• ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI
PUBLICIDADE

Dia 16 de maio é dia de eclipse lunar da Lua Cheia em Escorpião, dando sequência ao eclipse solar da Lua Nova em Touro, que rolou no dia 30 de abril. Também é chamado de eclipse de sangue por conta da cor avermelhada que a Lua tem nesse dia. O fenômeno poderá ser visto no Brasil e terá início às 23 horas e 27 minutos do dia 15, com momento máximo à 1 hora e 11 minutos do dia 16.

Os eclipses sempre acontecem em dupla com duas semanas de intervalo entre eles, intercalando um solar e um lunar, sendo que os eventos estão ligados entre si. Digo isso, pois ao falar de eclipses ou retrogradações, já existe aquele alarde de que o mundo vai acabar e que estamos indefesos para eventos supertrágicos, como se fossem bombardeios aleatórios em nossas vidas. Porém se observarmos os fenômenos astrológicos de forma inteira, holística, podemos enxergar o suporte que eles trazem e a sequência perfeita de interferências para chegarmos a um estado maior de consciência. Isso se estivermos olhando para a vida pelo viés do aprendizado, e não da reatividade.

A diferença entre um eclipse solar e lunar está ligada à energia do Sol e a Lua.

PUBLICIDADE

O Sol está ligado à nossa identidade, ao que somos hoje. Num eclipse solar, bagagens mal resolvidas, que interferem no nosso potencial de brilho total, podem bater na porta. Inquietações e turbulências podem ser um sinal de algo que você precisa trabalhar para viver mais quem você é.

A Lua tem a ver com as nossas bases, nossa estrutura emocional, nosso sentido de segurança e pertencimento. No caso do eclipse lunar, podemos sentir o chão tremer, para trabalharmos medos que precisam ser encarados para viver um futuro mais pleno.

Dito isso, vale olhar para o passado para entender o presente e colher o melhor no futuro.

No dia 30 de abril, começou um período de questionamento sobre o nosso ser, sinalizando o que precisa ser destravado para você expressar a sua vida de forma mais autêntica. Pelo fato de o eclipse solar ter sido na Lua Nova em Touro, podemos dizer que o foco está na expressão no nível concreto, naquilo que você produz, possui, quer ter. Será que você tem e busca o que você realmente quer? As respostas não são tão óbvias, pois Plutão acabou de entrar em movimento retrógrado e ele não trabalha com a superfície, apenas com o que está oculto.

PUBLICIDADE

Agora, entre a noite do dia 15 e a a madrugada do dia 16 de maio, temos o eclipse lunar, que revela as inseguranças e fragilidades que precisamos trabalhar para viver esse eu verdadeiro de forma plena. Por acontecer na Lua Cheia em Escorpião, fica ainda mais exacerbada a necessidade de realizar uma limpeza profunda mesmo. Marte e Netuno em Peixes formam trígono com a Lua, indicando que é a hora de limpar traumas do passado, compreendê-los, e aceitar suas vivências do jeito que elas foram. Reagir e brigar com o que passou será contraprodutivo, pois a ideia é digerir para seguir adiante fortalecido e transformado.

É bom também observar se você cuida bem de si e o quanto que você se dá suporte para viver sua verdade, ou se acaba se calando e sufocando suas ideias mais originais, por medo de perder o controle de sua vida.

Fique atento aos sinais e perceba os eventos da vida como alertas de assuntos a serem trabalhados, principalmente se forem experiências que sempre se repetem de uma forma ou outra em sua vida.

E nem falamos ainda de Mercúrio retrógrado.

Com Mercúrio retrógrado, que iniciou no dia 10 de maio, simultaneamente a esse período, fica mais forte a necessidade de trazer a cura para as questões e solucionar os problemas de forma organizada. (para saber mais sobre o significado do Mercúrio retrógrado, clique aqui)

PUBLICIDADE

Se você tomou decisões que pareciam ser boas, mas que na verdade tinham como fundamento algum medo ou paradigma limitante, esses conteúdos poderão vir à tona. Por estarmos num período de eclipses no eixo Touro e Escorpião, muito provavelmente teremos que lidar com decisões que foram baseadas em controle e medo da falta de algo.

Não tenha pressa para resolver tudo de forma afobada, porém não deixe a inquietação te paralisar. Uma boa colheita no futuro dependerá do bom aproveitamento durante esse ciclo de eclipses e da retrogradação de Mercúrio.

Além disso, Vênus e Júpiter estão transitando por Áries, o que significa que é o momento de lidar com a vida com coragem para fazer o que precisa ser feito, no entanto, sem impulsividade ou impaciência.

Muitas ideias virão, mas é preciso ter calma para escolher o caminho que é certo para você. No dia 19 de maio, Mercúrio entra em sextil com Júpiter em Peixes e, em torno dessa data, você poderá ter grandes insights e ajustar o seu norte.

Dia 21 de maio é outro dia que trará muitas sacadas e clareza sobre o que precisa ser ajustado, com o Sol e Mercúrio em conjunção.

Na Lua Minguante em Peixes, que acontece no dia seguinte, dia 22, o Sol entra em Gêmeos, e mostrará que, às vezes, o melhor caminho é relaxar e se divertir com o presente, ao invés de fantasiar com como poderia ser e viajar nas ideias para conseguir o que quer.

A Lua Nova em Gêmeos no dia 30 de maio trará mais um momento de muita clareza e garra para começar uma nova vida, com uma expressão mais alegre e verdadeira. Novamente, isso se você estiver trabalhando profundamente suas questões, que estão sendo reveladas durante esse período de eclipse.

Mercúrio entrará em movimento direto no dia 3 de junho, então, você terá até esse dia para analisar, reavaliar e reorganizar as coisas. No dia 13 de junho Mercúrio chega à sua casa novamente, Gêmeos, e se você tiver cuidado de suas pendências, perceberá que tudo estará fluindo com maior facilidade.

Para finalizar a jornada, no dia 18 de junho, Mercúrio dará entrada a um voo livre definitivo, graças a todo o seu trabalho de organização e cura que você fez ao longo das semanas.

Masumi Suginoshita é criadora do site www.astromasumi.com, mãe, taurina e adora autoconhecimento e espiritualidade. Em seu trabalho, ela auxilia seus clientes a enxergar seus potenciais e a compreender os aprendizados de suas jornadas, através de ferramentas como astrologia, tarô, herbalismo, alquimia e terapia floral.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE

A ELLE Brasil utiliza cookies próprios e de terceiros com fins analíticos e para personalizar o conteúdo do site e anúncios. Ao continuar a navegação no nosso site você aceita a coleta de cookies, nos termos da nossa Política de Privacidade.

Assine nossa newsletter

Doses Semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas as novidades e lançamentos da ELLE no seu inbox.
Increva-se gratuitamente.