• ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI
PUBLICIDADE

Esqueça tudo o que você sabe sobre coletes de tricô. A peça que por anos esteve atrelada a esportes de luxo, nerds da ficção e avôs adeptos de boinas se tornou um dos itens mais desejados do momento. Ao entregar conforto, elegância e uma nova camada, capaz de transformar as roupas que já temos, ela vem se tornando peça-chave dos armários de quem não abre mão do estilo mesmo que seja para tomar um vinho em casa.

Harry Styles é um dos grandes responsáveis por essa virada. Já faz algum tempo que os coletes de lã volta e meia compõem seus looks retrôs, mas um em especial causou um alvoroço. Em 2019, o cantor surgiu com um modelo azul com desenhos de carneirinhos, da marca francesa Lanvin, bem semelhante ao tricô vermelho usado em algumas ocasiões marcantes pela princesa Diana. Logo, réplicas começaram a surgir e até Rowing Blazers, responsável pelo suéter de Lady Di, relançou sua peça no formato original e também uma versão colete com a mesma estampa icônica.

O colete azul da Lanvin de carneirinhos usado por Harry Styles.

Harry Styles usou o colete de carneirinhos da Lanvin em novembro de 2019.

Foto: Getty Images

O colete da Lanvin de carneirinhos usado por Harry Styles.

O colete foi desfilado na Semana de Moda de Paris masculina, na coleção Verão 2020 da Lanvin.

Foto: Agência Fotosite

Tyler, the Creator é outro artista que empregou um ar descolado a esse item que por tanto tempo foi visto como careta, usando coletes em tons pastel em suas aparições em tapetes vermelhos e também criando modelos com estampas divertidas, como margaridas gigantes e paisagens naturais, para sua marca Golf Wang. V e Jimin, integrantes do BTS, gostam de brincar com o estilo preppy de uma maneira arrojada e também ajudaram a despertar o interesse de muita gente por esse corte de tricô.

O colete de tricô nas Semanas de Moda recentes

O designer Wing Wang levou o colete de trico para a Semana de Moda da China outono/inverno 2022

VCG / Getty Images

O designer Wing Wang foi um dos que levou o colete de tricô para a Semana de Moda da China outono/inverno 2022


A peça também ganhou as passarelas. As semanas de moda do início de 2020 o elegeram como uma das grandes apostas do inverno europeu. Dior, Off-white, Fendi, Gucci e Givenchy foram algumas das grifes que levaram para as passarelas looks compostos com coletes das mais variadas formas. Sobrepondo transparência, ressignificando a alfaiataria e, até mesmo, sem nada por baixo, como peça única em contato direto com a pele.

Deu certo. Fashionistas como Bella Hadid e Kendall Jenner abraçaram com tudo a (praticamente) nova opção de roupa até antes do previsto. Talvez o confinamento tenha adiantando a chegada da peça aos looks do dia dia ainda em 2020, mas é inegável que em 2021 aconteceu de vez a invasão dos coletes nos armários de pessoas do mundo todo.

A hashtag com o termo em inglês #sweatervest reúne, só no Instagram, mais de 91 mil fotos de looks diversos embalados na tendência. No TikTok, são mais de 31 milhões de visualizações em vídeos que a levam na legenda. E a peça sem mangas feita com lã segue ganhando espaços nos desfiles, prometendo ser muito mais que uma febre passageira.

Looks com colete de tricô para se inspirar

Ama Lou no Paris Haute Couture Fashion Week  de colete de trico

Matthew Sperzelg / Getty Images

Onde comprar coletes de tricô

Colete de trico de vovo mnisis

Divulgação

Mnisis

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE

A ELLE Brasil utiliza cookies próprios e de terceiros com fins analíticos e para personalizar o conteúdo do site e anúncios. Ao continuar a navegação no nosso site você aceita a coleta de cookies, nos termos da nossa Política de Privacidade.

Assine nossa newsletter

Doses Semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas as novidades e lançamentos da ELLE no seu inbox.
Increva-se gratuitamente.