Como arrasar na maquiagem de Carnaval sem usar glitter?
Maquiadores e foliões profissionais dão dicas que vão elevar o seu make carnavalesco e deixá-lo mais sustentável!
Por muitos e muitos anos, Carnaval e glitter eram praticamente sinônimos. Afinal, brilho e cor tem tudo a ver com essa festa que nós brasileiros amamos. Mas com os debates sobre sustentabilidade aumentando e o alerta aceso sobre os perigos do microplástico no meio ambiente, grupo do qual o pózinho brilhoso faz parte, cada vez mais pessoas têm buscado alternativas para cair na folia com um make babado sem precisar recorrer a ele. Para facilitar a vida de quem está nessa missão e aguçar a criatividade de todos, pedimos para experts em maquiagem e Carnaval compartilharem suas dicas mais preciosas sobre o assunto.
Sombra metalizada
Não é porque abrimos a mão do glitter que vamos deixar de brilhar no Carnaval. Pelo contrário! Há muitas outras formas de seguir cintilando na festa. A dica da maquiadora Brigitte Calegari é se jogar nas sombras metalizadas. “Gosto muito de intensificar o brilho das versões em pó umedecendo o pincel com bruma fixadora líquida antes de passar no produto e aplicar na pálpebra”, compartilha. Mas se você busca praticidade, o melhor é apostar nas versões líquidas. “O brilho delas é infinitamente mais intenso”.
Adesivos holográficos
Para o stylist Antonio Schuback, que arrasa nas produções carnavalescas, o sucesso do glitter tem um motivo claro: “a gente quer andar no sol e refletir”. Por isso, ele destaca um acessório de maquiagem que surgiu nos últimos tempos que também tem essa capacidade: os adesivos com efeito metalizado, incluindo holográficos, prateados e dourados. “O que faço às vezes é pegar embalagem de presente mesmo, porque na parte de dentro elas são metalizadas e refletem muito a luz. Recorto do jeito que quero e colo no rosto com cola de cílios”, ensina, celebrando a reutilização de materiais. Também dá para comprar cartelas com delineados e outros formatos já recortados para aplicar.
Adesivos de delineado de strass
E sabe aquele drama enfeitar os olhos com strass colando pedrinha por pedrinha? Pode dar adeus. Nessa mesma toada dos metalizados, agora também é possível encontrar delineados lindíssimos de pedraria para simplesmente colar no rosto. “É excelente porque traz praticidade, principalmente para curte bloco de manhã e precisa acordar cedo para se arrumar”, indica Amanda Britto, designer que faz sucesso com as suas dicas de Carnaval no Instagram. O segredo é reforçar a fixação do produto com cola de cílios, porque a do adesivo costuma soltar com o calor. “Cuida direitinho dele para você poder retirar em casa para usar de novo depois”, sugere. E não se esqueça de caprichar no protetor solar antes para não ficar com marquinha.
Abuse das cores
Mas também dá para se destacar de outras formas. O conselho do maquiador Helder Rodrigues é abusar das cores. “Que tal pintar o rosto inteiro de colorido? Você pode ser uma flor, uma árvore, o universo, se encher de estrelas…”, propõe. Lembre-se: é Carnaval. Não há restrições quanto à maquiagem. A ordem é se divertir. “A pintura pode ter tanto um estilo mais infantil, como ser mais precisa, colorindo sobrancelhas ou enchendo a cara toda de bolinhas”. Só deixar a criatividade fluir!
Sombra colorida
Saindo da vibe temática, mas mantendo o impacto das cores, o olhão colorido é uma aposta que não tem erro. O articulador cultural Daniel Kalleb é daqueles que você tem a sensação que está em todas as festas ao mesmo tempo e o segredo para arrasar de dia e de noite no Carnaval é justamente esse. “Meu foco nessa época é sempre no olhar. E pode ter a ver ou não com o look”, comenta. “Adoro usar sombra líquida colorida e, às vezes, tonalizo a branca misturando com alguma compacta que eu gosto”. Invista em marcas que tenham alta durabilidade para o make durar bastante.
Máscara de cílios colorida
E por fim, mas não menos importante, estão os cílios coloridos. “Eles transformam qualquer look com uma proposta interessante, principalmente para quem não tem prática ou paciência para passar sombra ou delineador”, dá a letra a maquiadora Angélica Silva, que aconselha a procurar uma cor que se destaque no seu tom de pele nesses casos. Mas também está liberado usar máscaras de cílios de tons variados ao mesmo tempo ou então compondo as cores do resto da maquiagem. “Os efeitos são muitos, depende do que você quer.”
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes