Os cortes de cabelo que vão brilhar em 2023
Na seara dos cortes de cabelo femininos, estamos longe de nos despedir do shaggy hair, mas agora ele ganha a companhia do butterfly haircut. Mixie e blunt bob também se destacam.
Toda década fica marcada por alguns cortes de cabelo e, ao que tudo indica, o shaggy hair será sinônimo de anos 2020 no futuro. Com suas muitas camadas, franja cortininha e texturização intensa, ele conquistou de vez o público e, segundo especialistas, promete seguir no topo no próximo ano. Faz todo sentido, já que é democrático e se adapta aos mais diversos tipos de fios, trazendo personalidade com praticidade.
Porém, não faltam opções para quem quer se aventurar por outros visuais, veja a seguir:
Butterfly Haircut
@matildadjerf
O corte de cabelo que marcou época com musas como Cindy Crawford nos anos 1990 está de volta e promete ser o próximo hit. “Nos últimos meses, tenho recebido muitos pedidos daquele corte longo com bastante camadas na parte da frente e acompanhado de uma franja longa”, conta a cabeleireira Cássia dos Anjos, do Salão Cubo, que destaca que o estilo já viralizou lá fora. “Amo esse corte. Acho que dá um frame lindo para o rosto e fica incrível finalizado com uma escova de dentro para fora e raiz com muito volume”.
A cabeleireira Tati Britto também tem notado um interesse crescente nesse cabelo entre as clientes do Cab Tudo, onde atende. “É como se fosse um shaggy em toda a parte da frente, entregando muita leveza, mas atrás ele fica mais compacto e pesado”, explica. O nome Butterfly Haircut veio do TikTok, que reúne milhares de vídeos ensinando a estilizar ou até mesmo cortar os fios por conta própria para entrar na tendência.
Shaggy hair
Foto: @caiocosta.co
Ele segue firme e forte, ok? E mais, a aposta é de que ele vai se consolidando como um dos cortes de cabelo mais emblemáticos desse período.
“O grande favorito, queridinho de todas, é o shaggy hair”, afirma Tati, mostrando que o visual que estourou em 2020 segue para mais um ano de reinado. “Ele se encaixa em qualquer comprimento e textura de cabelo. Traz sensualidade, movimento e ainda explora mais a naturalidade dos fios”, comenta.
Cássia diz que de dez pessoas que atende no dia, pelo menos três saem nesse estilo. “As camadas dão modernidade e, até mesmo, praticidade, porque o bagunçado fica bonito. Saiu do banho, amassou o cabelo e, tcharam, está pronto”, avalia. O wolf cut, uma versão do shaggy com as laterais mais curtas, também se mantém.
Mixie
Foto: @cainhacatafesto
“Tem um corte que é atemporal: o pixie e suas mil e uma versões. Mais comprido, mais curto, raspado do lado, com franja longa, com franja curta…”, ressalta a cabeleireira do Cubo. Para a expert, o atrativo está na praticidade que o cabelo curto proporciona.
E entre tantas possibilidades, Caio Costa, diretor criativo do Fil Hair & Experience, aponta o mixie, que é a combinação entre pixie e mullet, como curtinho da vez. “Os cortes de cabelo desconstruídos seguem com força em 2023”, sublinha.
Blunt Bob
Foto: @c_d_anjos
E não são só as camadas e o volume que vão brilhar no próximo ano, há também o movimento inverno. “Se por um lado o maximalismo está ultraforte nesse mundo pós-apocalíptico da pandemia, por outro o minimalismo, com cortes de cabelo retos e camadas internas, estilo Vidal Sasson, também se destaca como alfaiataria do cabelo“, analisa Caio. Ênfase para o blunt bob, sugere Tati. “Ele vem mais retinho, numa altura entre o pescoço e o ombro, com uma pegada desfiada, que traz mais sofisticação”, comenta.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes