Beauty chat: Jeniffer Dias

A atriz e produtora acabou de passar pela transição capilar e conta tudo sobre o processo além de todos os seus outros segredos de beauté!


origin 4



Quando eu acordo… Preciso dormir oito horas por noite e acordar bem cedinho, por volta das 7 da manhã. Se consigo fazer isso, ganhei meu dia. O humor vai lá em cima! (risos) Produzo melhor pela manhã e, como boa geminiana, faço muitas e diferentes coisas. Meu sono recarrega as energias e é sagrado.

Eu começo o meu dia… Começo o meu dia tomando um copo d’água, lavando o rosto, depois medito e rezo. Logo em seguida, como alguma coisa e começo as tarefas. Exercícios, momentos criativos, estudos diários e parto para os trabalhos.

No meu café da manhã… Não podem faltar ovos! Meu café da manhã preferido no momento é ovinho mexido, mamão, suco de laranja e morangos. Vez ou outra eu mudo! Nunca fui de comer pão nesse horário. Troco o pão pelas frutas!

Na minha cozinha tem… Não pode faltar ovo, feijão, carne moída, frutas e legumes. Ok, e um chocolate de sobremesa! (risos) Sempre fui de comer bem e comer comida. Minha mãe nunca me deu mole com besteiras. Eu era atleta, fazia ginástica rítmica. Então realmente tinha que me alimentar bem para dar conta dos treinos pesados! O meu corpo carrega essa “memória atlética”. Meus hábitos alimentares vêm daí. Eu troco, sem pensar, um hambúrguer por um pratão de feijoada. Aliás, feijoada é minha especialidade. Modéstia à parte, quem já comeu minha feijoada, ama!

No meu chuveiro tem… Não pode faltar esponja de banho. Inclusive, quando viajo, a levo comigo. Já saí correndo do banheiro do hotel para ir à farmácia comprar esponja de banho. (risos) Se não uso a esponja é como se eu não tivesse tomado banho! É item essencial do meu ritual.

Para cuidar do meu cabelo… Acabei de passar pela transição capilar e ainda estou entendendo o que é legal ou não. Para ser sincera, ainda me encontro em fase de testes de produtos porque ainda não encontrei nenhuma linha que eu ame. O que eu tenho gostado de fazer é lavar, pentear com condicionador na hora do banho e deixar secar sem creme. Tá sendo incrível essa fase! É a primeira vez que cuido dele assim sem pressa e sem violência com meus fios e raiz.

Para arrumar o meu cabelo… Dizem por aí que os cabelos crespos e cacheados demoram mais a crescer, mas isso é mito! O que acontece é o fator encolhimento. Como esses cabelos têm mais curvatura, ele tende a parecer menor. Acho que, de todo o meu processo pós transição, não tem nada que eu ame mais do que finalizar o cabelo com a técnica “blowout”: uso o secador para driblar o fator encolhimento. Seco com a escova ou com o pente garfo para ajudar a esticar os fios, dando mais comprimento para o cabelo sem perder o volume. Fica bonito demais!

O melhor conselho que eu já recebi de alguém… Já recebi muitos conselhos valiosos, mas vou contar o que me veio agora. Eu tinha acabado de passar por uma experiência traumática na minha vida e fui para uma aula de teatro com uma professora que é muito importante para mim, a Dani Visco. Ela pediu para a gente escolher um livro e eu, de cara, escolhi um que a frase de capa me chamou muito a atenção. O livro se chamava Eu sou a porta (de Bhagwan Shree Rajneesh, 1975). Fui para casa e nunca li um livro tão rapidamente em toda a minha vida. Tinham tantas lições, mas a passagem que mais amo é: “Tudo que a gente vive é um grande acontecimento. Tudo é especial e único!” Era um chamado para eu viver o presente. Valorizar nossos momentos e nossa história é essencial. Viver como se estivesse escrevendo um livro, prestando atenção nos detalhes é a meta da minha vida.

“O teatro foi meu primeiro aliado no caminho da autoaceitação. Comecei a me ver diferente e a entender que a coisa mais linda dessa vida é viver sendo quem a gente é”, Jeniffer Dias

A minha rotina de beleza é… Tomar muita água e usar protetor solar é o segredo! Minha pele fica visivelmente mais bela quando está hidratada. Não tenho muitos segredos de skincare. Quando não estou comendo besteira – tipo chocolate e sorvete que eu amo – minha pele fica linda. Quando como besteira, a acne aparece muito rápido! Quando isso acontece, uso um secativo que adoro da Tulípia, chamado Citrogel. Não uso maquiagem diariamente. Deixo para usar no set, o que já é coisa à beça. Acho bonito o mais natural possível. Ah, e adoro fazer máscaras de hidratação! Por mim, usaria todos os dias.

Mas, quando eu estou inspirada… Adoro meus olhos e gosto de deixá-los em evidência. Então não pode faltar um bom rímel e delineador para fazer o desenho de gatinho!

O meu perfume é… Eu adoro a combinação: cheirinho de banho tomado/sabonete + hidratante corporal + perfume. Já mudei de perfume muitas vezes e agora estou apaixonada por um bem suave, quase uma água de cheiro, chamado Cajueiro, da Phebo. Nada muito forte. Em casa também uso cheirinhos suaves. Amo capim limão e lavanda.

Quando olho no espelho vejo… Quando olho no espelho vejo um mulherão da zorra! (risos) Levei tempo para ver isso. Muita terapia, meditação, arte, candomblé, para fazer as pazes comigo mesma. O teatro foi meu primeiro aliado no caminho da autoaceitação. Comecei a me ver diferente e a entender que a coisa mais linda dessa vida é viver sendo quem a gente é. Sendo verdadeiramente a gente. Porque somos únicos e a beleza está exatamente aí. A sociedade insiste em dizer que o bonito está no padrão… Ledo engano! Na sequência, veio a espiritualidade. Depois que entrei para o candomblé minha vida nunca mais foi a mesma. Melhorou 200%. Passei a me respeitar e me priorizar como nunca antes. Agradeço sempre aos meus orixás por isso. A gente está aqui pra evoluir. Sou uma mulher de 30 anos que tem muito a aprender.

Para me tornar confiante… Preciso dos meus momentos de autocuidado, leitura, terapia, rezas e meditações… Nada me deixa mais confiante e saudável! O autoconhecimento anda de mãos dadas com a confiança!

No almoço… Gosto de comer bem. Adoro arroz com feijão e não pode faltar uma salada, seja de legumes ou verduras. O que mais faço em casa é macarrão, porque acho prático e gostoso. Meu noivo, Yuri, também ama. Então, quando quero fazer um carinho em forma de comida, faço o meu macarrão com carne moída! Nós temos uma agenda bem corrida, mas quando estamos em casa, almoçamos juntos assistindo série. Amamos fazer isso!

A receita que eu mais amo… Sou louca por churrasco. Tudo para mim é motivo para fazer um churrascão. Mas a receita que mais me pedem e a que mais faço é a minha feijoada!

Meu jeito de me desligar do mundo… O que mais me desconecta do mundo é maratonar série, comendo uma pipoquinha com meu preto do lado! (risos)

Meu produto de beleza indispensável… Meu produto de beleza indispensável é protetor solar + tomar 2 litros de água por dia. Nada me deixa mais bela do que essa combinação! Recomendo!

Sou/estou obcecada por… Estou obcecada por bell hooks. No momento estou lendo o seu livro tudo sobre amor (2021) e estou aprendendo um monte. bell hooks (assim com letra minúscula mesmo, propositalmente, porque ela pretende dar enfoque a força da sua escrita e não à sua pessoa) fala de amor como ninguém. Não aquele amor de conto de fadas, mas amor real, que é mais verbo, ação, do que sentimento. Indico demais!

Meu ritual noturno de beleza… Limpo o rosto com água micelar e sabonete.

A última coisa que faço antes de dormir… Depois de agradecer pelo dia, faço uma respiração que aprendi em um curso maravilhoso chamado “Arte de viver”. Ajuda a desconectar e a entrar em estado de relaxamento profundo. Indico o curso!

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes