Altuzarra olha para o passado para construir um novo futuro

Após quatro anos desfilando fora de Nova York, Joseph Altuzarra volta não só à cidade – mas ao design que o consagrou.


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Fotos: Divulgação



Olhar para o passado tem sido uma constante não só na moda, mas no mundo. Entender de onde viemos deixa o caminho mais claro para seguirmos em frente. Na temporada de verão 2022, essa tem sido a forma com que muitos estilistas resgatam suas origens, trazendo ao presente o que os consolidou lá atrás – e quem fez isso, no geral, entregou belas coleções. É o caso da Altuzarra, marca com forte DNA boho-chic, que, com este desfile, mostrou o estilo ainda pode ser muito bem explorado.

A começar pelas amarrações de corda (um clássico da marca) ou feitas com o próprio tecido em vestidos longos e fluídos, marcando a silhueta. Desta vez, porém, esses vestidos são de tricô, bem soltinho, caindo livremente sobre o corpo, delineando sem restringir qualquer tipo de movimento. É que esse segmento se mostrou um dos mais rentáveis para a etiqueta.

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As sandálias com moedas que tintilam ao caminhar das modelos também são resquícios da sua verve boho, bem como os tingimentos tipo tie-dye, processo que lhe rendeu muito sucesso em meados da década de 2010. Mas talvez sejam os tops e sutiãs uma das reinterpretações mais interessantes do momento. A peça – e sua combinação com blazers – é tendência forte nesta temporada da NYFW. Aqui, aparecem também como recortes de macramê decorando quase todos os melhores looks dessa coleção. Destacam-se as aplicações em ternos e vestidos de festa com cordões soltos e tassels.

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Em entrevistas, o designer contou que criou essas peças artesanais – como os crochês e os tingimentos estilo shibori – em colaboração com diversas comunidades de artesãos ao redor do mundo. Para esta coleção, ele experimentou pela primeira vez com tingimentos naturais feitos a partir de flores.

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Os microplissados, que se adaptam à forma do corpo, também fazem um comeback em versões pretas, douradas e estampadas. O novo vem em forma de casacos de lã pesados para o inverno (apesar de estarmos falando de uma coleção de verão) e as camisas descomplicadas e até propositalmente amassadas, usadas da maneira mais descontraída possível. O estilo boêmio que consagrou Joseph Altuzarra reaparece de forma mais adulta e sóbria, mostrando que sua mulher cresceu, mas nunca deixou de lado suas raízes. Ainda bem.

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