Nicola Brognano traz o espírito dos anos 2000 a Blumarine

Jeans, cinturas baixíssimas, transparências e borboletas fazem parte do universo criado pelo estilista para dar cara nova à marca italiana.


ACSLTOte origin 943 scaled
Fotos: Getty Images



O look total jeans já deixou de ser uma moda exclusivamente Y2K faz tempo, mas certas lavagens, modelagens, recortes e patchworks sempre remeterão ao imaginário fashion do começo dos anos 2000. E é exatamente nessa era que Nicola Brognano, estilista da Blumarine, mergulha ao criar uma nova imagem para a moda italiana. Contratado no final de 2019, o italiano é apaixonado por essa estética e, mais ainda, sabe que ela vende – principalmente para a geração mais nova.

image 743

Para o verão 2022, o jeans abre o desfile estampado em um vestido de alcinha com fenda e permeia toda a coleção, em microshorts, calças e tops. Ele aparece com print de recorte bem no estilo da virada do milênio ou em patchwork mesmo, nas peças que não demandam tanta fluidez e leveza.

Os conjuntinhos de calça cargo e jaqueta bomber encurtadas, que já havia dado as caras em coleções passadas, volta em versão brilhante, meio acetinada. Para a moda praia, micro tangas são usadas embaixo de blusas de manga comprida bem justas e vestidos transparentes ou combinadas a suéters fechados com lacinho.

image 744

As flores, que fazem parte ativa do DNA da marca, aparecem abundantemente em estampas sobre tecidos fluidos ou aplicadas em 3D em tops tomara que caia e de um ombro só. Junto a elas chegam as borboletas, também recorrente do trabalho de Brognano na marca.

E dá-lhe óculos máscara, shorts de cintura baixíssima, pingentes de strass, bandanas prendendo os cabelos e decotes até o umbigo. Tudo parece transportado diretamente dos anos 2000, sem tirar nem pôr. Diferente das últimas duas coleções apresentadas, nesse desfile a interpretação parece literal demais.

image 745

Mas também, se mexe em time que está ganhando? Desde que assumiu a direção criativa da Blumarine, a etiqueta se tornou um pequeno fenômeno entre a Geração Z justamente pela exploração dessa estética.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes