Cadastre-se em nossa newsletter para ler este e outros artigos.

Doses semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas os lançamentos da ELLE!
Inscreva-se gratuitamente.

  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI
PUBLICIDADE

The Crown levou para ficção um assunto que sempre foi de interesse do público: os bastidores da família real britânica. Baseada em fatos reais, mas com licenças dramáticas e um exagero aqui e acolá, a série estreou na Netflix em 2016, e já recebeu mais de 80 prêmios, entre eles sete Globo de Ouro e outras 253 indicações.

Em novembro passado, a produção lançou o que seria sua penúltima leva de episódios, porém o serviço de streaming decidiu dar mais uma temporada à série: "Quando começamos a conversar sobre o enredo da quinta temporada, logo ficou claro que para fazer jus à riqueza e complexidade da história teríamos que voltar ao plano original de ter seis levas de episódios", disse o produtor Peter Morgan à revista Variety.

Apesar de Peter Morgan comentar que o "plano original" da Netflix era produzir seis temporadas de The Crown, em janeiro de 2020 a plataforma anunciou que a série iria terminar após a quinta temporada.

Reunimos abaixo tudo que já sabemos sobre os próximos episódios da série. Confira:

Qual o enredo?

Até agora, cada temporada de The Crown cobriu cerca de uma década de eventos da família real inglesa. Como o último episódio terminou no início dos anos 1990, às vésperas da separação do Príncipe Charles e de Lady Diana, a quinta temporada deve dar continuidade aos acontecimentos do final da década e início dos anos 2000 — entre eles o divórcio oficial do casal e a morte de Diana, em 1997.

Quando vai ao ar?

Segundo a revista Variety, as filmagens da quinta temporada de The Crown começarão em julho deste ano nos estúdios Elstree, ao norte da cidade de Londres. A produção seguirá um rígido protocolo sanitário para prevenir a contaminação pela Covid-19. Novos episódios da série, no entanto, são esperados apenas para 2022, sem data definida.

Quem está no elenco?

A cada duas temporadas, The Crown troca o elenco para acompanhar a progressão temporal da série. Assim como Claire Foy foi substituída por Olivia Colman na terceira temporada da produção, Imelda Staunton (na imagem de destaque) irá assumir o papel de Rainha Elizabeth II no quinto ano. "Adoro The Crown desde o comecinho", disse a atriz ao The Hollywood Reporter. Recentemente, ela interpretou uma integrante da aristocracia inglesa no filme de Downton Abbey.

Em entrevista ao programa Woman 's Hour, da Rádio BBC, Imelda comentou que acredita que terá um desafio "extra" ao interpretar a monarca britânica: "Farei a rainha com quem estamos acostumados", ponderou. "Era como se a Claire Foy vivesse uma personagem histórica, mas agora estarei interpretando alguém que as pessoas poderão falar 'ela faz isso' ou 'ela não é assim'. Esse será meu fantasma."

Príncipe Philip, marido da Rainha Elizabeth, será interpretado por Jonathan Pryce. Já a Princesa Margareth, que foi vivida nas duas últimas temporadas por Helena Bonham Carter, será substituída por Lesley Manville.

O casal divorciado Charles e Diana será vivido por Dominic West e Elizabeth Debicki. Josh O'Connor e Emma Corrin, que interpretaram os pais de William e Harry na última temporada da série, foram bastante elogiados pela crítica, levando para casa um Globo de Ouro e um BAFTA cada um.

Falando nos príncipes, ainda não foi anunciado se William e Harry estarão no roteiro ou quais atores fariam esses papeis — apesar de Harry ter dito a James Corden, brincando, que gostaria de ser interpretado pelo ator Damian Lewis.

Um novo personagem que desempenhará um papel fundamental na quinta temporada da série é o primeiro ministro John Major, vivido por Jonny Lee Miller.

Jonny Lee Miller interpretará o primeiro-ministro John Major

Getty Images

O ator Jonny Lee Miller será o primeiro-ministro Jonny Lee Miller, que sucedeu Margareth Thatcher.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE