UÍSQUE ESCOCÊS DO SEU JEITO
Não tem jeito errado para Ballantine's: o uísque escocês pode ser bebido de várias formas, aqui trazemos uma receita exclusiva por Stephanie Marinkovic.
Sempre aprendemos que uísque é bom de dois jeitos: com gelo, servido no copo baixo, ou puro, no copinho de shot, estilo cowboy, aquecendo a alma. Aí veio a onda da coquetelaria moderna para acabar com essa lobotomia e mostrar que drinques com scotch whisky podem ter bastante diversidade e nem são tão modernos assim. Há vários clássicos com base no destilado escocês, alguns bem antiguinhos como o Rob Roy (uísque com vermute), o Scotch Sour (com limão e açúcar), o Blood and Sand (com licor de cereja, suco de laranja e vermute), o Godfather (com licor amaretto), o Scotch Negroni (em que o gim sai de cena para que brilhe o uísque) e o Scotch & Soda (uísque e água com gás, simplesmente, bastante popular no Japão, onde é mais conhecido como Highball).
O uísque escocês é tão versátil quanto tantas outras bebidas. As notas de baunilha, mel e especiarias que ele ganha durante os longos anos de envelhecimento em barris de carvalho saem-se muito bem na companhia de outros elementos doces, ácidos, amargos, picantes, frutados. Há muito o que ousar e por aí já se imagina o quanto uísque ganhou de espaço nos bares de hoje, em receitas autorais dos bartenders ou em recriações de drinques do passado – basta saber misturar. É o que nos mostra a mixologista Stephanie Marinkovic com o Ballantine’s Honey, uma receita que pode surpreender muita gente que encara o scotch apenas da maneira tradicional.
Tudo isso prova que não tem jeito errado de beber uísque escocês. Existem vários jeitos. E tem o seu jeito também.
BALLANTINE’S HONEY
Ingredientes
– 50 ml de Ballantine’s 12
– 30 ml de suco de limão
– 20 ml de xarope de mel
– 2 pedaços de abacaxi fresco maduro
Modo de preparo
Em uma coqueteleira com gelo, coloque todos os ingredientes e bata vigorosamente até ficar bem gelado. Coe a mistura com ajuda de uma peneira fina para o copo baixo com gelo. Se quiser, decore o coquetel com mais pedacinhos de abacaxi.
Preparo do xarope de mel
Dissolva uma parte de mel na mesma medida de água morna e misture até o líquido ficar homogêneo. Espere esfriar e guarde na geladeira. Dura cerca de três meses em refrigeração.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes