Onde ler e assistir às histórias de Elena Ferrante

A filha perdida, romance da italiana, ganha adaptação pela Netflix no próximo dia 31.12, protagonizada por Olivia Colman e Dakota Johnson. Relembre a obra da autora best-seller e as séries e filmes baseados em seus livros.


origin 680
Foto: Divulgação



Com mais de 16 milhões de livros vendidos, Elena Ferrante consegue nos hipnotizar com narrativas densas e profundas sobre questões íntimas enfrentadas pelas mulheres ao longo da vida. Isso somado ao mistério em torno da identidade da escritora, que assina com pseudônimo e dá raras entrevistas. É sempre um frenesi quando uma adaptação de livro para filme ou série da autora italiana é anunciada. Ler Ferrante é viciante assim como assistir às suas histórias.

My brilliant friend, série da HBO lançada em 2018, manteve a qualidade da aclamada Tetralogia Napolitana, o que só fez aumentar o interesse do público para ver outros livros ganhando as telas. O próximo da lista é A filha perdida, filme que estreia em 31.12, na Netflix. E outras produções estão sendo desenvolvidas.

A seguir, damos o caminho para ler seus textos e assistir às adaptações no cinema e no streaming das histórias criadas por ela, tanto para quem já faz parte da Ferrante Fever (Febre Ferrante, em português) quanto para quem quer embarcar nessa jornada:

Livros de Elena Ferrante publicados no Brasil

Ferrante tem dez romances, um livro infantil e três ensaios publicados até o momento. Dez deles ganharam edições brasileiras e estão disponíveis tanto em formato físico quanto para Kindle. Saiba mais sobre eles:

Um amor incômodo (1992) | Editora Intrínseca (2017)

O primeiro romance da autora conta a história de Delia, uma italiana de 45 anos que retorna a Nápoles, sua cidade natal, para enterrar a mãe, encontrada morta na praia vestindo apenas um sutiã bem caro, o que não condizia com a seu trabalho como costureira. Ela então decide investigar o que teria causado o trágico acontecimento. Nesse processo, acaba revisitando o próprio passado e a infância conturbada.

Um amor inc\u00f4modo (1992)
Livros de Elena Ferrante publicados no Brasil

Foto: Reprodução

O segundo livro de Ferrante foi publicado dez anos após sua estreia. Casada há 15 anos, Olga descobre que está sendo deixada pelo marido, Mario, que sai de casa para viver com uma mulher mais nova. A partir daí, a protagonista embarca em dias de sofrimento profundo no apartamento onde agora vive com seus dois filhos e o cão da família. Enquanto isso, tem que lidar com os estigmas sociais que giram em torno da mulher abandonada.

Dias de abandono (2002)
Livros de Elena Ferrante publicados no Brasil

Foto: Reprodução

Esse é um livro de não-ficção que une cartas, entrevistas e trechos ficcionais inéditos a fim de apresentar a construção da obra e os processos criativos da escritora. Em páginas reveladoras, ela própria explica sua decisão de permanecer afastada da mídia, dando a seus livros vidas autônomas. Um autorretrato íntimo e intenso.

Frantumaglia \u2013 Os caminhos de uma escritora (2003)
Livros de Elena Ferrante publicados no Brasil

Foto: Reprodução

Aliviada após as filhas já crescidas se mudaram para morar com o pai no Canadá, Leda, uma professora universitária de meia-idade, decide tirar férias no litoral sul da Itália. Uma ruidosa família napolitana acaba chamando sua atenção por lá, com destaque para Nina, uma jovem mãe imersa nos cuidados da filha pequena, Elena. A aproximação entre elas acaba sendo um gatilho para a protagonista, que se vê imersa em lembranças e segredos da própria vida.

A filha perdida (2006)
Livros de Elena Ferrante publicados no Brasil

Foto: Reprodução

Estreia de Ferrante na literatura infantil, é uma boa leitura para todas as idades. A história é narrada sob o ponto de vista de Celina, uma boneca que é perdida na praia após sua dona, Mati, ganhar um gatinho do pai e ficar fascinada por ele. Sem saber como voltar para casa, ela enfrenta uma longa noite de sustos e surpresas à luz das chamas de uma fogueira.

Uma noite na praia (2007)
Livros de Elena Ferrante publicados no Brasil

Foto: Reprodução

Tetralogia Napolitana

A série best-seller que a alçou à fama internacional é toda contada pela perspectiva de Elena Greco (Lenu), a partir de memórias ligadas à sua melhor amiga de infância Rafaella Cerullo (Lila). Já idosa, ela recebe uma ligação do filho de Lila dizendo que a mãe está desaparecida, o que a motiva a escrever sobre a relação das duas e sobre as outras famílias que viviam no bairro pobre de Nápoles, onde ambas cresceram na segunda metade do século 20.

O livro que abre a tetralogia mostra como Lenu ficou mexida com a chegada de Lila à sua escola e à vizinhança. Se antes era a aluna mais inteligente da turma, agora ela encontra uma colega à sua altura, o que gera encantamento e um senso de disputa. Apaixonadas pela escrita, as duas rapidamente se aproximam em uma relação que mistura companheirismo, rivalidade velada, brigas e muitos planos. O enredo evolui até a adolescência, quando relacionamentos amorosos e questões relacionadas à sexualidade também ganham destaque.

A amiga genial (2011)
Livros de Elena Ferrante publicados no Brasil
Foto: Reprodução

O segundo volume acompanha a juventude das amigas. As duas acabam tomando caminhos opostos, mas sem perder a ligação emocional. Lenu segue os estudos e se prepara para a faculdade, coisa rara para as mulheres da época, enquanto Lila sai da escola ainda nova e se casa cedo. Ambas continuam se comparando uma com a outra, enquanto passam igualmente por conflitos relacionados à opressão de gênero.

Hist\u00f3ria do novo sobrenome (2012)
Livros de Elena Ferrante publicados no Brasil
Foto: Divulga\u00e7\u00e3o

A sensação é de que a tensão aumenta a cada livro da tetralogia. No terceiro, a esperança inocente presente nos outros dois vai embora por completo. Acompanhamos Lila e Elena em situações angustiantes relacionadas tanto à vida doméstica quanto pública, que escancaram as dificuldades de ser mulher em um mundo regido por homens. A relação entre as duas se torna cada vez mais complexa e a distância aumenta.

Hist\u00f3ria de quem foge e de quem fica (2013)
Livros de Elena Ferrante publicados no Brasil
Foto: Reprodu\u00e7\u00e3o

No último volume, as amigas caminham para a velhice e acabam se reaproximando. É o livro que abrange o maior período temporal – três décadas e meia – e também o mais extenso. As duas tentam entender a complexa relação que tiveram ao longo da vida e refletem sobre o que, de fato, significam uma para a outra. É uma leitura bastante melancólica, mas que faz jus à tetralogia que conquistou tantos leitores pelo mundo.

Hist\u00f3ria da menina perdida (2014)
Livros de Elena Ferrante publicados no Brasil
Foto: Reprodu\u00e7\u00e3o

Lançamento mais recente de Ferrante, mostra o período entre os 12 e 16 anos de Giovanna, uma jovem criada em uma família de intelectuais bem estabelecidos em Nápoles. Vemos a protagonista entender melhor sobre as dinâmicas da vida adulta e abandonar a inocência da infância, ao mesmo tempo em que tenta se diferenciar completamente da irmã de seu pai, considerada um tabu na família, após ouvir ele falando que elas estão cada vez mais parecidas.

A vida mentirosa dos adultos (2019)
Livros de Elena Ferrante publicados no Brasil
Foto: Reprodução

Filme “A filha perdida”

image 429Filme “A Filha Perdida”
Foto: Divulgação / Netflix

Na aguardada versão cinematográfica do livro A filha perdida (Netflix), a protagonista Leda é interpretada pela premiada Olivia Colman, vencedora do Oscar, Emmy e Globo de Ouro e conhecida por sua atuação como a rainha Elizabeth II na terceira e na quarta temporada de The Crown.

Maggie Gyllenhaal faz a sua estreia como diretora e foi também a responsável por adaptar o romance de Ferrante. Dakota Johnson (50 tons de cinza) interpreta Nina, Peter Sarsgaard (Boys don’t cry) é o professor Hardy, Paul Mescal (Normal people) faz Will e Oliver Jackson-Cohen (The Haunting of Bly Manor) vive Toni.

Série “My brilliant friend”

\u200bPrimeira imagem divulgada da terceira temporada de My brilliant friend
Primeira imagem divulgada da terceira temporada de “My brilliant friend”
Foto: Divulgação / HBO Max

Os fãs da Tetralogia Napolitana ficaram em êxtase quando a HBO anunciou que faria uma série de televisão sobre a história de Lenu e Lila em parceria com o canal italiano RAI e o serviço TIMvision. A primeira temporada foi ao ar em 2018 e a segunda em 2020, ambas disponíveis na HBO Max. A terceira será lançada no dia 28 de fevereiro na plataforma.

Cada uma delas mostra os acontecimentos referentes a um livro. A primeira foca em A amiga genial, a segunda em História do novo sobrenome e por aí vai. Como o volume de estreia teve grande repercussão, a produção acabou recebendo o título original, em inglês, My brilliant friend (quando for fazer a busca na plataforma de streaming, digite dessa forma, senão, a série não aparece).

O elenco é inteiramente italiano e os diálogos são na língua italiana ou no dialeto de Nápoles, como narrado no livro. O roteiro é fiel à história original e a recepção tem sido bastante positiva – a média de aprovação é 96% no Rotten Tomatoes, site que reúne críticas de filmes e séries.

Série “A vida mentirosa dos adultos”

Antes da estreia de A filha perdida, a Netflix apostou em mais uma obra de Ferrante. Em maio de 2020, a plataforma de streaming anunciou que está produzindo uma série baseada em A vida mentirosa dos adultos, em parceria com a produtora italiana Fandango. O elenco ainda não foi anunciado e não há previsão de estreia.

Filme “Dias de abandono”

Antes mesmo de todo o hype mundial de Ferrante provocado pela Tetralogia Napolitana, o cineasta italiano Roberto Faenza já havia feito um longa baseado em Dias de abandono. Lançado em 2005, o drama é protagonizado pela premiada atriz italiana Margherita Buy e foi vencedor do Globo d’oro, prêmio italiano de cinema. Infelizmente, não está disponível no Brasil em plataformas de streaming.

Outra má notícia para quem é fã do livro é que a HBO havia anunciado no início deste ano um longa sobre o sofrimento de Olga com Natalie Portman como protagonista. Mas em agosto foi anunciado que a atriz, que também era produtora-executiva do filme com Ferrante, deixaria a produção por problemas pessoais e o projeto foi cancelado.

Coluna no The Guardian

Coluna do The Guardian
Coluna no The Guardian

Foto: Reprodução

O ano de 2018 foi ótimo para os fãs de Ferrante: a escritora ganhou uma coluna semanal no The Guardian. Conhecida por seus romances densos, a ideia de textos mais curtos e periódicos surpreendeu a todos. Em 19 de janeiro de 2019, ela publicou seu último texto no jornal britânico, relatando que embarcou nessa ideia como um desafio, já que estava com medo de não dar conta dos prazos e de precisar escrever mesmo sem ter vontade.

Deu certo, mas a autora decidiu focar em outros projetos. Os textos, no entanto, seguem disponíveis na versão online da publicação.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes