Vai de quentão ou vinho quente?
Conheça a origem das duas bebidas mais famosas das festas juninas e aprenda como prepará-las rapidinho em casa.
Você sabia que o vinho quente, uma das bebidas mais famosas das nossas festas juninas, é internacional e foi inventado há alguns milênios? O nome varia conforme o país – pode ser mulled wine, vin chaud, bisschopswijn, viño calliente, glögg ou glühwein. A mistura aquecida de vinho tinto, fruta cítrica e especiarias surgiu provavelmente na Roma antiga, fez sucesso na Idade Média e atravessou todo esse tempo sem cair no esquecimento. Pudera. Com tamanho poder de esquentar o corpo nos dias gelados, o vinho quente que já fazia sucesso entre os europeus atravessou o Oceano Atlântico com os imigrantes e continuou entrando em cena por aqui, especialmente nos estados frios do Sul, onde historicamente se produz muito vinho. Sempre foi uma bebida barata e informal, para preparar com vinho de garrafão e até juntar as sobras de várias garrafas. Só uma adaptação precisou ser feita: a receita europeia, que originalmente era adoçada com mel, incorporou o açúcar em solo nacional.
No Brasil, o vinho quente não só se consolidou como deu filhote. Pelo interior do país, onde o vinho era artigo raro, a cachaça apareceu como substituta natural – assim nascia o quentão, uma tradição essencialmente caipira, mencionada no livro O dialeto caipira, publicado pelo folclorista Amadeu Amaral em 1920. Segundo Maria Lucia Gomensoro, autora de Pequeno Dicionário de Gastronomia (Objetiva), a bebida é originária da região Sudeste, especialmente o interior de São Paulo e Minas Gerais, onde os festejos de São João, São Pedro e Santo Antônio costumam cair em dias bem frios. O conceito sempre foi o mesmo: bebida quente temperada com especiarias e um toque cítrico para completar. Mas sempre dá para inventar um truquezinho a mais para deixar o quentão ainda mais gostoso.
As receitas a seguir ensinam o preparo das duas bebidas em suas versões clássicas, e também uma versão diferentona do quentão, cheia de frutas.
Receita de vinho quente
Receita de vinho quente
Foto: Divulgação
“A receita tradicional leva vinho tinto suave, mas quem preferir uma bebida menos doce pode usar o seco, sem problema. Sugiro a maçã fuji por ser mais saborosa e crocante, mas nada impede que se use outra variedade. Na hora de servir, também é questão de gosto: pode ou não coar o vinho.”
Oghan Teixeira, sócio da Ghee Banqueteria
Rendimento: 8 copos
Tempo de preparo: 20 minutos
Ingredientes
1 litro de vinho tinto suave
1 xícara de água
½ xícara de açúcar demerara
5 cravos
3 paus de canela
2 maçãs fuji picadas
Raspas de 1 laranja
Modo de fazer
1. Em uma panela, misture o vinho, a água, o açúcar, o cravo e a canela. Assim que levantar fervura, adicione a maçã e as raspas de laranja.
2. Deixe ferver por aproximadamente 8 minutos, desligue o fogo e sirva.
Receita de quentão clássico
Receita de quentão clássico
Foto Rodolfo Regini
“Como o propósito do quentão é ser democrático, aqui na Brigadeiro preparamos a receita com Velho Barreiro. Nossa versão é coada, porque engarrafamos e entregamos pelo delivery, mas em casa nem precisa coar.”
Bia Forte, proprietária da Brigadeiro Doceria & Café
Rendimento: 4 copos
Tempo de preparo: 20 minutos
Ingredientes
1 xícara de açúcar
Limão em rodelas
1 pedaço de gengibre picado grosseiramente
Cravo a gosto
Canela a gosto
2 xícaras de água
1 xícara de cachaça
Modo de fazer
1. Em uma panela, prepare uma calda com o açúcar, o limão, o gengibre, o cravo e a canela. Acrescente a água e deixe ferver por 3 minutos.
2. Adicione então a cachaça, misture bem, deixe aquecer e sirva.
Receita de quentão com frutas
Receita de quentão com frutas
Foto: Divulgação
“O quentão com pêssegos frescos me traz recordações muito gostosas. Minha tia preparava a receita dessa forma e o aroma era incrível. Claro, dá para inventar com outras frutas: pera ou nectarina, por exemplo, ficam ótimas.”
Ludmila Nogueira, chef do Douceur Ateliê
Rendimento: 4 copos
Tempo de preparo: 30 minutos
Ingredientes
1 ½ xícara (chá) de açúcar refinado ou cristal
1 colher (sopa) de gengibre em fatias finas
4 cravos
3 paus de canela
Cascas e suco de 1 laranja-baía
Cascas e suco de 1 limão-siciliano
1 ½ xícara de cachaça
3 xícaras de água
1 pêssego maduro picado
1 maçã pequena picada
1 xícara de morangos picados (opcional)
Modo de fazer
1. Em uma panela, em fogo médio, derreta o açúcar. Enquanto ele derrete, adicione o gengibre, os cravos, a canela em pau, as cascas de laranja e de limão e mexa sempre, até obter um caramelo cor de guaraná.
2. Abaixe o fogo e despeje a cachaça, a água e os sucos. Espere o caramelo do fundo da panela derreter completamente e, em seguida, adicione as frutas picadas.
3. Mantenha em fogo bem baixo por mais 15 minutos e sirva quente.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes