Beleza

Beauty chat: Ana Flávia Cavalcanti

A atriz que interpreta a Miriam na novela "Amor de mãe" adora um banho de banheira e é fã do óleo de orquídeas azuis. Descubra mais sobre sua rotina de beleza aqui no beauty chat!

PUBLICIDADE

Quando eu acordo... Eu acordo alto astral total, meu ascendente em Sagitário bomba neste momento do dia. Acordo entre 8h30 e 9h, mas preciso de um bom tempo na cama, refletindo. Acho que esse é o momento em que eu acerto os ponteiros e vejo as coisas que estão ao meu redor, adoro acordar!

Eu começo o meu dia... Faço meu cafezinho sagrado, amo tomar café. Em algumas ocasiões, vou dormir e fico muito feliz, porque eu penso que vou acordar e vou tomar café. (risos) Além disso, eu gosto de correr nas escadas da vila que moro, uma pirambeira. Quando não estou trabalhando, gosto de tomar sol na laje de casa, e banho de chuveiro, com pagode ou sertanejo bem alto.

No meu café da manhã... No meu café da manhã dos sonhos tem pão francês todo dia. Na vida real, eu alterno com tapioca ou ovo mexido. Amo o café da manhã, é a refeição que mais gosto! Como um mamão e depois de uma hora faço um sucão com tudo o que tem na geladeira.

Na minha cozinha tem... Eu amo cozinhar e cozinho todo dia. Gosto de comer fora também, mas ficamos impedidos por conta pandemia. Adoro fazer churrasco: faço um churrasquinho por semana. Gosto de legumes, sempre compro brócolis e aspargos e na minha geladeira sempre tem cogumelos diferentes, queijo minas e presunto cru que eu amo. E não pode faltar azeitona! Eu como de tudo, mas evito as frituras. Prefiro assar a comida, faço muitos assados. Os meus hábitos vêm de pequena, não mudei muito. Minha mãe cozinha muito bem, e em nossa casa comíamos muitas verduras e legumes e arroz e feijão um clássico brasileiro. Além disso, faço um frango com quiabo bem famoso.

PUBLICIDADE

No meu chuveiro tem... Banheira! Aquela banheira antiguinha, sabe? Então eu me esbaldo, toda semana tomo banho de banheira com óleo essencial, pétalas de rosas, galhos de alecrim ou uma lavanda. O que tiver, eu coloco na água. E no final, eu ponho um pouco do meu perfume para dar um diferencial. Levo uma taça de vinho, ponho minha caixa de música no banheiro, velas e fico por lá, por muito tempo na água bem quente, é um costume que amo.

Para cuidar do meu cabelo... Sou tranquila com isso. Eu gosto de volume, então não uso leave-in, nem creme para pentear. Às vezes eu só lavo com shampoo mesmo e nem desembaraço, fiz algumas experiências ao longo dos anos. O ritual que deixa meu cabelo mais definido, com cachos lindos e volume é o seguinte: eu lavo o cabelo primeiro com condicionador, desembaraço, em seguida, passo shampoo e aí lavo bem, depois passo condicionador de novo, deixo agir e me lavo. Após isso, enxáguo tudo e seco o cabelo aos poucos sem bagunçar, deixo ele secar no sol de preferência e penteio com um pente de plástico com dentes largos!

PUBLICIDADE

O melhor conselho que eu já recebi de alguém... É falar a verdade. Já menti para agradar, para ser aceita. E um dia, conversando com uma amiga mais velha, ela me disse: falar a verdade é dar uma opção para outra pessoa estar de fato ao seu lado, ou não. A verdade nos fortalece.

A minha rotina de beleza é... Não uso maquiagem na minha vida diária. Tenho costume de usar um óleo de orquídeas azuis, diria que esse é meu segredo de beleza, além de filtro solar no rosto.

"Olho no espelho e vejo uma mulher em constante transformação. Fico feliz de encontrar no meu reflexo a certeza de que estou mantendo foco, a alegria e a fé na vida e nos meus orixás", Ana Flávia Cavalcanti

Mas, quando eu estou inspirada... Quando estou inspirada, faço um olho marcado de preto ou marrom e uso blush. Batom vermelho também combina bem com esses momentos de maior motivação.

O meu perfume é... Gosto de vários e uso muitos. Agora, estou usando um perfume de água de laranjeira, é meio cítrico e gostosinho de passar.

Quando olho no espelho vejo... Olho no espelho e vejo uma mulher que está em constante transformação. Tem dias que me acho mais gata, em outros não vejo nada demais. O que mais gosto quando me vejo é de saber que mantive e mantenho foco, alegria e fé na vida e nos meus orixás.

Para me tornar confiante... Faço análise toda quarta-feira. Analisar os sentimentos, as ações, as paralisações, é uma oportunidade que muda a vida pra melhor. Tomo também muitos banhos de folhas e pratico candomblé que me traz toda a força que me guia nessa jornada.

No almoço... Amo comer acompanhada. Como tomo café da manhã tarde, meu almoço é meio tarde também. Como moro no rio e o calor aqui é intenso, no almoço prefiro uma alimentação leve. Faço uma salada, adoro cuscuz, e cabe uma sobremesa também.

A receita que eu mais amo... Filé à parmegiana mexe comigo. Mas o que é carregado de sentimento mesmo pra mim não é comida, é bebida: eu paro tudo para tomar um café com leite de tarde. Esse momento me leva para a minha infância e para todos os sons e cheiros dessa época, me acalma, é um quentinho no coração!

ana-flavia-cavalcanti-amor-de-mae-atriz-elle-beauty-chat Foto: Jorge Bispo

Meu jeito de me desligar do mundo... Não sou hiperconectada, não. Prefiro conversar, ler, ficar olhando pro nada, cozinhar. Eu gosto disso, de ficar em casa.

Meu produto de beleza indispensável... Máscara de abacate é bom e esfoliar o rosto com mel e café também. Além disso, compro uma garrafa grande de óleo de amêndoa ou de uva, coloco umas várias gotinhas de óleo essencial de erva-doce e besunto muito meu corpo com isso, diariamente. Eu tenho vários óleos essenciais e sinto o cheiro de cada um durante o dia, pingo umas gotas na palma da mão e cheiro. Ajuda muito a mudar o astral e traz uma emoção nova. Eu uso laranjeira, lavanda, capim limão, camomila, erva doce, melaleuca, dentre outros.

Sou/estou obcecada por... Li Amarelo e Marrom do Paulo Scott, essa é uma obra que recomendo muito.

Meu ritual noturno de beleza... Uso meu óleo de orquídeas azuis, tomo um copo d'água e deito cedo.

A última coisa que faço antes de dormir... Eu deito de bruços e durmo muito rápido!

Negra Li está gravando um novo disco! Em meio às composições, ela dá conta de cuidar de si e da família enquanto reflete sobre o impacto de sua música na sociedade. No Beauty Chat, a cantora e atriz revela o segredo para não perder o equilíbrio mesmo estando no olho do furacão.



No Beauty Chat, vamos falar sobre saúde, bem-estar, alimentação, rotinas de beleza, de relaxamento e muito mais com diversos personagens do universo ELLE. Para começar, a icônica atriz Taís Araújo!

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE