Daniel Lee é nomeado novo diretor de criação da Burberry
Confirmando rumores, Riccardo Tisci deixa o comando da marca britânica, que deve entrar em processo de reestruturação comercial e criativa.
Quem sentiu um gostinho de despedida no desfile da Burberry da última segunda-feira, 26.09, não estava errado. Confirmando boatos que já vinham circulando há algum tempo, a marca britânica decidiu não renovar seu contrato com o diretor de criação Riccardo Tisci, no posto desde 2018, e nomeou Daniel Lee como seu sucessor.
Com passagens pela Céline, Donna Karan e, mais recentemente, na Bottega Veneta, grife na qual promoveu uma verdadeira revolução de estilo, comunicação e comercial, Lee já começa na Burberry no dia 03.10 e apresentará sua primeira coleção na temporada de inverno 2023, em fevereiro próximo.
data-instgrm-permalink="https://www.instagram.com/p/Ci-b1KzLow-/?utm_source=ig_web_copy_link" data-instgrm-captioned data-instgrm-version="4" style="background:#FFF; border:0; border-radius:3px; box-shadow:0 0 1px 0 rgba(0,0,0,0.5),0 1px 10px 0 rgba(0,0,0,0.15); margin: 1px; max-width:658px; padding:0; width:99.375%; width:-webkit-calc(100% - 2px); width:calc(100% - 2px);">
Sob comando de Tisci, a grife inglesa conseguiu se reposicionar no mercado de luxo, principalmente com uma forte linha de acessórios e um prêt-à-porter masculino bastante desejável. Contudo, o estilo sexy e afiado do estilista italiano não teve tanta repercussão entre o público feminino. No ano fiscal terminado em abril de 2022, as vendas da marca subiram acima dos níveis pré-pandêmicos para 2.8 bilhões de libras (cerca de 3 bilhões de dólares), com um crescimento de 6% comparado aos dois anos anteriores. Apesar da melhora, o aumento é tímido perto dos 20% ou mais da concorrência.
Em março, a Burberry contratou o executivo Jonathan Akeroyd (ex-Versace) para assumir o posto de CEO, deixado por Marco Gobbetti, meses antes, para assumir o mesmo cargo na Ferragamo. Em sua gestão Akeroyd pretende apresentar uma nova estratégia para a empresa até Novembro, com direito a reestruturação na parte estrutura criativa.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes