLCGetty Images

Não se sabe ao certo quando e com quem nasceu a ideia de estilizar o baby hair, mas de acordo com registros históricos, uma das primeiras pessoas a popularizar o penteado foi a lendária atriz negra Josephine Baker, na década de 1920. Uma das mais importantes personalidades de todos os tempos, ela foi musa de Pablo Picasso e Christian Dior, mas obviamente apenas o lugar de musa não a define. Atriz norte-americana naturalizada na França, ela também era dançarina, cantora, ativista pelos direitos civis e muito conhecida como Vênus Negra. Ainda de acordo com informações históricas, Josephine Baker teria sido a grande inspiração para a criação da personagem Betty Boop, da Paramount Pictures. Uma curiosidade sobre essa personagem é que o visual, a voz e o estilo foram apropriados da cultura negra. Por muito tempo, a atriz Helen Kane recebeu o título de referência da personagem Betty Boop, mas posteriormente descobriu-se que o estilo e até mesmo a técnica de voz utilizada por ela eram copiados de Esther Jones, uma artista afro-americana de jazz.

Uma das primeiras a popularizar o baby hair foi Josephine Baker, nos anos 1920.

Josephine Baker popularizou o baby hair nos anos 1920.

Gamma-Keystone | Getty Images

Já no final dos anos 1980 e início dos 1990, foi La Toya Jackson quem trouxe de volta o baby hair como tendência, entre cantores e rappers da época, como nos conta Welida. O fato é que inúmeras personalidades do entretenimento deram vazão a esse penteado chic, vintage e atemporal entre elas Janet Jackson, Zoe Kravitz, Zendaya, Tessa Thompson's e Beyoncé, dona e proprietária da frase épica "I like my baby hair, with baby hair and afros" na canção Formation. Essas e outras mulheres inovaram a forma e a maneira versátil de utilizar o penteado. Além delas, Jada Pinkett-Smith, Missy Elliot, Cardi B, Sister Souljah, Salt N Pepa, Lil Kim, Saweetie e, no Brasil, as influenciadoras Magá Moura, Camilla de Lucas e Kenya Borges também são adeptas do baby hair assim como milhares de mulheres.

Agora que já sabemos que esse penteado é um hit chiquíssimo e poderoso, queremos saber: como fazer? "Manter o baby hair alinhado pode dar um certo trabalho, mas nada como um pouquinho de prática com ajuda de uma escova de dente, cabo de pente fino para alinhar os cachos e um bom produto para moldá-los, como pomadas, sprays fixadores e gel. Os meus preferidos são Moco de Gorila e Edge Control, da Olive oil. Outro segredinho para a fixação é ter uma durag e/ou um tecido mole para prender sobre os fios até que eles sequem. O sucesso de fixação e duração são garantidos", ensina Welida.


A marca de produtos da atriz estadunidense Tracee Ellis Ross, a Pattern Beauty, acabou de lançar uma linha para esculpir, moldar, definir e também criar estilos incríveis, tornando-se uma grande parceira na hora de modelar o baby hair. Há produtos com texturas diferentes para vários tipos de penteados no cabelo crespo e cacheado. No Brasil, também existem marcas que produzem pomadas e gel fixadores como a Salon Line e a Lola Cosmetics, que podem auxiliar na modelagem dos queridinhos cabelos de bebê!

Produtos para Baby Hair

Divulgação




Dos grandes e já renomados ingredientes usados nos cosméticos às novas promessas da indústria, eis aqui seu novo guia de ativos para uma rotina com a sua cara!

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE