Unhas cromadas dão charme futurista às mãos do momento!
Difícil não se impactar pelo efeito metalizado que vem enfeitando as unhas de celebridades como Dua Lipa e Lizzo. Tendência deve vir ainda mais forte em 2023.
O futuro é aqui e agora. É essa a sensação que temos ao ver pipocar por aí as unhas cromadas. A nail art que conquistou celebridades como Dua Lipa, Kylie Jenner, Lizzo e Zendaya no último ano tem tudo para dominar 2023.
“A procura por esse efeito aumentou muito nos últimos tempos, tanto em cores únicas, como misturando dois ou três tons, incluindo o furta-cor. É o hype!“, conta a nail artist Kariny Soares, que atende no salão Cab Tudo, em São Paulo.
Foto: @dualipa
O sucesso do brilho metalizado nas unhas é reflexo de uma valorização dessa pegada high-tech na moda como um todo. “O interesse por tons e texturas que remetem a uma vida mais moderna tem a ver com o que chamamos de meta-imaginação, que é esse híbrido entre fantasia e mundo real que está sendo acelerado pelo metaverso“, analisa Natália Vargas, especialista do birô de tendências WGSN.
“O cromado e o furta-cor ganham força por explorar o fascínio do consumidor pela estética digital. Eles refletem desde o desejo por elementos irreais até um ideal de futuro ainda mais digitalizado”, completa. Segundo a expert, esse movimento deve ganhar ainda mais força no próximo inverno, com potencial para ser um dos destaques da temporada – das roupas aos detalhes de beleza, como as unhas.
Como fazer as unhas cromadas?
Mas se o efeito metalizado se popularizou nas roupas em 1920, com as melindrosas, e no final dos anos 1960, que teve forte apelo futurista, graças ao tecido lamê, nas unhas essa possibilidade é bem mais recente.
O acabamento cromado é tão inusitado que gera um misto de encantamento com estranhamento em quem observa. “Que esmalte é esse?”, a maioria se indaga assim que bate os olhos na ponta dos dedos espelhada.
Foto: @lizzobeeating
Pois a técnica é tão inovadora quanto aparenta. Trata-se de um pó que é aplicado por cima do esmalte em gel – não funciona no tradicional – com a ajuda de uma esponjinha. Ele existe há cerca de uma década, mas no Brasil só é encontrado em lojas que importam o produto.
Kariny conta que gosta de passar esmalte preto como fundo nas unhas, porque ajuda a intensificar o efeito. Depois, com o pó cromado, as possibilidades são infinitas, passando pelo prateado e dourado, e incluindo uma diversidade de furta-cores.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes