Cadastre-se em nossa newsletter para ler este e outros artigos.

Doses semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas os lançamentos da ELLE!
Inscreva-se gratuitamente.

  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI
Cultura

13 livros adaptados para as telas em 2021

"Duna", "Por trás de seus olhos", "Mundo em caos", "A mulher na janela" e outras obras de sucesso que serão transformadas em filmes e séries.

Duna - Frank Herber


Um dos filmes mais aguardados pelo público em 2021, sem dúvidas, é a nova versão cinematográfica de Duna. Com data de lançamento adiada nos cinemas devido à pandemia de COVID-19, o longa estreia oficialmente no dia 1 de outubro pela HBO Max. O diretor Denis Villeneuve – que também foi responsável por A chegada e Blade Runner 2049 –, assume a ambiciosa produção que ainda reúne as estrelas Zendaya, Timothée Chalamet e Javier Bardem no elenco. Conhecido como uma das maiores obras da ficção científica de todos os tempos, Duna foi escrito por Frank Herber e publicado pela primeira vez em 1965.

Nessa aventura intergaláctica, o herdeiro Paul Atreides (Timothée Chalamet) é transferido com sua família para administrar o planeta deserto de Arrakis, onde o melange – a especiaria mais preciosa do universo e capaz de prolongar a vida de seu usuário – pode ser encontrada. Sem robôs ou computadores, o livro aborda temas como ecologia, política e religião, e se destaca por sua complexidade. A história já ganhou uma interpretação cult em um filme assinado por David Lynch, em 1984, e uma minissérie pelo canal Syfy, em 2000. No Brasil, a editora Aleph é quem detém os direitos da franquia de livros. Clique aqui para comprar.

Sua versão em quadrinhos também chegou por aqui por meio da Intrínseca. Adaptado com maestria por Brian Herbert, filho do autor, e por Kevin J. Anderson, a primeira edição do clássico conta com as artes de Raúl Allén e Patricia Martín. Clique aqui para comprar.

Pachinko - Min Jin Lee

Pachinko, livro da autora Min Jin Lee.


A busca por pertencimento e respeito percorrem todas as 528 páginas de Pachinko. No livro, a luta de três gerações de imigrantes coreanos são encabeçadas por Sunja, uma jovem grávida que foge de casa e parte com um desconhecido e gentil pretendente para viver no Japão, se tornando o ponto de partida para os desafios enfrentados por imigrantes do mundo todo até hoje. Longe do seu país de origem, os salões de Pachinko — nome dado a um jogo de azar muito popular no japão — são a única maneira que Sunja e seus descendentes encontram de conseguir trabalho ao longo do tempo. Com os direitos de adaptação comprados pela Apple TV+ para uma série de oito episódios, o elenco escalado inclui Minha Kim e Lee Min-Ho, dois atores conhecidos entre os fãs de k-dramas.

Em 2017, Pachinko foi eleito um dos 10 Livros do Ano pela Time e pelo The New York Times, e chamou atenção por ter sido recomendado pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que afirmou: "Min Jin Lee atrai você na primeira linha, 'A história falhou, mas não importa'. [...] É uma história poderosa sobre resiliência e compaixão". A edição brasileira saiu com exclusividade pela Intrínseca. Clique aqui para comprar.

A mulher na janela - A.J. Finn


Livro de estreia de A.J. Finn (pseudônimo do autor Daniel Mallory), A mulher na janela se tornou um hit em 2018. O thriller, que chegou a ser disputado por grandes editoras antes do seu lançamento, vendeu mais de um milhão de cópias e conquistou o topo dos mais vendidos do The New York Times. Com seus direitos de adaptação adquiridos pela Fox — e posteriormente vendidos para a Netflix — o suspense chega primeiro aos cinemas e depois segue direto para a rede de streaming no dia 14 de maio. Amy Adams interpreta Anna, uma mulher reclusa que sofre de agorafobia. Da janela do seu apartamento, ela passa o dia observando o comportamento da família que vive do outro lado da rua até que sua vizinha Jane (Julianne Moore) desaparece sem deixar rastros.

Sob a direção do britânico Joe Wright, o livro best-seller foi publicado pela editora Arqueiro. Clique aqui para comprar.

Mundo em caos - Patrick Ness


Primeiro volume da distopia escrita por Patrick Ness, Mundo em caos já foi publicado em mais de trinta países. Em um planeta pós-apocalíptico, todas as mulheres foram mortas por uma terrível infecção alienígena, enquanto os homens adquiriram o chamado ruído, um fenômeno que torna qualquer tipo de pensamento audível. É nesse cenário caótico onde é impossível guardar segredos que Todd, o último jovem nascido entre os homens da comunidade de Prentisstown, vive. Prestes a atingir a maioridade, o garoto descobre que existe um segredo pairando sobre toda essa história e precisa fugir de casa. No caminho, Todd ainda é surpreendido ao encontrar uma garota viva. E pior: ela não possui o ruído. Estrelado por Tom Holland e Daisy Ridley como protagonistas, a adaptação dirigida por Doug Liman estreia no próximo dia 11 de março.

Mundo em caos foi relançado no Brasil pela Intrínseca em edição especial com nova tradução e conto extra. Clique aqui para comprar.

​Em águas profundas - Patricia Highsmith

Em \u00e1guas profundas, livro da autora Patricia Highsmith.


Mais um filme de suspense chegando em 2021 é Em águas profundas, inspirado no clássico de mesmo nome da autora Patricia Highsmith, publicado originalmente em 1957. Famosa por sua habilidade de contar perturbadoras histórias policiais, Patricia escreveu mais de 20 títulos e já teve sua obra adaptada para o cinema pelas mãos de Alfred Hitchcock (Pacto sinistro) e Anthony Minghella (O talentoso Ripley).

A vida de um casal infeliz é mantida através de um acordo extraconjugal: Melinda pode ter quantos amantes quiser, desde que não termine o casamento com seu marido Vic e o afaste de seus filhos. A história muda completamente depois que um dos amantes de Melinda é assassinado e Vic assume o crime. Explorando os lados mais sombrios da psique humana, a autora engana o leitor ao jogar pistas e apresentar personagens que podem, ou não, esconder segredos e altas doses de psicopatia. Os atores Ben Affleck e Ana de Armas vivem o casal na versão cinematográfica programada para estrear nos cinemas em 13 de agosto. O livro saiu pela Intrínseca. Clique aqui para comprar.

​Morte no Nilo - Agatha Christie


Também adiado para setembro, Morte no Nilo dará sequência ao filme Assassinato no Expresso do Oriente, de 2017, que também foi adaptado do universo de Agatha Christie. O ator Kenneth Branagh, que dirige o longa, retorna no papel do detetive Hercule Poirot. De férias em um cruzeiro pelo Egito, ele precisará investigar a morte de Linnet Ridgeway (Gal Gadot) dentro do navio. Todos são suspeitos até que se prove o contrário. O livro ganhou edição em português pela HarperCollins. Clique aqui para comprar.

​A vida mentirosa dos adultos - Elena Ferrante

\u200bA vida mentirosa dos adultos, livro da autora Elena Ferrante.


Ainda sem data revelada, a Netflix encomendou uma série baseada em A vida mentirosa dos adultos, último livro de Elena Ferrante, para 2021. Depois de completar a Tetralogia Napolitana em 2014, a autora italiana começa um novo fenômeno entre os leitores com a história de Giovanna, que está atravessando a adolescência juntamente com a crise no casamento de seus pais. Narrado em primeira pessoa e situado em Nápoles (assim como os demais livros da autora), A vida mentirosa dos adultos, publicado pela Intrínseca no ano passado, é mais um acerto de Ferrante — que até hoje mantém o enigma sobre sua verdadeira identidade. Clique aqui para comprar.

​A Última Carta de Amor - Jojo Moyes

\u200bA \u00daltima Carta de Amor, livro da autora Jojo Moyes.


No livro A Última Carta de Amor, a personagem Jennifer Stirling acorda em um hospital após sofrer um acidente de carro. Sem se lembrar de nada e de volta para casa, ela sente que alguma coisa está faltando durante sua readaptação. É então que Jennifer descobre uma série de cartas de amor escondidas, endereçadas a ela e assinadas por "B", e descobre que não só estava vivendo um romance fora do casamento como também parecia disposta a arriscar tudo para ficar com o amante. No futuro, a jornalista Ellie Haworth encontra uma dessas cartas endereçadas a Jennifer e fica obcecada pela ideia de reunir os protagonistas desse amor proibido.

O romance escrito por Jojo Moyes ( Como eu era antes de você) já foi adaptado pela Netflix e deve sair no próximo semestre de 2021. Felicity Jones, Shailene Woodley e Callum Turner fazem parte do elenco principal. Publicado pela Intrínseca, clique aqui para comprar.

Obras que já ganharam adaptação no começo de 2021:

Por trás de seus olhos - Sarah Pinborough


Louise, mãe solteira e secretária em uma clínica, se envolve com David, seu novo chefe e recém chegado na cidade. O problema é que ele é casado com a possessiva Adele, que está disposta a fazer de tudo para ficar com o marido. É com essa simples premissa de triângulo amoroso que Por trás de seus olhos brinca com a imaginação do leitor. Aos poucos, Louise se vê presa em uma rede de jogos mentais, ao passo em que busca respostas para entender o porquê daquele relacionamento ser tão esquisito. Aclamada pela crítica e recordista de vendas, a autora Sarah Pinborough teve sua obra publicada pela Intrínseca em 2017. Já a série homônima entrou na Netflix em 17 de fevereiro e, desde então, vem abocanhando um lugar entre o top 10 dos conteúdos mais assistidos da plataforma. Clique aqui para comprar.

Para todos os garotos: agora e para sempre


O romance entre Lara Jean e Peter Kavinsky ganhou sua despedida das telas com o filme Para todos os garotos: Agora e para sempre, da Netflix. A última parte da saga de Para todos os garotos que já amei estreou em fevereiro na plataforma e novamente conquistou os fãs com sua genuína adaptação do livro. Jenny Han, a autora da série, é estadunidense e filha de sul-coreanos. Ao introduzir uma personagem principal asiática, ela mostrou à indústria que também é possível criar histórias de sucesso protagonizadas por pessoas não brancas. Traduzida para mais de 30 idiomas, a trilogia foi publicada no Brasil pela editora Intrínseca e, juntos, já venderam mais de 900 mil exemplares. Se tornando um marco entre as comédias românticas, confira 8 curiosidades sobre a obra. Clique aqui para comprar.

Amigas para sempre - Kristin Hannah


Tully e Kate são amigas inseparáveis desde a adolescência. Mais de três décadas dessa amizade são contadas no livro Amigas para sempre, de Kristin Hannah, oscilando entre bons e maus momentos. As atrizes Sarah Chalke e Katherine Heigl, que ficou mundialmente famosa por Grey's Anatomy, entregam boas atuações na adaptação feita pela Netflix. A produção conta com 10 episódios já disponíveis para assistir, enquanto o livro – que faz parte da série Firefly Lane, composta por dois livros – é publicado pela Arqueiro. Clique aqui para comprar.

PUBLICIDADE

Além dos títulos listados acima, Cruella, filme que contará a origem da vilã nos cinemas, deve utilizar elementos do clássico 101 Dálmatas, de 1956, da autora Dodie Smith. Quem também deve marcar o ano é a cantora Lady Gaga, escalada para atuar em Gucci, longa biográfico dirigido pelo renomado diretor Ridley Scott. Programado para estrear em 24 de novembro, o filme é baseado no livro House of Gucci: A Sensational Story of Murder, Madness, Glamour, and Greed, ainda sem tradução no Brasil.



Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE

A ELLE Brasil utiliza cookies próprios e de terceiros com fins analíticos e para personalizar o conteúdo do site e anúncios. Ao continuar a navegação no nosso site você aceita a coleta de cookies, nos termos da nossa Política de Privacidade.

Assine nossa newsletter

Doses Semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas as novidades e lançamentos da ELLE no seu inbox.
Increva-se gratuitamente.