SP-Arte, Bienal e outras mostras imperdíveis em São Paulo
Regina Silveira, no MAC-USP, Alfredo Jaar, no Sesc Pompeia, e Rosângela Rennó, na Estação Pinacoteca, são alguns dos destaques que chacoalham o circuito da cidade.
Desde setembro, com a inauguração da 34ª Bienal de São Paulo, a capital paulista vem sendo ocupada pelo melhor da arte contemporânea brasileira e internacional. Nesta semana, a SP-Arte, principal feira de arte da América Latina, chacoalha mais uma vez o circuito artístico da cidade. A 17ª edição do evento acontece a partir desta quarta-feira (20.10) e segue até o próximo domingo (24.10), na Arca, galpão localizado no bairro da Vila Leopoldina. Além da retomada das atividades presenciais, após quase dois anos de adiamento, a feira apresenta também um Viewing Room, espaço digital onde será possível acessar trabalhos de galerias e instituições participantes – algumas delas exclusivamente online.
Somando presencial e digital, a SP-Arte reúne 125 expositores, entre galerias de arte e design, editoras especializadas, museus e projetos especiais. Participam grandes galerias brasileiras como Nara Roesler, Fortes D’Aloia & Gabriel, Mendes Wood DM e Almeida e Dale, e jovens casas como HOA, Quadra e Projeto Vênus. Entre os espaços internacionais, destaque para Marian Goodman Gallery e Galleria Continua.
O evento promove também uma intensa programação cultural, com mostras, palestras e lançamentos de livros. Com curadoria de Ana Carolina Ralston, a exposição Arte e tecnologia: uma revolução em curso acontece durante a feira, no State, espaço adjacente à Arca, e propõe uma reflexão em torno do papel da tecnologia na produção artística, contemplando nomes como Eduardo Kac, Igi Ayedun e Ilê Sartuzi. A experiência das artes com o mundo digital é também o fio condutor de uma série de encontros organizados pela consultora Vivian Gandelsman. Na quinta-feira, 21.10, ela recebe no State artistas e colecionadores para conversas sobre assuntos quentes do mercado da arte. Destaque para o bate-papo entre o artista Thiago Martins de Melo e o designer Raul Luna sobre o trabalho digital Animal crepuscular.
Motivadas pela efervescência do momento, diversas galerias e instituições organizam mostras e outras atividades na semana da feira. Martins de Melo está em cartaz na Galeria Millan, em sua sede na Vila Madalena, com a individual Ouroboros sucuri até 06.11, e Cabelo apresenta Aurora Incorpora Cobra Coral, no Auroras, espaço independente no Morumbi, até 29.01. Já no sábado, 23.10, a Luciana Brito Galeria lança uma publicação em homenagem a Fernando Zarif na SP-Arte. Na ocasião, haverá a apresentação de um vídeo-exposição em sete diferentes empenas de prédios do Minhocão, no centro de São Paulo, no qual amigos e familiares de Zarif, entre os quais Erika Palomino e Fernanda Torres, fazem leituras em homenagem ao artista.
Nesta semana rodeada pelas artes, confira algumas das principais exposições de arte contemporânea em cartaz na cidade:
Confira com antecedência os requisitos necessários para o acesso às exposições e programações. Uso de máscara e distanciamento social são obrigatórios e muitas instituições exigem comprovante de vacinação, bem como compra antecipada de ingresso.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes