Elena Ferrante lança livro de ensaios sobre sua relação com a escrita
Título chega acompanhado da estreia de "A vida mentirosa dos adultos" na Netflix
Autora da Tetralogia Napolitana, Dias de abandono e A filha perdida, Elena Ferrante faz uma pausa na ficção e lança um livro de ensaios, As margens e o ditado – Sobre os prazeres de ler e escrever, que acaba de chegar às livrarias brasileiras. Como o nome sugere, a autora discute nos quatro textos reunidos sua formação e trajetória como leitora e escritora, suas influências, a criação de Lenu e Lila (protagonistas de sua famosa tetralogia) e a supressão de escritoras ao longo da história.
Três ensaios (“A caneta e a pena”, “Água marinha” e “Histórias, eu”) foram escritos originalmente como palestras para a Umberto Eco Lectures, realizada em Bolonha, e interpretados por uma atriz em novembro de 2021 (Ferrante, como se sabe, mantém sua verdadeira identidade em sigilo). Já “A costela de Dante” foi escrita para o encerramento da Conferência de Italianistas sobre Dante e Outros Clássicos e lido por uma crítica literária em abril de 2021.
No mesmo dia do lançamento do livro (04.01), estreou na Netflix A vida mentirosa dos adultos, outro best-seller de Ferrante e a segunda adaptação da escritora pela plataforma. A história sobre uma jovem que precisa lidar com a crise no casamento dos pais, enquanto se aproxima da tia, em uma jornada de amadurecimento, foi adaptada em seis episódios.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes