• ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI
PUBLICIDADE

Dá até para ouvir os rugidos, sentir o cheiro da terra molhada ou o vento batendo nas folhas. Tigres, pássaros, macacos e outros bichos estão à solta pela casa, tomando conta da decoração. Junto com flores delicadas e folhagens tropicais, sobem pelas paredes em papéis luxuosos, estampam tecidos, entram nas tramas das tapeçarias e inspiram o formato dos mais variados objetos, de poltronas a luminárias, com reinterpretações vibrantes da natureza

Painel com desenho de mata exuberante.Painel Forest and no machine, por Adriana Barra para BrancoPapel de Parede.Imagem Divulgação

Não à toa o mundo da decoração foi beber nessa fonte em suas coleções mais recentes. Prova de que a tão falada reconexão do ser humano com o verde está na ordem do dia também nos corações e mentes dos designers, sempre de olho nos desejos que andam pairando pelo nosso imaginário – no momento, sintonizado com a necessidade urgente de se engajar nas causas ecológicas.


O décor propõe mais uma forma, figurativa, de trazer o mundo natural para perto. "O tempo em contato com a natureza alivia a nossa ansiedade, aumenta a imunidade e é uma ferramenta poderosa de prevenção para saúde e bem estar. Nos reconectar com ela pode nos fazer mais felizes, saudáveis e produtivos", afirma Andrea Bisker, do portal de tendências Stylus.

PUBLICIDADE

Segundo a ONU, até 2050, sete em cada dez pessoas viverão em áreas urbanas. Portanto, inserir a natureza em suas vidas de alguma forma é um desafio global imperativo. Mas é bom lembrar: não basta ter um papel de parede com uma paisagem fantástica enfeitando a sala e não se ligar na importância de preservar o meio ambiente — e praticar isso ativamente.

Sala com sofa verde e papel de parede com mata e macaquinhosPapel de parede Casa de Vidro, da Coordonné. Foto Divulgação

"Essa reconexão é uma necessidade de sobrevivência para a humanidade. Os recursos naturais são finitos, mas a gente usa como se tudo isso estivesse a nosso serviço", diz o designer Marcelo Rosenbaum. "A Terra é um organismo vivo. Mais do que falar de design, precisamos entender que ela é nossa mãe. Somos parte dela. Tudo está conectado: nós, montanhas, matas, rios somos como irmãos", comenta Marcelo, que acaba de concluir um projeto com moradores de Terra Preta, na Amazônia. Inspirado nas lendas e histórias locais, um grupo de 17 homens de uma comunidade ribeirinha esculpiu bancos com figuras de animais em sobras de madeira provenientes do manejo sustentável na região, formando a coleção Esse Dito Bicho.Um belo exemplo de como cultivar não apenas o cuidado com a mata, mas também a ancestralidade.

PUBLICIDADE

Tapete com corais em tom de verde e roxoO tapete criado pelo estúdio CTRLZAK para YO2, de Pericles Liatsos, faz um alerta: com o aumento da temperatura dos oceanos, os corais entram em stress e mudam suas cores para tons néonImagem Divulgação

A tendência não pegou forte apenas por aqui, mas também na Europa. Grandes marcas de moda que contam com divisões de decoração, como Hermès, Louis Vuitton e Gucci entraram nessa toada com criações em que a natureza é a grande referência, além de designers, como Matthew Williamson, que assina o papel de parede Leopardo, para a Osborne & Little, que você vê na abertura desta reportagem. Confira a seguir alguns destaques desse passeio do décor por jardins e florestas.

Poltrona azul com encosto que lembra pena de pavao

Foto Divulgação

Poltrona Peacock, inspirada nas formas e cores do pavão, do designer filipino Kenneth Cobonpue.

O caminho para a selva

cc-tapis
Coordonné
CTRLAZAK
de Gournay
Dpot Objeto
Erdem
Fornasetti
Gucci Décor
Hermès
Kenneth Cobonpue
Louis Vuitton
Marcelo Rosenbaum
Marché Art de Vie
Osborne & Little
Maarten de Ceulaer
Moooi
Raw Edges
Rug' Society
YO2
Zooh Designs




Quer garantir uma salada fresca na mesa até sob lockdown? Conheça esses verdinhos que vão da terra ao prato em poucos dias – e não fazem questão de espaço, de sol e nem de talento para jardinagem.

PUBLICIDADE
Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE

A ELLE Brasil utiliza cookies próprios e de terceiros com fins analíticos e para personalizar o conteúdo do site e anúncios. Ao continuar a navegação no nosso site você aceita a coleta de cookies, nos termos da nossa Política de Privacidade.

Assine nossa newsletter

Doses Semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas as novidades e lançamentos da ELLE no seu inbox.
Increva-se gratuitamente.