PUBLICIDADE


BRANDED CONTENT

Nos clássicos do cinema noir, as pessoas preparam coquetéis em casa como quem estala os dedos. Assim que apareciam visitas ou o interesse romântico do protagonista cruzava a soleira da porta, um dry martíni surgia como que por encanto. Hoje, na vida real/virtual, há sempre amigos ou influencers de Instagram que esbanjam criatividade nos coquetéis caseiros que postam.

Não é preciso ser um gênio da coquetelaria para alcançar esse nível de independência na hora de fazer drinques. O principal segredo do sucesso é ter tudo à mão: bebidas, apetrechos, frutas, xaropes e o freezer abarrotado de gelo. Com receitas e dicas certeiras – como as que você vê aqui, no Elle Mix Lab –, é um pulo preparar bons coquetéis.

A mixologista Stephanie Marinkovic faz uma lista do que você poderia ter em casa para montar seu bar particular e dá as melhores dicas.

QUE BEBIDAS TER NO BAR DE CASA?

"Você deve contar com o que cabe no seu bolso, mas pensando em variedade para poder brincar com elementos diferentes na hora de preparar os coquetéis", diz Stephanie.

Um bar completo tem:

  • Dois tipos de uísque, um escocês, como Chivas e Ballantine's, e um americano.
  • Um gim seco, como o Beefeater London Dry, e outra opção de gim saborizado, como o Beefeater Pink.
  • Vodca: uma pura e clássica, como a Absolut Vodka, e outra saborizada, como as famosas Absolut Apeach, Mango, Vanilia, Citron ou Absolut Extrakt.
  • Dois vermutes: um tinto (doce) e um branco (seco), que devem ser guardados na geladeira depois de abertos.
  • Licores de sua preferência para receitas que pedem dulçor. O triple sec, à base de laranja, aparece em várias receitas clássicas.
  • Amaros: bebidas à base de ervas aromáticas, também comuns em muitas receitas (a do Negroni, por exemplo).
  • Bitters são compostos aromáticos feitos de raízes e ervas, que temperam os coquetéis. Várias receitas clássicas pedem algumas gotas de bitter.
  • Na geladeira: água tônica, água com gás (ou club soda), refrigerante de gengibre e espumante seco.
  • A fruteira deve ter limão-taiti, limão-siciliano e laranja-bahia. As casquinhas dessas frutas aromatizam inúmeros coquetéis clássicos.

OS APETRECHOS DE BAR

"A maioria dos materiais de bar pode ser improvisada. Dá para fazer uma coqueteleira com pote hermético ou pote de vidro com tampa. Mas é muito mais legal trabalhar com apetrechos profissionais, que você encontra facilmente em lojas virtuais", indica Stephanie.

PUBLICIDADE
  • Coqueteleira: para bater os coquetéis mais leves, geralmente os que levam sumo de frutas.
  • Mixing glass (ou copo de misturas): uma jarrinha em que você mistura os ingredientes dos coquetéis mexidos.
  • Colher bailarina (ou colher de bar): aquela comprida, de preferência com cabo torcidinho, que facilita o manuseio na hora de mexer as bebidas.
  • Dosador (ou jigger): um copinho com dois lados que não deixa você errar as medidas dos coquetéis. Prefira os modelos que têm marquinhas de mililitros e garantem maior precisão.
  • Coador de bar (ou strainer): um apetrecho esquisito, com aquela mola que se ajusta ao copo. É essencial para segurar o gelo e outros elementos que não devem ir para a taça.
  • Peneira: é importante para uma coagem mais fina, o que impede que resíduos (como os gruminhos de fruta) fiquem boiando em seu drinque.

XAROPES RÁPIDOS

Para quem faz muitos coquetéis que precisam ser adoçados com açúcar, preparar xaropes e guardá-los na geladeira é a maneira mais prática de lidar com o assunto. Os xaropes diluem com mais facilidade e seu coquetel não fica com grãozinhos de açúcar – o que demonstra uma calda de profissionalismo.

  • Xarope simples – Numa panela, coloque uma parte de água e a mesma parte de açúcar. Esquente no fogo brando, mexendo até que o açúcar dissolva totalmente. Deixe esfriar e guarde na geladeira. Dura 30 dias. Se quiser um xarope mais rico em dulçor (o rich syrup), dobre a quantidade de açúcar.
  • Xarope de mel – Em 150 ml de água morna, despeje 150 ml de mel e mexa até dissolver totalmente. Espere esfriar e mantenha na geladeira por até 30 dias.
Para encontrar as bebidas essenciais, a ELLE, em parceria com a Drinks and Clubs, tem um cupom de desconto. Digite ELLE10 para obter 10% de desconto - válido para 1 uso por CPF até 30/06/21.


Uísque escocês Ballantine's

Ballantine's Bourbon Finish - encontre aqui.


Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE