Cadastre-se em nossa newsletter para ler este e outros artigos.

Doses semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas os lançamentos da ELLE!
Inscreva-se gratuitamente.

  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI
PUBLICIDADE

Joe Biden assume, nesta quarta-feira (20.1), a presidência dos Estados Unidos, em cerimônia no Capitólio, em Washignton. Quebrando o protocolo, Donald Trump não participa da cerimônia. Em seu lugar, o vice Mike Pence entrega o cargo a Joe Biden.

Seguindo a paleta de cores do Partido Democrata, casa de Biden, tanto a vice-presidente eleita, Kamala Harris, como a agora primeira-dama dos Estados Unidos, Dra. Jill Biden, usaram vestidos em tons de azul (o look de Kamala, em roxo, dependendo da luz aparecia como um azul vibrante).

Estavam presentes na cerimônia também o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama e sua esposa, Michelle Obama. Confira abaixo:

O look de Kamala Harris na posse

Kamala Harris escolheu um look Christopher John Rogers para a posse.

Kamala Harris escolheu um look Christopher John Rogers para a posse.

Getty Images

Kamala Harris, vice-presidente eleita dos Estados Unidos, ostentou um look assinado pelo jovem Christopher John Rogers (estilista queer e negro, ele foi o ganhador do CFDA, em 2019, na categoria designer emergente do ano), em um tom de roxo, cor que marcou o movimento das Sufragistas pelo direito ao voto. A escolha também pode ser lida como uma representação da mistura do vermelho com o azul, cores oficiais dos dois partidos estadunidenses (republicano e democrata), na intenção de mostrar um desejo por união (mensagem usada pela chapa Biden-Harris durante a campanha) em um momento extremamente polarizado. Hillary Clinton e Jill Biden (na véspera da posse) também usaram roxo em seus visuais.

Completando o visual, saltos de Sergio Hudson, um dos preferidos de Michelle Obama, e um colar de pérolas, já marca registrada do visual de Kamala, personalizadas pelo designer de joias porto-riquenho Wilfredo Rosado. Diversas mulheres dos EUA, inclusive, se organizaram para usar pérolas nesta quarta-feira como uma homenagem a ela. Para entender melhor o estilo da vice-presidente, que costuma fazer escolhas bastante práticas e confortáveis de moda (ela passou boa parte da campanha a bordo de tênis Converse, leia esta matéria aqui.

Ontem (9.1), Kamala compareceu a uma solenidade em homenagem às pessoas que foram perdidas durante a pandemia do coronavírus usando um casaco da Pyer Moss. A marca é do estilista Kerby-Jean Raymonds, um dos principais nomes da nova geração, filho de imigrantes haitianos, e que sempre usou a moda como um palco para seu ativismo e luta contra o racismo. Se moda também é comunicação, podemos entender aqui que pessoas negras, estrangeiras e mulheres fazem parte da mensagem do dia.

Getty Images

O look de Jill Biden na posse

\u200bJill Biden com look azul assinado pela marca Markarian.

Jill Biden com look azul assinado pela marca Markarian.

Getty Images

A educadora e agora primeira-dama dos Estados Unidos — que prefere a alcunha de "Doutora" Jill Biden — combinou vestido, casaco e máscara azuis assinados por Alexandra O'Neill, da marca Markarian, uma jovem designer de Nova York.

O look de Michelle Obama na possa de Joe Biden

Michelle Obama escolheu um look Sergio Hudson para a posse de Joe Biden\u200b ao lado de Barack Obama.

Michelle Obama escolheu um look Sergio Hudson para a posse de Joe Biden ao lado de Barack Obama.

Getty Images

Michelle Obama apostou em um look vinho, também assinado pelo estilista afro-americano Sergio Hudson, assim como Kamala. Ele vestiu a antiga primeira-dama em diversas ocasiões durante o mandato de seu marido, Barack Obama, e já trabalhou com celebridades como Beyoncé e Rihanna.

O look de Lady Gaga na posse

\u200bLady Gaga usou um vestido Schiaparelli feito sob medida na posse de Joe Biden.

Lady Gaga usou um vestido Schiaparelli feito sob medida.

Win McNamee/Getty Images

Lady Gaga cantou o Hino Nacional dos Estados Unidos durante a cerimônia de posse. A artista, democrata declarada, também se apresentou no encerramento da campanha presidencial de Biden na Pensilvânia, às vésperas da eleição. Nesta quarta-feira, Gaga usou um vestido de alta-costura da maison Schiaparelli, assinado pelo estilista Daniel Roseberry. O modelo era justo, em azul marinho, na parte de cima, alongando-se em uma saia vermelha de cetim bufante. Na altura do peito, a peça ostentava um broche dourado em formato de pomba, símbolo da paz.

O looks de Jennifer Lopez na posse

\u200bJennifer Lopez veste conjunto branco Chanel na posse de Joe Biden.

Jennifer Lopez veste conjunto branco Chanel na posse de Joe Biden.

Win McNamee/Getty Images

Jennifer Lopez foi convidada pelo Comitê Inaugural de Biden para apresentar a canção This Land Is Your Land (Esta terra é sua terra, em tradução livre) durante o evento. A artista tem descendência porto-riquenha, e se dirigiu à nação em espanhol — reforçando as políticas do novo governo de inclusão dos latino-americanos.

