Horóscopo de dezembro: as previsões completas para cada signo

Dezembro de 2023: tudo pode acontecer na temporada de Sagitário.


Horóscopo do mês de dezembro de 2023



Vibes de fim de ano: um pouco de correria, um pouco de comemoração e um pouquinho de meditação. A temporada de Sagitário quer tudo e mais um pouco.

Abrimos o último mês do ano em plena temporada de Sagitário, signo representado por um animal mitológico híbrido, meio humano, meio cavalo. Esse hibridismo tem tudo a ver com a energia desse signo, que mistura um bom tanto de reflexão e busca por ampliar sua consciência com uma boa dose de festa, junção e alegrias. Sagitário é o signo mais exagerado e maravilhado do zodíaco. Esse signo nos aconselha a botar fé na vida e manter a energia lá no alto.

No percurso do mês até chegar na virada do ano, teremos algumas movimentações astrológicas: Vênus transitando em Escorpião, Lua nova em sagitário e Mercúrio retrógrado em Capricórnio/Sagitário. A Vênus em Escorpião já dá o tom de que tudo pode ser diferente do que estamos acostumados, e isso não precisa ser uma coisa ruim. A retrogradação de Mercúrio espelha aquele momento do ano em que a gente faz um balanço geral, reorganiza as ideias e também as prioridades. Mercúrio já retoma o movimento direto em 2 de janeiro.

E sobre a lunação de Sagitário, vale a pena falar sobre a Lua nova que acontece em 12/12: esse ciclo lunar indica um período para se preparar para a expansão, trabalhando em prol do que acreditamos, com muita doação e pensando em interesses gerais, não apenas no nosso bem estar individual. No fim, estamos todos juntos. Tudo existe no coletivo. Existe uma força de união, amor e também responsabilidade afetiva e concreta.

Finalmente, no dia 22/12, teremos o solstício de Capricórnio, abrindo uma nova estação e uma nova fase astrológica. Se Sagitário expande, Capricórnio organiza. Se Sagitário sonha, Capricórnio realiza. É preciso ter a força da expansão e da concentração em equilíbrio. De um lado, a suavidade estabilizadora de Júpiter em Touro. De outro, a sensibilidade mutável de Saturno em Peixes.

E, para encerrar o ano com chave de choro, uma Lua cheia em Câncer em 26/12 traz as vibes dessa fase final. Teremos um trígono de Água (Lua em Câncer, Vênus em Escorpião, Saturno em Peixes) que antecede o trígono de Terra da virada (Lua em Virgem, Sol em Capricórnio, Júpiter em Touro). Água e Terra se complementam numa mistura de delicadeza com realismo, magia e reflexão. A gente se inspira para realizar. A gente sonha para dar forma no mundo acordado. No fim das contas, tudo é uma coisa só. Que venha o ano novo!

Calendário astrológico:

1/12 – Mercúrio ingressa em Capricórnio

4/12 – Vênus ingressa em Escorpião

12/12 – Lua nova em Sagitário

13/12 – Mercúrio inicia retrogradação

22/12 – Sol ingressa em Capricórnio 

23/12 – Mercúrio retrô volta para Sagitário

26/12 – Lua cheia em Câncer hihi

27/12 – Mercúrio retrô conjunção Marte em Sagitário

29/12 – Vênus ingressa em Sagitário

30/12 – Júpiter retoma o movimento direto em Touro

31/12 – Virada com Lua em Virgem, Sol em Capricórnio, Júpiter em Touro, vibes de Terra

2/1/24 – Mercúrio retoma o movimento direto!!

A seguir, a leitura para cada signo. Pode ler signo solar e ascendente, se quiser.

 

HORÓSCOPO DE ÁRIES

 

Horoscopo do mes signo de aries

Vibes de fim de ano, exaustão, chega de tudo, cansaço total. A temporada de Escorpião fez um novembro intenso, transformador, profundo. Agora, o Sol transita em Sagitário e os horizontes se ampliam. Boa hora para dar um respiro, tomar distância, abrir a mente… A chave desse momento é colocar tudo em perspectiva. A temporada de Sagitário ativa sua consciência. Se liga! Acorda! Existem chamados que precisam ser ouvidos.

A temporada de Escorpião mexeu com assuntos do coração. Decisões foram tomadas, será? Talvez… O certo é que agora a temporada de Sagitário pede convicção. O que te traz estabilidade, força, segurança, autoconfiança? Essa é a busca da vez. Com Júpiter transitando em Touro, segurança (principalmente material) é um tópico importante. É preciso sustentar as escolhas e a própria liberdade.

Leia também:
Tudo sobre o signo de Áries

O desafio desse período é respirar fundo, segurar as pontas e saber que tem coisas que só o tempo cura. Não adianta apressar. A partir do dia 13/12, teremos Mercúrio retrógrado trazendo aquele lembrete de que é tudo sobre processos, círculos, idas e vindas. As coisas podem ficar enroladas, faz parte. Um chove não molha que talvez só seja resolvido em janeiro, se deus quiser. Vamos com calma…

No dia 22/12, o solstício de Capricórnio abre uma nova estação que tem tudo a ver com desejo, ambição, força de vontade. Determinação é uma palavra-chave. Talvez você esteja meio de saco cheio ou simplesmente com cansaço de tanta determinação. Tem vezes que a gente não quer saber de resiliência, a gente só quer deitar e esperar que tudo se resolva. Mas o Sol em Capricórnio chama por atitude. Acorda pra vida, meu amor!

E, no amor, a Vênus em Escorpião quer transformação, quer colocar o dedo na ferida, quer entender o que ficou subentendido, o que passou dos limites, o que precisa ser reorganizado… Abrimos o mês em plena temporada de Sagitário, signo da liberdade. Esse pode ser um bom momento para entender o que tá amarrado, o que tá pesando, o que tá prendendo. É preciso olhar para as sombras e se observar, pois a liberdade que você precisa vem de dentro.

O que mais você precisa saber: Mercúrio inicia sua retrogradação em 13/12 no signo de Capricórnio. Seguindo no contrafluxo, Mercúrio retrógrado volta para Sagitário em 23/12. Mercúrio só vai retomar o movimento direto em 2 de janeiro. Mas nem só de retrogradações se faz a virada. No dia 30/12, Júpiter retoma seu movimento direto no signo de Touro. Esse é um trânsito maravilhoso para amor, prazer e tudo o que é gostoso na vida. Aproveite para dar um glowzinho na sua energia de gostosa. Beije umas bocas, saia para dançar, sei lá, faça algo gostoso. Esse é o seu ritual de fim de ano.

 

HORÓSCOPO DE TOURO

 

Horoscopo do mes Signo de Touro

Novembro foi intenso! Transformações profundas ainda estão reverberando… Com Sol e Marte transitando em Escorpião durante o mês passado, a busca foi por força e, ao mesmo tempo, abertura ao desconhecido. Coragem. Se você encarou, agora pode estar se sentindo mais leve. Sensação de alívio e de confiança. Mesmo com medo, dá pra encarar o que vier.

Agora abrimos o mês de dezembro em plena temporada de Sagitário, o signo do movimento, da doiderinha e das paixões. Isso tudo pode trazer uma inquietação para quem ama vibes mais tranquilas. Transformações ainda estão sendo movimentadas e nem tudo pede licença ou depende da sua vontade. O desafio é buscar ativamente essas mudanças. Algo precisa mudar, algo já está mudando, talvez você só precise aceitar.

Leia também:
Tudo sobre o signo de Touro

Com Mercúrio e Júpiter retrógrados, as próximas semanas favorecem reavaliações e muita ponderação antes de qualquer atitude apressada. Às vezes, o melhor a fazer é não fazer nada. Solta. Confia. Tente entender o que realmente está em jogo. Se precisar busque conselhos, terapia, tarô… Tá valendo de um tudo. Deixe a famosa teimosia taurina de lado e escute o que vem de fora. Vênus, seu planeta regente, estará transitando em Escorpião, seu signo oposto, a partir de 4/12. Essa Vênus quer união, conversas boas, cumplicidade, poder confiar e se abrir. Mas tudo com jeitinho, no tempo que precisa ser.

Esse é um período para buscar consciência e entendimento. Você precisa reorganizar certas visões e entender as coisas com perspectiva. Ajuda que Júpiter esteja transitando no seu signo e retome o movimento direto um dia antes da virada, no dia 30/12. A retrogradação de Júpiter fala de reflexão, ponderação e reorganização de valores e prioridades. Isso tudo é muuuito importante, não subestime. Além disso, o solstício de Capricórnio fortalece sua capacidade de compreensão e sua visão de longo alcance. A temporada de Capricórnio começa em 22/12 e se estende até janeiro, abrindo um novo ano e também novas ideias.

O que mais você precisa saber: Mercúrio transita retrógrado a partir de 13/12 no signo de Capricórnio. Em 23/12, volta ainda retrógrado para Sagitário, onde transita retrógrado até 2 de janeiro. Teremos uma virada com Mercúrio retrógrado, mas isso não é nada raro. Mais do que Mercúrio retrógrado, é preciso acompanhar Júpiter, que passa o mês todo retrógrado, mas retoma seu movimento direto no fim do mês, em 30/12. Esse Júpiter está transitando no seu signo e vem como um desejo de liberdade, crescimento, experimentação e muito autoconhecimento. Em 2024, Júpiterzão no signo das tauras começa a mostrar a que veio. Que venha também a prosperidade!

 

HORÓSCOPO DE GÊMEOS

 

Horoscopo do mes Signo de Gemeos

Novembro foi um mês intenso, transformador e muito conectado com as forças do inconsciente. Sol e Marte fizeram uma conjunção muito especial em Escorpião, ativando para você uma casa astrológica que tem tudo a ver com esforço, iniciativa, trabalho, serviço, responsas, senso de dever… Tudo isso pode ter desgastado as suas energias mas também pode ter revelado uma força que você desconhecia. Mudanças profundas, que vão na raiz dos problemas, ainda estão reverberando. Você precisa curar seu lado guerreiro.

Leia também:
Tudo sobre o signo de Gêmeos

Em dezembro, teremos mais um aspecto envolvendo Marte, mas dessa vez será em Sagitário, seu signo oposto, o que indica uma atenção especial às relações, parcerias e cumplicidades. A união faz a força e por isso é preciso ter jogo de cintura e flexibilidade para lidar com o imprevisto que vem de fora, que vem do outro. O desafio astrológico do mês é a retrogradação de Mercúrio que começa no dia 13/12 no signo de Capricórnio e volta para Sagitário em 23/12 (Mercúrio retoma seu movimento direto em 2/1/24). Assuntos pendentes, mal entendidos, ruídos na comunicação: esse é um momento para reconhecer equívocos e falhas nas conversas e lidar com tudo isso.

Esse é um mês que começa em plena temporada sagitariana, seu signo oposto, indicando um foco maior no que se refere a outras pessoas. Amor, compromissos, acordos, vida social, validação social, reputação, pertencimento… Assuntos que podem ser delicados e exigem tato e sensibilidade. Tem coisas que não dependem apenas da nossa vontade ou ponto de vista. Saber andar para frente mesmo com reveses e obstáculos é a missão desse período.

A retrogradação de Mercúrio mexe com você, pois Mercúrio é o planeta regente de Gêmeos. Mas dessa vez a retrogradação acontecerá no seu signo oposto, o que pode indicar conflitos, atrasos e dificuldades que vêm de fora. A união faz a força, mas a união também pode atrapalhar. Amor e relacionamentos são tópicos deste mês. Talvez você sinta que precisa se libertar de certas confusões para seguir seu caminho como sente que precisa fazer.

Não deixe que o caos dos outros contamine sua autopercepção. Foque no que é seu! Relações são boas quando vêm para somar e trazer mais movimento. Tenha cuidado para não entrar na estagnação alheia. Tem certas coisas que a gente não pode resolver pelos outros e os outros não podem resolver por nós. Tente entender o que é isso na sua vida agora, mas não pense demais. Apenas vá atrás do que é seu.

O que mais você precisa saber: novembro encerrou com uma Lua cheia em Gêmeos, concluindo uma fase importante para você, trazendo entendimentos e fechamentos. Agora que você se ligou, é hora de se movimentar em direção a novidades. Em 12/12, teremos uma Lua nova em Sagitário focada nas relações. Essa lunação traz um ritmo mais reflexivo e não muito pragmático. Mas nem tudo que acontece na astrologia nos diz respeito. Essa Lua nova em Sagitário não é sobre você, e isso não é algo ruim. É um lembrete para você saber que não precisa abraçar tudo, entender tudo, acolher tudo ou ter uma solução para todo mundo… Com Saturno transitando em Peixes, faz bem definir limites e contornos para nossa sensibilidade. É questão de se centrar e se estabilizar, sem ficar à mercê das oscilações e doiderinhas do mundo lá fora.

 

HORÓSCOPO DE CÂNCER

 

Horoscopo do mes de Signo de Cancer

Novembro trouxe um astral de libertação, com possíveis revelações e até livramentos. A temporada de Escorpião foi fortíssima e pode ter mexido com seu coração. Agora, dezembro começa em plena temporada sagitariana e traz vibes de generosidade, trabalho e doação. Sagitário desperta um lado mais idealista e traz motivação para assumir responsas, trabalhar e correr atrás do que for preciso. A treta é que nem sempre as coisas dependem apenas da nossa boa vontade.

Esse é um mês que começa na temporada de Sagitário e termina na temporada de Capricórnio. Do ponto de vista de Câncer, ambos os signos falam de relacionamento, doação e atos de serviço. Sagitário pela via da generosidade e Capricórnio pela via da responsabilidade. O ponto é que o astral desse período foca muito nas relações e nas pessoas que atravessam sua vida. É preciso observar se a vontade de ajudar e de resolver problemas realmente cabe a você. Tem coisas que estão além dos nossos esforços.

Leia também:
Tudo sobre o signo de Câncer

Este mês, teremos Mercúrio retrógrado que começa no signo de Capricórnio em 13/12 e depois volta para a Sagitário. Esse movimento de andar para trás fala de promessas, acordos e combinados que precisam ser cumpridos, mas que talvez possam passar por algum tipo de renegociação. A questão é saber se você realmente pode dar conta do que promete e se vale a pena criar expectativas com promessas alheias. Até que ponto você pode ir e até que ponto você pode se deixar levar? Mercúrio retoma o movimento direto em 2 de janeiro.

O desafio de dezembro é dar conta de tudo e ainda mais um pouco. A seu favor, Vênus em Escorpião vai botar fé nas intensidades, nos amores, nas paixões e nas amizades. Aproveite esse período para estar perto de quem te faz bem, valorizando as amizades sinceras e mais profundas. Quando falo de amizade, é amizade mesmo, daquelas que sabem muito sobre a gente, que têm história, que trazem segurança e aceitação. Nem sempre a gente concorda ou se entende, mas o afeto é maior e o que mais importa.

O que mais você precisa saber: este mês teremos Lua cheia em Câncer, em 26/12. Nem preciso dizer o quanto de sensibilidade essa Lua movimenta. Tem tudo a ver com você, seus sentimentos, sua postura. Será uma Lua para você se sentir pertencente, no comando, talvez recebendo pessoas, cuidando dos outros e cuidando também de si. Pertinho da virada do ano, Júpiter retoma o movimento direto, indicando que 2024 é um ano para usufruir das coisas boas que os movimentos desse ano iniciaram. Pé no chão, mas mirando no alto, vem ano novoooo!!!!!

HORÓSCOPO DE LEÃO

 

Horoscopo do mes de Signo de Leao

Novembro veio com um astral intenso. Mudanças (nem sempre desejadas ou planejadas), crises, ansiedades… Sol e Marte coladinhos em Escorpião mostraram o que não mais se sustentava e indicaram caminhos para uma mudança de atitude. Agora estamos num momento pós-transformação e dezembro vem cheio de energia para dar conta do recado. O mês começa em plena temporada de Sagitário, movimentando as forças do coração, dos desejos e de tudo o que você sente que precisa, de forma visceral e intensa. Se você não está vivendo esse momento intensamente, talvez seja hora de acordar e deixar a onda bater.

Leia também:
Tudo sobre o signo de Leão

O desafio é lidar com o processo de tomar decisões e fazer escolhas. Com Júpiter retrógrado movimentando sua casa astrológica de caminhos para o futuro, realizações e trabalho, esse pode estar sendo um momento para reavaliar desejos, escolhas, prioridades e tudo o que você valoriza. O que realmente faz sentido neste momento? De maio para cá, algo mudou? Existe algo que você queira retomar ou ressignificar de alguma forma? O último mês de 2023 vem para trazer clareza sobre o que você deseja. Júpiter retoma o movimento direto em 30/12, o que indica que em 2024 os caminhos estarão abertos para quem souber reconhecer e dar vazão aos próprios desejos.

No dia 22/12, teremos o solstício de Capricórnio iniciando uma nova estação. O foco é no trabalho, no serviço e nas responsas que lhe cabem. Mas, no meio disso, a retrogradação de Mercúrio (que já começa no dia 13/12) pode trazer maior dispersão e dificuldade de focar no que é prioridade. É importante manter sua atenção para o que realmente importa. Valorizar o próprio tempo é fundamental. Mesmo com Mercúrio retrógrado, as coisas podem se desenrolar e tudo fluir na vida que segue pra frente. Imprevistos fazem parte, é preciso contar com o aleatório e o acaso sabendo que nada é por acaso. No astral desse período, faz muita diferença colocar intenção e saber direcionar a sua atenção para suas reais prioridades.

Fortalecendo a vibe desejante desse período, teremos Vênus transitando em Escorpião a partir de 4/12. Esse trânsito traz caminhos inusitados para sua vida pessoal e influencia nas escolhas profissionais e de tudo o que vai para além do seu mundinho particular. O que você tem a compartilhar com o mundo? O que é importante para você? Vênus faz uma oposição com Júpiter e traz à tona um processo de crescimento em relação a ideias, convicções, valores e recursos que estão à sua disposição e podem melhorar seu futuro.

O que mais você precisa saber: a temporada de Sagitário traz animação, vontade de celebrar e simplesmente viver bons momentos. Vamos nos permitir, diz o Sol em Sagitário. Mas Saturno está transitando em Peixes e pede pra gente se limitar, pelo menos um pouquinho. Mas pode ser aquele tipo de limite que é bom, sabe? Aqueles limites que organizam, traçam contornos e nos trazem segurança. Existe um equilíbrio entre organização e fluidez, disciplina e liberdade. Há quem diga que disciplina é liberdade… De qualquer forma, a busca é por equilíbrio, estrutura e mais leveza. Você precisa de movimento. Que venha 2024, vamos voar!

 

HORÓSCOPO DE VIRGEM

 

Horoscopo do mes Signo de Virgem

Novembro veio com uma energia transformadora. Teve tudo a ver com atitude, coragem em encarar os próprios medos e bloqueios e força de superação. Agora, dezembro começa em plena temporada de Sagitário, um signo que traz vibes de movimento, inquietação e (re)descobertas. Do ponto de vista de Virgem, novembro foi um mês para vencer obstáculos e dezembro será um mês para buscar plenitude, contentamento e realização. A vida pode ser boa! Vamos aceitar as vibes de otimismo carinhoso que Sagitário traz.

Leia também:
Tudo sobre o signo de Virgem

O desafio é lidar com as oscilações desse período extremamente mutável. A temporada de Sagitário ativa uma quadratura com Saturno em Peixes, o que exige muito jogo de cintura, centramento, foco e concentração. É fácil de distrair mas talvez não seja a melhor hora para desperdiçar tempo e boas oportunidades. Esse é um momento para você focar no que é mais importante para seu crescimento intelectual, espiritual e afetivo. Esse é o ponto de partida, o resto é consequência.

Com Mercúrio transitando em movimento retrógrado a partir de 13/12, as ideias tendem a ficar um tanto confusas e os planos mais dispersos. Sua casa pode estar movimentada, sua família pede atenção, sua vida pessoal quer mais presença. Isso não é algo ruim. Mas ao mesmo tempo que existe essa movimentação, existem também responsabilidades que precisam ser cumpridas. Essas responsabilidades são também afetivas.

No dia 22/12, teremos o solstício de Capricórnio iniciando uma nova estação e trazendo mais atenção para tudo o que vem do coração, amores, amizades, projetos queridos e processos criativos. Envolvimento é uma palavra-chave. “Com quem” pode ser mais importante do que “o quê”. No dia 26/12, a Lua cheia em Câncer traz força para honrar o passado e construir o futuro. No dia 30/12, Júpiter retoma o movimento direto, iniciando uma temporada mais assertiva, aberta e movimentada para viagens, estudos e abertura de novos horizontes. Tudo o que você precisa é confiar em si e confiar na vida.

O que mais você precisa saber: a Lua estará transitando em Virgem na noite da virada. Com a Lua transitando no seu signo, a sensibilidade aumenta e a necessidade de intimidade, carinho e conexão surge com mais intensidade. É importante se sentir à vontade, deixando as coisas acontecerem de forma sutil e suave. Evite noias de controle e planejamento muito rígido. Mercúrio ainda vai estar retrógrado (só retoma o movimento direto em 2 de janeiro), o que traz uma pitadinha de imprevisibilidade, que pode até ser divertida. É importante se deixar levar dentro de limites estabelecidos. Teremos um trígono de Terra no céu da virada, com Sol em Capricórnio, Lua em Virgem e Júpiter em Touro. Terra significa pé no chão e sensatez, mas também tudo que é sensorial e prazeroso. Essas são as vibes da virada de ano.

 

HORÓSCOPO DE LIBRA

 

Horoscopo do mes Signo de Libra

Novembro trouxe uma energia carregada, densa e intensa. Dos pesos nossos de cada dia, tudo aquilo que a gente precisa fazer, mesmo quando não está tão a fim, chamou a atenção. Questão de sobrevivência, estratégia e também ambição. A temporada de Escorpião trouxe um trabalho de sombras e pode ter revelado ilusões e limitações. Agora, dezembro começa em plena temporada sagitariana, num astral mais leve e até mais divertido.

Do ponto de vista de Libra, Sagitário traz movimento, conversas, aprendizados, trocas e uma vida social mais interessante. Esse pode ser um bom momento para sair, fazer viagens breves e passeios que tragam algo mais colorido para seu dia a dia.

Leia também:
Tudo sobre o signo de Libra

O desafio desse mês é quebrar expectativas e reconhecer o que precisa ser feito diferente, o que não deu certo e o que já não se sustenta mais. Com Vênus transitando em Escorpião, é preciso pensar diferente e ter ousadia para tomar atitudes mais radicais. O astral do mês favorece a ousadia, mas uma ousadia bem pensada, inteligente e bem articulada. Ainda assim, nem tudo estará no seu controle. Este mês tem uma vibe caótica, que pode tanto revelar oportunidades como desmontar planos.

Com Mercúrio transitando retrógrado a partir de 13/12, algumas coisas podem se enrolar mais do que o esperado. Mercúrio inicia sua retrogradação no signo de Capricórnio, o que remexe no seu passado, memórias e questões mais íntimas e familiares. Seguindo na retrogradação, Mercúrio retorna ao signo de Sagitário em 23/12, o que pode indicar um Natal para pisar fofo e ter um cuidado extra em discussões e conversas. Em quadratura, teremos Saturno em Peixes nos lembrando das nossas limitações, que também existem nos outros. No final, é preciso entender que as outras pessoas também podem estar vivendo suas próprias confusões. Mercúrio retoma seu movimento direto em 2 de janeiro. Até lá, vale a pena ir com calma.

No dia 22/12, teremos o solstício de Capricórnio iniciando uma nova estação e renovando sua relação com coisas muito íntimas suas. As vibes se tornam mais introspectivas, talvez mais sérias, ou simplesmente mais reservadas. Talvez você se sinta melhor em ambientes com privacidade, na companhia de pessoas que você confia e já conhece. No dia 26/12, teremos uma Lua cheia em Câncer, o que combina com o fim do ano, encerramento de ciclos, consciência das próprias necessidades e vontade de cuidar, proteger e acolher.

O que mais você precisa saber: na noite de virada do ano, teremos uma astrologia bem Terra pé no chão e bom senso bombando no céu. Com p Sol transitando em Capricórnio, Lua em Virgem e Júpiter em Touro, o astral tem uma energia de realização, trabalho focado nos processos e nos detalhes e também conexão com tudo o que é mais prático e efetivo. Entraremos em 2024 com vontade de fazer e acontecer, sem blá blá blá, focando na ação.

 

HORÓSCOPO DE ESCORPIÃO

 

Horoscopo do mes Signo de Escorpiao

Novembro trouxe uma temporada de Escorpião superintensa e transformadora. Foi um bom momento para desmontar bloqueios e mudar de atitude. Tivemos uma conjunção importante e chiquérrima de Sol e Marte no seu signo, e isso tem tudo a ver com coragem, ousadia e poder de transformação. Agora, dezembro começa em plena temporada sagitariana, mas sem deixar de lado um gostinho escorpiano. É que Vênus estará transitando no seu signo a partir de 4/12. Esse trânsito traz um movimento mais suave para sua vida, uma maior autoconfiança, uma maior autoestima. No fim das contas, acreditar no nosso poder de ação e transformação faz toda diferença. Dezembro é um mês para confiar no seu potencial.

Leia também:
Tudo sobre o signo de Escorpião

O desafio desse período é conciliar suas necessidades pessoais com as demandas do mundo lá fora. Você ainda está trocando de pele, está sensível, precisa ir com calma, mas as coisas podem estar acontecendo rápido demais. Nem sempre o tempo do mundo está alinhado com nosso tempo pessoal. Às vezes é preciso se liberar dessa pressão de estar em sintonia e ficar em paz também com os descompassos.

Falando em descompassos, teremos Mercúrio transitando em movimento retrógrado de 13/12 a 2/1/24. Esse período de retrogradação tende a ser caótico mesmo, principalmente em relação a coisas mais práticas do dia a dia e tudo o que envolve trabalho, grana e materialidade. Por isso, é importante desapegar de algumas coisas e, ao mesmo tempo, manter um pezinho no chão em relação a certas responsas e desejos. O equilíbrio também existe no meio do caos.

Com Saturno transitando em Peixes, seu maior compromisso é com o que você acredita e com aqueles em quem você acredita. O amor tem força de realização, mas é preciso estar junto, estar presente, se envolver. Não adianta querer se proteger do mundo se escondendo dentro de uma bolha. Talvez até traga algum conforto e isso é muito bom e merece ser usufruído. Mas o conforto não é a melhor motivação para crescer e se desenvolver. Crescer dói. Se abrir para o mundo, abrir o coração também pode doer. Mas, às vezes, precisamos quebrar o coração para abri-lo. É preciso quebrar nossas defesas, bloqueios e resistências.

O que mais você precisa saber: no dia 22/12, teremos o solstício de Capricórnio iniciando uma nova estação e trazendo toda uma vibe de movimento, versatilidade, inteligência para adaptação e força para superar qualquer dificuldade. No dia 26/12, uma Lua cheia em Câncer traz a sensibilidade que você precisa para abrir sua mente e se conectar com a sua intuição. O ano termina com Júpiter, que está transitando em Touro, retomando o movimento direto. 2024 tem tudo para ser um ano repleto de conquistas, principalmente para quem sabe se manter na serenidade e conhece o poder da paciência. No amor, esses trânsitos são intensos e falam de reconciliação, reencontros, retomadas e tudo o que envolve algum tipo de renovação. Vamos começar 2024 com coração aberto para o que vier. Liberdadeeeeeeeee

 

HORÓSCOPO DE SAGITÁRIO

 

Horoscopo do mes Signo de Sagitario

Chegamoooooos na temporada mais foguentinha, cavalona, só alegria maravilhosa e maravilhadaaaaa! Vamos lá Sagitariooooo, quero ver empolgação, renovação, brilho e muito fogooo!!!! Tá liberado viver, vamos viver!!! Dezembro começa assim, astral lá no alto, mesmo com problemas e dificuldades, a energia contagiante do fogo astral de Sagitário tem força nos momentos suaves e nos momentos de abalo. Agora é sua hora de abalar!! Depois de um novembro intenso, você está entrando num novo momento, uma nova fase. Agora as coisas começam a ser diferentes… Tá batendo aí?

Leia também:
Tudo sobre o signo de Sagitário

Das mudanças dessa nova fase, podemos esperar também desafios e tretas. Faz parte. Imprevistos, planos que se desmontam, delírios que não se sustentam. Não dá pra ter medo de errar. Na verdade, tem que saber errar, saber cair e levantar de novo. Com seu planeta regente transitando em movimento retrógrado, esse pode ser um bom momento para reavaliações, identificando o que pode ser feito de um jeito diferente. A famosa autocrítica na medida certa, aquela que traz consciência e organiza o caos. Júpiter retoma o movimento direto um dia antes da virada, em 30/12, o que indica que 2024 promete vir com vibes mais resolutivas e construtivas logo nos primeiros meses. O foco é em resolver problemas, encontrar soluções, ajudar e receber ajuda. Tudo de bom!

A treta é querer mudar tudo da noite para o dia. Isso não existe, não dá para atropelar processos, não dá para se atropelar. Ainda mais na correria do fim do ano que conta com a camada extra de caos que Mercúrio retrógrado traz. Com Mercúrio retrógrado transitando no seu signo (de 23/12 a 2/1), uma vibe reflexiva pode surgir, o que pode ser bom, já que Mercúrio em Sagitário também traz uma dificuldade para focar e mil distrações para sonhar acordado. As vibes não são muito práticas. Na verdade, combinam muito com férias, folga e recesso. As coisas podem ser enroladas, mas nem por isso menos divertidas. Sagitário pode perder a dignidade mas não perde a oportunidade de rir da própria desgraça.

Com Mercúrio voltando ao seu signo, sua impulsividade para falar as belíssimas pérolas sagitarianas estará no grau, mami. Habla y Habla. Também no seu signo estará transitando Marte. Essa conjunção de Marte e Mercúrio traz agilidade, mas também traz uma pitada de agressividade. Vale respirar 3 (mil) vezes profundamente antes de pular para conclusões precipitadas ou se colocar em situações furadas. Dezembro pede uma oscilação necessária, um caminho do meio: um tanto de movimento, mudança de atitude, iniciativa, tesão e um tanto de reflexão, meditação e descanso. Perto da virada, no dia 30/12, o astral também vai virando. Seu planeta regente, Júpiter, retoma o movimento direto, e Vênus, o planeta do amor e da beleza, ingressa no seu signo. Bem-estar, harmonia e suavidade, é disso que você precisa. Foco no que te faz bem, se preparando para abrir um novo ano, geral e pessoal. Feliz anooooo!!!

O que mais você precisa saber: no dia 22/12, teremos o solstício de Capricórnio iniciando uma nova estação. A temporada de Capricórnio movimenta um lado mais pragmático, voltado às suas necessidades na busca por maior estabilidade, organização e pé no chão. Esse é um momento para fortalecer suas fundações e tudo aquilo que te sustenta, seja materialmente, no trabalho, seja emocionalmente, na vida pessoal e na relação que você nutre com seu passado, sua trajetória e tudo o que te trouxe até aqui. Criar o futuro tem tudo a ver com a relação que temos com nosso passado. Essa virada mira no futuro sem se esquecer de onde veio.

 

HORÓSCOPO DE CAPRICÓRNIO

 

Horoscopo do mes Signo de Capricornio

Devagar e sempre está sendo o lema de Capricórnio nesses últimos tempos. Novembro trouxe momentos de cura e também transformação em relação a como você enxerga seu futuro e se permite usufruir, desde o presente, das coisas boas que já existem na sua vida. Agora, dezembro começa em plena temporada sagitariana, aquela que antecede o ingresso do Sol no seu signo. Significa que esse pode ser um momento de um necessário resguardo, talvez uma introspecção e uma busca por autoconhecimento. Algumas coisas já cansaram, o movimento é de mudança de direção, mas sem pressa, sem correria.

Leia também:
Tudo sobre o signo de Capricórnio

A temporada de Sagitário ativa o trânsito de Saturno em Peixes, que mistura sensibilidade com pragmatismo, criatividade com organização e amor com responsabilidade. Tudo que vem do coração tem um peso maior, principalmente com o trânsito de Júpiter em Touro, um signo que fala muito de amor, prazer e contentamento. Nos últimos meses, a retrogradação de Júpiter espelhou um processo de cura da sua criança interior e tudo o que envolve prazer na sua vida. No fim do mês, dia 30/12, Júpiter retoma o movimento direto e conclui uma parte mais introspectiva desse processo. Isso indica que 2024 talvez comece com novidades, paixão e envolvimento com coisas que trazem satisfação e mexem com você. O movimento de abertura do coração.

O desafio de dezembro é se manter firme nos propósitos e na organização. Com a retrogradação de Mercúrio que acontece no seu signo a partir de 13/12, uma baguncinha é esperada. Coisas que pareciam certas agora se abrem em dúvidas. Mercúrio só retoma o movimento direto em 2 de janeiro. Esse pode ser um bom período para você repensar sua comunicação, o tom que sai de forma automática e o que certos ruídos de comunicação dizem sobre você, num nível mais profundo e íntimo. Ótimo período para arrasar na análise e nas terapias. Ótimo momento para silenciar, se aquietar, dar uma pausa e se escutar de outra forma. A treta é lidar com as responsas que batem na porta e demandas que precisam ser resolvidas. O mês começa em plena temporada de Sagitário e a busca é por mais liberdade em meio aos compromissos que foram assumidos e agora precisam ser honrados.

No dia 22/12, o Sol ingressa no seu signo e inicia uma nova estação e um ano novo pessoal para quem tem Sol em Capricórnio. Para quem tem ascendente em Capricórnio, esse também tende a ser um período para renovar as energias, ter mais clareza sobre si e sobre o que deseja realizar nos próximos meses. Com a entrada do Sol no seu signo, o momento é de reencontro e reconciliação interna. Também pode ser um ótimo momento para estar perto de amigues e amores, tudo o que ajudar a renovar seu brilho. Se dezembro começa meio apagado, a temporada de Capricórnio traz a luz que você precisa.

O que mais você precisa saber: Vênus estará transitando em Escorpião a partir de 4/12, ativando sua casa astrológica de amores e amizades, planos para o futuro e fruição do que já foi conquistado. Tem muito a ver com o valor dos seus esforços e com os resultados do seu trabalho. Tudo o que você jogou para o mundo agora retorna, principalmente afetivamente. Isso tem muita relação com tudo aquilo que você faz porque gosta, porque é gostosa, porque você acredita. Com Júpiter transitando em Touro, o crescimento e as melhorias na sua vida estão alinhados com seus sentimentos e sua capacidade para abrir o coração e amar a vida que você está construindo. Também tem tudo a ver com amor, parcerias e cumplicidade. Em 26/12, teremos uma Lua cheia em Câncer, seu signo oposto. O astral é sensível e carinhoso, e é nessa vibe que encerramos esse ano e começamos um novo. Que venha!

 

HORÓSCOPO DE AQUÁRIO

 

Horoscopo do mes Signo de Aquario

Novembro foi um mês transformador. Com o Sol e Marte fazendo uma conjunção muito especial em Escorpião, o astral trouxe abertura de caminhos, criatividade, intuição e renovação de vibes e estados de espírito. Vai dar tudo certo, já deu! Agora, dezembro começa em plena temporada sagitariana, muito mais focada nos fatos e num planejamento que seja eficiente e organizado para dar conta das demandas de fim de ano. Com Júpiter transitando em Touro, a prioridade é em trazer melhorias para sua vida pessoal, sua casa, seu espaço. A relação que você tem com o lugar em que você vive e a trajetória que te trouxe até aqui faz toda diferença.

Leia também:
Tudo sobre o signo de Aquário

A temporada de Sagitário também traz um foco maior para amizades e amores, assim como esperanças para o futuro e um otimismo que é pé no chão e ao mesmo tempo lhe motiva a ir atrás do que você deseja. É um misto de realismo com magia. O desafio é enxergar tudo com clareza e de fato se conectar com essa visão de longo alcance. Com Mercúrio transitando retrógrado em Capricórnio a partir de 13/12, algumas coisas não tão bem resolvidas e que podem ter passado despercebidas retornam para serem devidamente compreendidas. Mercúrio só retoma seu movimento direto em 2 de janeiro. Até lá, o momento pode ser bom para colocar tudo na balança e entender o que pesa mais, o que é prioridade e o que não vale o esforço. Talvez seja o caso de cortar excessos, romper com situações desagradáveis e impor seus limites.

Além disso, durante todo o mês teremos o trânsito de Vênus em Escorpião trazendo uma busca mais suave, mas não menos comprometida com seus objetivos de longo prazo, carreira, futuro e tudo que é importante para você nesse momento. Amor é um tópico especial. Esse pode ser um período para viver experiências, aprofundar laços e até se apaixonar. Tudo tende a ser extra-afetivo, inclusive seu trabalho e tudo que você entrega ao mundo. Pode ser muito bom para fazer planos em grupo, se envolver em projetos de interesse em comum e em assuntos que dizem respeito a muitas pessoas. Tudo pelo social, do jeito que Aquário ama.

No dia 22/12, o Sol ingressa em Capricórnio e inicia uma nova estação. A temporada de Capricórnio pode ser um bom momento para fazer um balanço geral do ano que está acabando, entender o que mudou, o que deu certo e o que falhou. Com Saturno transitando em Peixes, grana e resultados materiais são importantes, mas o fundamental é sentir que você está conseguindo construir uma vidinha que lhe pertença, que tenha tudo a ver com o que você acredita e com quem você ama. Claro que isso nem sempre vem de forma fácil. No caminho dessas realizações há muita noia a ser pensada, muito trabalho de autoconhecimento e também de libertação. As coisas sempre são muito mais profundas do que parecem ser.

O que mais você precisa saber: no dia 26/12, teremos uma Lua cheia em Câncer trazendo vibes de cuidado, acolhimento e trabalho carinhoso. Só é preciso ter atenção para não se desgastar cuidando de tudo e todos e se esquecer de si e das suas próprias necessidades. Confie que é possível compartilhar responsas e tente aliviar para seu lado. A temporada de Sol em Capricórnio antecede o ingresso do Sol no seu signo, indicando um período para desapegos e transformações. Em breve, um novo ano, geral e pessoal, e uma nova fase. Vêm aí os próximos capítulos! Que seja chicccc!

 

HORÓSCOPO DE PEIXES

 

Horoscopo do mes Signo de Peixes

Novembro foi um ótimo mês para organizar o caos e ter mais clareza de ideias. Essa organização pode ter ajudado nos seus planejamentos de fim de ano e agora é só colocar em prática tudo o que foi visualizado, certo? Claro que na prática podemos esperar imprevistos, mudanças e mais um tanto de caos. Dezembro começa em plena temporada sagitariana, uma bagunça básica é mais do que esperada, é até desejada. Às vezes, é melhor que certas coisas se desmontem logo de uma vez para que a gente possa seguir adiante, sem desperdiçar nosso precioso tempo com construções que não se sustentam e não nos levam a lugar algum. A temporada de Sagitário busca liberdade e libertação e nem sempre esse processo é sereno ou fofinho.

Leia também:
Tudo sobre o signo de Peixes

Com Saturno transitando no seu signo, a autocobrança por pragmatismo e organização se torna uma constante. Mas é preciso colocar a autocrítica em proporção e desapegar de querer realizar tudo conforme o idealizado. A gente faz o que a gente pode. Pensar em tudo que pode dar errado não vai te ajudar a fazer que tudo dê certo. Isso só vai causar estresse, sem trazer resultados práticos. O ideal é ter abertura para o que vier, sem medo de errar, sem medo do futuro. Passo por passo, tudo acontece no devido tempo, escute sua intuição. A temporada de Sol, Mercúrio e Marte em Sagitário faz quadratura com Saturno em Peixes. Isso significa que esse pode ser um período de muito crescimento, autoconhecimento e renovação das vibes e desejos para o próximo ano.

Além de Sol e Marte transitando em Sagitário e movimentando iniciativas, realizações e oportunidades para seu futuro, teremos Mercúrio transitando retrógrado neste mesmo signo a partir de 23/12. Na verdade, Mercúrio já estará transitando retrógrado no signo de Capricórnio desde 13/12, mas no dia 23 volta para Sagitário trazendo essa conexão com seu passado, reencontros, conversas de reconciliação e possibilidades de mudança. O desafio é lidar com seus bloqueios e acolher a sensibilidade que esse momento pode trazer. Mas, no geral, vibes de terra e pragmatismo dominam, inclusive no céu da virada, que contará com Lua em Virgem, Sol em Capricórnio e Júpiter em Touro. Tudo isso pode trazer bons aprendizados e um certo aterramento para você se centrar e se organizar para receber as melhorias que podem surgir no próximo ano.

Tudo isso envolve movimento e pode até ter a ver com viagens e abertura de caminhos, visões e horizontes. Com Vênus transitando em Escorpião, a vibe é de se jogar no mundo com mais coragem, sabendo da sua força e se abrindo para encarar o que for preciso. As vibes são de transformação para valer. Em oposição a Vênus, teremos Júpiter em Touro retomando seu movimento direto em 30/12, o que indica que os primeiros meses de 2024 tendem a ser mais assertivos, definitivos e desenrolados na hora de buscar soluções e compartilhar suas ideias. 2024 vai dar bom, eu acredito!

O que mais você precisa saber: a temporada de Capricórnio começa em 22/12 e inicia uma nova estação. Com o Sol transitando em Capricórnio, o foco passa a ser nas amizades, nos encontros, nas questões mais sociais e de interesse compartilhado. Em oposição ao Sol em Capricórnio, no dia 26/12, teremos uma Lua cheia em Câncer, movimentando o coração, os amores, a sensibilidade e o desejo por romance e carinho que existe em você. É preciso dar vazão aos sentimentos. Vamos nos permitir!

 

Madama Brona é a drag astrológica de Bruna Paludo.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes