Cadastre-se em nossa newsletter para ler este e outros artigos.

Doses semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas os lançamentos da ELLE!
Inscreva-se gratuitamente.

  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI
PUBLICIDADE

Cíntia Felix já quis estudar patologia clínica, mas não teve jeito: foi fisgada pela moda. Ela diz que sempre acreditou no seu potencial de ''ativismo silencioso''. Passando por várias etiquetas, no Rio de Janeiro, cidade onde é radicada, a estilista criou seu próprio negócio, a Az Marias, em 2015. ''O nome é uma homenagem a todas as Marias, de A a Z, porque fui criada só por mulheres'', explica. Hoje, a marca estreou na SPFW, integrando o line-up do Projeto Sankofa.

A inspiração para a coleção foi Nzinga Mbandi, guerreira e rainha angolana, que lutou contra a escravização de seu povo pelos portugueses e foi um mártir de resistência, força e coragem no antigo Reino de Matamba. ''A coleção fala da multiplicidade das mulheres. Criei tudo para honrá-las'', afirma Cíntia. Nos cinco looks, podemos ver estampas autorais que se misturam aos tecidos fluidos e mais pesados. As silhuetas são ora ajustadas ao corpo, ora afastadas dele. Tudo faz uma analogia ao poder de resiliência que o feminino pode ter. Além disso, há a referência ao continente africano com a inserção dos adrinkras, símbolos que representam ideias expressas em provérbios.

Sua madrinha foi nada menos que Isaac Silva. A marca é veterana da SPFW, mas foi uma das primeiras geridas por pessoas negras a integrar o line-up da coleção em 2019. Para Cíntia, o estilista fez com ela o que ele mesmo não teve, ao ofertar apoio, acolhimento e conselhos sobre quais caminho a seguir.

PUBLICIDADE

Toda a equipe de fotografia, edição, styling e maquiagem foi muito bem pensada. Segundo Cíntia, seu desejo era de que ''eles tivessem a melhor experiência possível''. O filme fashion, que você confere abaixo, deixa evidente a potência de uma moda que tem propósito para além da estética. Mas, ''o que o computador e a tela não captam são os gritos de felicidade, o choro de superação, o reconhecimento e o final onde batemos palma, pois conseguimos entregar um trabalho como esse'', fala a estilista.

Ela diz ainda que busca criar para mulheres reais e segue os princípios do slow fashion. Por isso, o estoque de produtos é moderado, e as criações envolvem outro ritmo, distante da convencional frenesi da moda convencional. E isso não se restringe ao processo de design, se aplica também na cadeia produtiva como um todo, já que a marca não terceiriza as etapas de confecção. ''Isso está atrelado a qualidade de vida das costureiras'', explica Cintia, ao reforçar a importância e proximidade de sua modelista e pilotista, Babi Batista.

PUBLICIDADE

A força a qual a coleção se refere, esteve presente durante o processo criativo de Cíntia e sua equipe. ''Foi um desafio, a gente tem muita cobrança interna e somos ensinados que devemos fazer três vezes melhor'', compartilha a estilista. Sua felicidade é ver o line-up da maior semana de moda do Brasil mais racializado. Quem pensa que as estreantes estão entregando pouco, pode se desenganar. O que vimos nestes primeiros dois dias de evento foram novas marcas dando um baile em muitas veteranas, seja no quesito informação de moda ou propósito e alinhamento com o mundo de hoje. ''Fico me perguntando, se sem dinheiro já fizemos tudo isso, imagina com recursos?'', questiona a estilista.

Agora, Az Marias se prepara para as próximas duas participações no evento, já que o Sankofa contempla as edições do final deste ano e início de 2022. Quanto aos aprendizados, talvez um dos mais marcantes seja entender a moda de outra forma, com mais humanidade. ''Às vezes, nesse mercado, parece que todas as marcas são inimigas, mas aqui, [no Sankofa], aprendemos em conjunto. Isso faz parte de quase todas as culturas africanas. O problema de uma marca é meu problema, pois eu faço parte desse coletivo'', finaliza.

Az Marias na SPFW51

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE

A ELLE Brasil utiliza cookies próprios e de terceiros com fins analíticos e para personalizar o conteúdo do site e anúncios. Ao continuar a navegação no nosso site você aceita a coleta de cookies, nos termos da nossa Política de Privacidade.

Assine nossa newsletter

Doses Semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas as novidades e lançamentos da ELLE no seu inbox.
Increva-se gratuitamente.