• ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI
Lifestyle

Feliz ano novo astrológico!

No dia 20 de março, o Sol entra em Áries, marcando um novo ciclo na astrologia. Confira o que esse período reserva para o seu signo e como aproveitar melhor as oportunidades que estão por vir.

Ilustração: Mariana Baptista
PUBLICIDADE

Quer um motivo para brindar neste fim de semana? Então, aqui vai um: neste domingo, 20 de Março, comemoramos o Ano Novo Astrológico. Trata-se da entrada do Sol em Áries, que simboliza o ano novo para os astrólogos e representa um momento de novos começos. A cada ano, esse movimento tem uma energia totalmente diferente – primeiro, por causa da posição dos planetas no momento da transição do Sol; segundo, por causa do planeta regente, que muda a cada ano.

Em 2022, o regente será Mercúrio, planeta ligado aos signos de Gêmeos e Virgem. A energia do planeta regente não é algo que você percebe de cara, pois é mais como uma narrativa de fundo, ligando pontos silenciosamente.

Mas antes de explicar o que isso tudo significa para você em 2022, vamos para uma breve retrospectiva dos planetas regentes, pois isso ajudará você a entender a sua função e aproveitar melhor o que ele traz neste ano.

Desde 2020, em particular, com a conjunção de Saturno e Plutão em Capricórnio, a humanidade foi estimulada a olhar para o que não pode mais ser ignorado e assumir a responsabilidade sobre a sua reestruturação. O planeta regente de 2020 foi o Sol (tá, a gente sabe que o Sol não é planeta, mas para fins de astrologia ele é assim chamado), nos estimulando a olhar para quem somos no meio de todo esse caos transformador.

PUBLICIDADE

Em 2021, o planeta regente foi Vênus, trazendo reflexões acerca das suas relações, sua vida financeira e atraindo para a sua vida tudo aquilo que tem a ver com quem você é.

Agora, em 2022, com a regência de Mercúrio, é o momento de se organizar e de usar a sua criatividade para viabilizar planos e ideias que vieram a partir das experiências desses últimos anos.

Mercúrio é o planeta ligado à comunicação, ao raciocínio, aos processos mentais, à organização, à criatividade e também ao nosso lado lúdico e perspicaz. Tudo que depende de ritmos e processos para o bom funcionamento está ligados a esse planeta, como a saúde, a natureza, a rotina e o trabalho.

Em 2022, somos convidados a fazer as adaptações necessárias no nosso dia a dia para viabilizarmos nossos projetos: uma boa rotina, cuidados com a saúde e alimentação, inserção de mais leveza no cotidiano, uma boa comunicação, organização, abertura para improvisação e flexibilidade. É uma questão de deixar tudo mais agradável e prático para a vida fluir bem – como organizar a bancada da cozinha antes de começar a criar um novo prato.

PUBLICIDADE

E vamos precisar disso, já que, em 2022, o foco está na renovação e libertação. Travas na rotina devem ser trabalhadas para que elas não obstruam o seu caminho, pois com a conjunção de Júpiter e Netuno em Peixes no começo do ano, você verá que vai precisar liberar bastante espaço para comportar os seus sonhos. É preciso acreditar e ter fé em si mesmo, confiando que aquela voz que está sussurrando no seu coração sabe do que está falando.

A racionalidade do planeta regente, Mercúrio, serve para criar soluções, não para decidir o que você quer. Lembre-se disso no momento em que começar a pensar demais, achando tudo impossível e muito louco. Respire, desmembre o projeto em passos e siga um dia de cada vez.

No momento do ano novo astrológico, temos Marte e Vênus formando quadratura com Urano. 2022 é o ano de tomar coragem para inovar e resolver os desafios com graça e autenticidade. Você pode, e deve, fazer as coisas do seu jeito, porém respeitando o jeito do outro. Converse, flexibilize, brinque e tente entrar num consenso de modo amigável. Ao mesmo tempo, se abra para atrair pessoas que pensam como você e que podem lhe apoiar em sua jornada. Seguir os sonhos e se libertar pode ser um pouco assustador, mas com amigos pode ser um pouco mais tranquilo.

PUBLICIDADE

Esqueça ideias fixas e desencane de fazer tudo do jeito que você sempre fez. É a hora de quebrar padrões e se aventurar com novas abordagens.

Se essas notícias empolgam você, ótimo. Senão, não se preocupe. Se estiver se sentindo perdido, ou com as ideias indefinidas, totalmente por fora dessa vibe de renovação toda, está tudo bem, pois a introspecção tem a sua função. O período do Sol em Peixes, que antecede a entrada do Sol em Áries, traz um período de reflexão, conexão aos sonhos da alma e limpeza de bloqueios inconscientes, para entrarmos no ano novo sem freios. Aproveite momentos assim para trabalhar o autoconhecimento, deixar mágoas no passado, se perdoar pelo que não deu certo e também para aceitar algum sonho aparentemente impossível ou inesperado que surgir na superfície.

Deixa rolar sem pressa, pois no dia 27 de Março Mercúrio entra em Áries, acelerando naturalmente os pensamentos, preparando para a Lua Nova em Áries do dia 1 de abril, o supermomento para dar os primeiros passos de 2022.

Abaixo, as dicas para cada signo aproveitar este momento:

Áries

Os últimos anos foram muito transformadores e puxados, mas serviram para você amadurecer e se estruturar para uma vida ainda mais livre e independente. No ano passado, você já teve um gosto do que seria essa renovação que foi descrita acima, mas agora é seu momento de voar e se jogar de fato para o novo. Equilibre a diversão e o trabalho, e não deixe a sua rotina de lado no meio da correria e empolgação.

Touro

Você tem passado por anos de transformações, mas, apesar de positivas, elas podem ter causado um pouco de estranhamento e dificuldade de se reconhecer. No ano passado, você começou a fazer as pazes com esse processo de nascimento desse novo ser, que ainda está no processo de renovação como um todo. O ano está propício para pensar em novas fontes de renda e ter clareza do seu valor como pessoa, dando um upgrade na sua autoestima.

Gêmeos

Sua mente está visualizando novos caminhos? Você está em um período muito legal para enxergar novas possibilidades. Em 2022, você estará com a criatividade ao seu favor e com uma vontade de atravessar novas fronteiras. Lembre-se sempre dos seus valores, de quem você é e dos seus objetivos para não se perder no meio de tantas ideias atraentes, e tenha paciência com o tempo que as ideias precisam para germinar.

Câncer

Depois de um longo período de crescimento (duro), você começou a sentir a chegada de novos ares em sua direção. Em 2022, chega o momento de usar a sua criatividade para deixar a sua vida mais próxima daquilo que você deseja, mesmo que isso signifique que você precise dar uma limpada e organizada no seu interior para realmente largar mão de tudo o que não serve. Depois disso feito, não é para olhar para trás mesmo, pois está tudo a favor da expansão para novos horizontes.

Leão

A reavaliação da sua forma de se relacionar com as pessoas tem sido uma constante desde o ano passado, e isso é bom, pois você tem amadurecido bastante nesse aspecto, o que traz maior credibilidade para as suas interações. Use suas novas habilidades para ter maior autonomia e abrir novas possibilidades em sua carreira, sem querer controlar as rotas ou pensando demais. Coisas boas podem acontecer quando você confia no poder regenerador das mudanças e nas oportunidades de renovação que existem nos imprevistos.

Virgem

Novos caminhos podem se abrir quando você segue a sua intuição na hora de se relacionar com as pessoas em 2022. Deixe a razão um pouco de lado e veja esse setor se aflorar e abrir a sua mente para novas possibilidades. Você está encontrando um novo propósito em sua carreira, enxergando o seu trabalho e lidando com ele com um novo olhar. É preciso ter foco no que é essencial para não ficar procurando pelo em ovo ou se paralisar com perfeccionismo.

Libra

Você sabe o que você quer, mas pode estar duvidando um pouco de si. Neste ano, vale a pena introduzir todas aquelas ideias e práticas positivas, que você já conhece, na sua rotina. Pequenos esforços podem não trazer resultados imediatos, mas no longo prazo você verá que a fé num final feliz terá valido a pena. Pensamento positivo é uma construção diária. Em 2022, você completará um ciclo de aprendizado sobre identidade e autoestima, atraindo pessoas diferentes em sua vida.

Escorpião

Apesar do stress que certas pessoas ou acordos podem estar causando em sua vida, o ano começa com bastante fluidez e ideias incríveis. Você teve que se esforçar para dar conta de si e dos tumultos emocionais, mas em 2022 tudo indica que você sairá com as bases mais fortalecidas e contato com novos círculos sociais. Tenha paciência com as pessoas e respeite o jeito que cada um tem de fazer as coisas, sem julgamentos – inclusive o seu.

Sagitário

O seu emocional está passando por um supertreinamento, que tem trazido maior sensibilidade e humanidade aos seus conceitos. Sua forma de ver o mundo passa por um processo de lapidação, tornando seus ideais mais flexíveis e compatíveis com a realidade, o que poderá trazer benefícios, tanto para você, quanto para as pessoas mais próximas. 2022 terá como marco uma evolução na sua forma de pensar e se comunicar, trazendo impactos positivos na sua carreira, inclusive.

Capricórnio

Você tem ressignificado o papel do dinheiro em sua vida e continuará nesse processo em 2022. Neste ano, você perceberá a importância de investir em relaxamento, diversão e novas experiências. Talvez você chegue à conclusão de que nem tudo é esforço e que às vezes as coisas dão mais certo na vida quando a gente desencana e vai se divertir um pouco. A alegria abre o espaço necessário para um projeto maior se realizar.

Aquário

2022 começa com tudo para você e, neste ano, você perceberá que o ciclo de busca ou ressignificado de propósito chegará no seu fim. Em determinado momento, você verá que se aproxima a hora de encarar a realidade com tudo o que você aprendeu. Sua paixão pelas suas ideias e a sua criatividade farão com que você consiga ter a paciência e a flexibilidade necessárias para perseverar em seus planos. A sua renovação pessoal pode trazer momentos desafiadores com as pessoas mais próximas. Procure encarar, mas resolver com graça e respeito ao próximo.

Peixes

Seu mundo tem se expandido e as possibilidades continuarão surgindo em 2022. Confiar na intuição é fundamental para poder aproveitar essas oportunidades, pois alguns caminhos podem parecer muito impossíveis, até para você. Neste ano vale a pena sair da sua zona de conforto e se concentrar em um alvo de modo mais firme, se organizando e usando as suas habilidades para conquistar seus objetivos.

Masumi Suginoshita é criadora do site www.astromasumi.com, mãe, taurina e adora autoconhecimento e espiritualidade. Em seu trabalho, ela auxilia seus clientes a enxergar seus potenciais e a compreender os aprendizados de suas jornadas, através de ferramentas como astrologia, tarô, herbalismo, alquimia e terapia floral.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE

A ELLE Brasil utiliza cookies próprios e de terceiros com fins analíticos e para personalizar o conteúdo do site e anúncios. Ao continuar a navegação no nosso site você aceita a coleta de cookies, nos termos da nossa Política de Privacidade.

Assine nossa newsletter

Doses Semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas as novidades e lançamentos da ELLE no seu inbox.
Increva-se gratuitamente.