• ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI
Cultura

Onde ler e assistir às histórias de Elena Ferrante

A filha perdida, romance da italiana, ganha adaptação pela Netflix no próximo dia 31.12, protagonizada por Olivia Colman e Dakota Johnson. Relembre a obra da autora best-seller e as séries e filmes baseados em seus livros.

Foto: Divulgação
PUBLICIDADE

Com mais de 16 milhões de livros vendidos, Elena Ferrante consegue nos hipnotizar com narrativas densas e profundas sobre questões íntimas enfrentadas pelas mulheres ao longo da vida. Isso somado ao mistério em torno da identidade da escritora, que assina com pseudônimo e dá raras entrevistas. É sempre um frenesi quando uma adaptação de livro para filme ou série da autora italiana é anunciada. Ler Ferrante é viciante assim como assistir às suas histórias.

My brilliant friend, série da HBO lançada em 2018, manteve a qualidade da aclamada Tetralogia Napolitana, o que só fez aumentar o interesse do público para ver outros livros ganhando as telas. O próximo da lista é A filha perdida, filme que estreia em 31.12, na Netflix. E outras produções estão sendo desenvolvidas.

A seguir, damos o caminho para ler seus textos e assistir às adaptações no cinema e no streaming das histórias criadas por ela, tanto para quem já faz parte da Ferrante Fever (Febre Ferrante, em português) quanto para quem quer embarcar nessa jornada:

Livros de Elena Ferrante publicados no Brasil

Foto: Reprodução

Dias de abandono (2002)

Editora Biblioteca Azul (2016)

O segundo livro de Ferrante foi publicado dez anos após sua estreia. Casada há 15 anos, Olga descobre que está sendo deixada pelo marido, Mario, que sai de casa para viver com uma mulher mais nova. A partir daí, a protagonista embarca em dias de sofrimento profundo no apartamento onde agora vive com seus dois filhos e o cão da família. Enquanto isso, tem que lidar com os estigmas sociais que giram em torno da mulher abandonada.

Filme "A filha perdida"

Filme A Filha Perdida

Foto: Divulgação / Netflix

Na aguardada versão cinematográfica do livro A filha perdida (Netflix), a protagonista Leda é interpretada pela premiada Olivia Colman, vencedora do Oscar, Emmy e Globo de Ouro e conhecida por sua atuação como a rainha Elizabeth II na terceira e na quarta temporada de The Crown.

Maggie Gyllenhaal faz a sua estreia como diretora e foi também a responsável por adaptar o romance de Ferrante. Dakota Johnson (50 tons de cinza) interpreta Nina, Peter Sarsgaard (Boys don't cry) é o professor Hardy, Paul Mescal (Normal people) faz Will e Oliver Jackson-Cohen (The Haunting of Bly Manor) vive Toni.

Série "My brilliant f​riend"

\u200bPrimeira imagem divulgada da terceira temporada de My brilliant friend

​Primeira imagem divulgada da terceira temporada de "My brilliant friend"

Foto: Divulgação / HBO Max

Os fãs da Tetralogia Napolitana ficaram em êxtase quando a HBO anunciou que faria uma série de televisão sobre a história de Lenu e Lila em parceria com o canal italiano RAI e o serviço TIMvision. A primeira temporada foi ao ar em 2018 e a segunda em 2020, ambas disponíveis na HBO Max. A terceira será lançada no dia 28 de fevereiro na plataforma.

Cada uma delas mostra os acontecimentos referentes a um livro. A primeira foca em A amiga genial, a segunda em História do novo sobrenome e por aí vai. Como o volume de estreia teve grande repercussão, a produção acabou recebendo o título original, em inglês, My brilliant friend (quando for fazer a busca na plataforma de streaming, digite dessa forma, senão, a série não aparece).

O elenco é inteiramente italiano e os diálogos são na língua italiana ou no dialeto de Nápoles, como narrado no livro. O roteiro é fiel à história original e a recepção tem sido bastante positiva – a média de aprovação é 96% no Rotten Tomatoes, site que reúne críticas de filmes e séries.

Série "A vida mentirosa dos adultos"

Antes da estreia de A filha perdida, a Netflix apostou em mais uma obra de Ferrante. Em maio de 2020, a plataforma de streaming anunciou que está produzindo uma série baseada em A vida mentirosa dos adultos, em parceria com a produtora italiana Fandango. O elenco ainda não foi anunciado e não há previsão de estreia.

Filme "Dias de abandono"

Antes mesmo de todo o hype mundial de Ferrante provocado pela Tetralogia Napolitana, o cineasta italiano Roberto Faenza já havia feito um longa baseado em Dias de abandono. Lançado em 2005, o drama é protagonizado pela premiada atriz italiana Margherita Buy e foi vencedor do Globo d'oro, prêmio italiano de cinema. Infelizmente, não está disponível no Brasil em plataformas de streaming.

Outra má notícia para quem é fã do livro é que a HBO havia anunciado no início deste ano um longa sobre o sofrimento de Olga com Natalie Portman como protagonista. Mas em agosto foi anunciado que a atriz, que também era produtora-executiva do filme com Ferrante, deixaria a produção por problemas pessoais e o projeto foi cancelado.

Coluna no The Guardian

Coluna do The Guardian

Foto: Reprodução

O ano de 2018 foi ótimo para os fãs de Ferrante: a escritora ganhou uma coluna semanal no The Guardian. Conhecida por seus romances densos, a ideia de textos mais curtos e periódicos surpreendeu a todos. Em 19 de janeiro de 2019, ela publicou seu último texto no jornal britânico, relatando que embarcou nessa ideia como um desafio, já que estava com medo de não dar conta dos prazos e de precisar escrever mesmo sem ter vontade.

Deu certo, mas a autora decidiu focar em outros projetos. Os textos, no entanto, seguem disponíveis na versão online da publicação.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE

A ELLE Brasil utiliza cookies próprios e de terceiros com fins analíticos e para personalizar o conteúdo do site e anúncios. Ao continuar a navegação no nosso site você aceita a coleta de cookies, nos termos da nossa Política de Privacidade.

Assine nossa newsletter

Doses Semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas as novidades e lançamentos da ELLE no seu inbox.
Increva-se gratuitamente.