JLo escolheu um conjunto branco da Chanel, inspirado pelo movimento Sufragista, para a cerimônia. A peça era composta por um sobretudo, calças largas cravejadas de lantejoulas e uma blusa de gola alta com babados.

Amanda Gorman veste Prada

\u200bAmanda Groman veste casaco amarelo e tiara vermelha da Prada na posse de Joe Biden.

Amanda Groman veste casaco amarelo e tiara vermelha da Prada na posse de Joe Biden.

Getty Images

A jovem Amanda Gorman emocionou todos os presentes com a leitura de seu poema "The Hill We Climb". A poeta de 22 anos é formanda em sociologia em Harvard e a mais jovem escritora a ler um poema durante a posse de um presidente dos Estados Unidos. Seu primeiro livro, "The One for Whom Food Is Not Enough", foi publicado em 2015.

Para a ocasião desta quarta-feira, ela também usou a moda como uma mensagem, e optou por um look total da Prada, com um casaco amarelo vibrante, que ela diz ser uma homenagem a Jill Biden por tê-la recomendado para o evento. "Estou feliz de podermos falar sobre moda porque esse é um tema que significa muito para mim, é a minha maneira de me apoiar na história que veio antes de mim e em todas as pessoas que me apoiaram", disse ela. "Eu estou tecendo meu próprio tipo de simbolismo com esta roupa, e é muito especial e importante para mim entregar essas pepitas de informação e sentimentalismo enquanto recito o poema".

Ela completou o visual com uma grande tiara vermelha de cetim, joias que foram dadas a ela por Oprah e um anel dourado com um pássaro engaiolado que representa o livro "I Know Why the Caged Bird Sings", de Maya Angelou (poeta que recitou uma obra na posse de Bill Clinton, em 1993).

Ella Emhoff veste Miu Miu

Ella Emhoff também chamou atenção durante a cerimônia. Enteada de Kamala Harris, a jovem de 21 anos estuda moda na Parsons School of Design, e vestiu um casaco de lã da grife italiana Miu Miu (cuja diretora criativa também é Miuccia Prada) para a posse da madrasta — a quem carinhosamente chama de "Momala". Por baixo do casaco, a estudante usava um vestido roxo de botões, mangas bufantes e cintura delineada, da grife Batsheva.

Usuários do Twitter acreditaram, em um primeiro momento, que o look de Ella havia sido criado pela jovem, algo que ela considerou fazer, mas acabou mudando de ideia. No Instagram, ela vende diversas peças de tricô feitas à mão, que lhe renderam certa fama em alguns nichos da moda.

Kamala Harris ostenta Sergio Hudson à noite

Kamala Harris

Joshua Roberts-Pool/Getty Images

Depois da burocracia da manhã, Joe Biden e Kamala Harris compareceram a um evento em Washington para celebrar a posse na parte da noite. A vice-presidente trocou o roxo por um vestido preto cravejado por lantejoulas, coberto por um sobretudo longo de cashmere — também assinados pelo estilista Sergio Hudson.

Ao site WWD, Hudson afirmou que vestir Kamala Harris para posse é seu projeto mais importante até o momento. "Eu quero que os designers afro-americanos sejam vistos no dia a dia. Não fazemos apenas streetwear ou alta-costura maluca. Somos os Michael Kors, Ralph Lauren e Donna Karan dos americanos. Hoje, mostramos para o mundo que podemos trabalhar de igual para igual com qualquer designer."

A ode sustentável de Jill Biden à noite

Getty Images

O look de Jill Biden ecoou um dos pilares do discurso da campanha presidencial de seu marido: a sustentabilidade. À noite, a primeira-dama trocou o traje azul-democrata por vestido de renda creme bordado assinado por Gabriela Hearst, estilista conhecida pela adoção e defesa de práticas eco-friendly na produção de roupas, e que atualmente está à frente da Chloé. O vestido tinha bordados na altura do colo e as flores que representavam cada um dos cinquenta estados dos Estados Unidos.

Katy Perry encerra a noite com look de Thom Browne

Katy Perry

Reprodução/ Instagram

Para encerrar a noite — que contou com apresentações de Demi Lovato, Jon Bon Jovi, Bruce Springsteen, Foo Fighters, John Legend e uma reunião da banda The New Radicals — Katy Perry cantou seu sucesso Firework, embaixo de uma chuva de fogos de artifício de verdade. A cantora, cuja performance foi bastante elogiada nas redes sociais, vestiu um modelo de cetim branco com detalhes em vermelho e azul assinado pelo estilista estadunidense Thom Browne. A peça contava com um sobretudo, corset e saia longa.





Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE

A ELLE Brasil utiliza cookies próprios e de terceiros com fins analíticos e para personalizar o conteúdo do site e anúncios. Ao continuar a navegação no nosso site você aceita a coleta de cookies, nos termos da nossa Política de Privacidade.

Assine nossa newsletter

Doses Semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas as novidades e lançamentos da ELLE no seu inbox.
Increva-se gratuitamente.