Moda
Confira o que rolou no 2º dia de SPFW
Comentamos os principais pontos das apresentações do dia: da reprodução da passarela ao voyeurismo.
06 de November de 2020
Foto Cortesia | Another Place
Receba os quatro volumes impresso anuais e
acesse a ELLE View, nossa revista digital mensal.
Comentamos os principais pontos das apresentações do dia: da reprodução da passarela ao voyeurismo.
As passarelas estão canceladas ou pelo menos suspensas, mas isso não quer dizer que sua simbologia não esteja presente. Mesmo em formato digital, algumas marcas optaram por reproduzir o bom e velho desfile de maneiras mais ou menos criativas.
Ainda que em vídeo, Pedro Korshi tentou reproduzir os vários momentos de um desfile real-oficial. Do camarim à primeira fila e, claro, à passarela. Os modelos fizeram as vezes de atores e incorporaram a maquiadora, a stylist, a influenciadora e a jornalista num cenário fictício e bastante teatral.
A coleção, chamada de Armário Inteligente, reafirma o conceito de versatilidade da Korshi 01, com 10 peças multifuncionais. Uma saia que é top, um pijama que é casaco, um macacão que é capa ou vestido. Por meio de botões, amarrações e ajustes elásticos, decide quem veste. Entre as novidades, estão as peças de alfaiataria (em propostas mais elaboradas e sofisticadas) e o tricô. Ou seja, o visual não fica mais restrito ao jeitão industrial e street das temporadas passadas.
O estilista conhecido por revolucionar a moda praia nacional decidiu fazer de sua apresentação um desfile filmado. Numa casa no Jardim Europa, em São Paulo, mostrou sungas, bermudas, camisas, biquínis, maiôs e saídas de praia em propostas mais contidas e simplificadas do que em temporadas passadas. A inspiração para as modelagens são aquelas vistas no final dos anos 1970, início dos 1980 – por isso, a asa delta e a microsunga. A coleção tem como base a reciclagem de materiais e tecidos disponíveis no ateliê da marca. A reprodução de uma passarela tradicional em clima de reality show, contudo, reduziu o impacto da apresentação, que ainda sofre com close-ups indelicados nem sempre necessários e com a alienação às questões de diversidade de corpos.
Os meses de quarentena e pandemia também fizeram as estilistas Fernanda Niemeyer e Renata Alhadeff, da A.Niemeyer olhar para dentro nesta temporada. Com nome de Origem, a coleção recupera o que há de mais essencial na marca da dupla: o conforto, a cartela de cores neutras, texturas naturais, modelagens básicas e uma ideia de roupa atemporal e sempre prática. No vídeo de apresentação, peças antigas se misturam a outras já à venda e de entradas futuras.
"Foi tudo pensado para nossos clientes, são releituras de peças clássicas que sempre nos pedem", diz Rafael Nascimento, diretor criativo da Another Place. E já que são itens conhecidos, em sua maioria básicos, como camisetas, tops, underwears, bodies e segundas-peles, para que focar nas roupas, não é mesmo? "Foi a coleção mais comercial que já fizemos. Já o vídeo, é bem conceitual, as roupas mal aparecem."
Poderia ser um problema, mas não é. Em parte porque a Another Place tem uma proposta bem objetiva na sua oferta de produto. Desfiles ou qualquer tipo de apresentações muito focados na roupa, quase sempre imprimem repetição. Apostar em narrativas e construções imagéticas mais elaboradas, por tanto, é uma boa solução – e ainda se conectam à qualidade de canvas desse tipo de peça.
Com nome de Promessas Quebradas para Corações Partidos, o vídeo de apresentação traz Cadu Libonati como uma pessoa que, de uma distância pandêmica, observa tudo dentro do seu carro: pessoas em sua garagem, vários mundos possíveis e talvez alguns desejos represados. A visão voyeur é interessante, traz uma camada de sexualidade até então intocada nesta edição do evento e também pouco explorada pela marca que tem um público queer expressivo.
Receba este e outros conteúdos exclusivos da ELLE com curadoria especial da nossa equipe, direto no seu e-mail.
Que a ELLE não é como as outras você já sabia, mas agora vai se surpreender ainda mais.
Nossas edições impressas estão mais premium do que nunca. Assine e receba os 4 volumes anuais, além do acesso à ELLE View, nossa revista digital mensal.
12x 24,99 + FRETE GRÁTIS
EU QUERODoses semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas as novidades e lançamentos da ELLE no seu inbox. Inscreva-se gratuitamente.
A ELLE Brasil utiliza cookies próprios e de terceiros com fins analíticos e para personalizar o conteúdo do site e anúncios. Ao continuar a navegação no nosso site você aceita a coleta de cookies, nos termos da nossa Política de Privacidade.