Moda

Designer Kansai Yamamoto morre aos 76 anos

Conhecido pela parceria e figurinos de David Bowie, estilista japonês foi precursor de tendências e abriu caminhos para toda uma geração de criadores asiáticos.

Foto: Getty Images
PUBLICIDADE

O designer japonês Kansai Yamamoto, conhecido por criar alguns dos looks mais icônicos de David Bowie, faleceu no dia 21/07, em seu país de origem, vítima de leucemia. A morte foi confirmada na manhã desta segunda-feira (27/07) por sua filha Mirai Yamamoto.

Embora menos conhecido do que outros nomes da moda nipônica, Kansei exerceu papel essencial ao pavimentar o caminho para toda uma geração de criadores asiáticos. Em 1971, foi o primeiro estilista japonês a se apresentar em Londres – Yohji Yamamoto, Issey Miyake e Rei Kawakubo, da Comme des Garçons, só desembarcariam em Paris dez anos depois.

Naquela ocasião, sua coleção de estreia ganhou capas de revistas com chamadas como "Explosion From Tokyo", descrição bastante fiel para o estilo excêntrico e colorido de suas roupas. Desde então, o mix cultural e uma moda pouco comprometida com definições de gênero já estavam entre suas principais características.

Não foi à toa que David Bowie passou a vestir looks femininos de Kansai Yamamoto desde aquele ano – muitos deles durante a turnê do álbum Ziggy Stardust (1972). A afinidade estética foi tamanha que, em 1973, o artista convidou o estilista para o encontrar em um show no Radio City Musical Hall, em Nova York. Foi a primeira vez que ambos se conheceram pessoalmente. Nascia ali, uma das parcerias mais ricas e interessantes da história da cultura pop, além de uma amizade que durou até a morte do cantor, em 2016.

PUBLICIDADE

David Bowie com look de Kansai Yamamoto em show da turnê Ziggy Stardust. Foto: Getty Images

No ano em que perdemos Bowie, Kansai afirmou à revista Hollywood Reporter que foi um grande choque para pessoas ver um homem vestido em roupas femininas. "Minhas roupas foram desenhadas para ser usadas por mulheres. Quando penso sobre isso, percebo que foi algo muito bizarro para ele [David Bowie] fazer." Anos depois, em entrevista ao site The Cut, o estilista disse que o cantor foi essencial na transcendência dos limites de gênero.

São de Kansai os looks vestidos por Bowie na tour de Alladin Sane (1973). Feitos sob-medida os figurinos são uma verdadeira simbiose de duas mentes extremamente criativas. De um lado, as referências tradicionais de costumes e trajes japoneses, do outro, uma estética vanguardistas e sem limites. Em comum, a espetacularidade e um universo fantástico de imagens. Mais do que simples colaboraç˜åo, trata-se de uma grande parceria criativa, de ideias e mundos confluentes, mutuamente influenciáveis e em constante transformação. Além de Bowie, Kansai vestiu Stevie Wonder e Elton John.

PUBLICIDADE

Nascido em Yokohama, no Jap˜ão, em 1944, Kansai Yamamoto é autodidata em moda. Sua formação acadêmica começou no curso de engenharia e acabou em um de inglês. Aos 28, fundou sua marca no mesmo ano em que a levou para as passarelas de londres. Desde o início, uma forte influência da cultura japoneses marcou suas apresentações pelo excesso e exuberância de cores, formas e tecidos.

A partir de 1993, o multiculturalismo cada vez mais presente em suas criações começou a rodar o mundo. Primeiro, com uma mega desfile na Praça Vermelha, em Moscou. Vietnã e Índia foram outros países por onde seus desfile-espetáculos tomaram proporções gigantescas.

Em 2017, à convite de Nicolas Ghesquière, diretor de criação da Louis Vuitton, Kansai criou alguns looks e acessórios para a coleção resort 2018 da grife, apresentada em Kyoto.

Louis Vuitton resort 2018

Foto: Divulgação


Obrigada por chegar até aqui e consumir o nosso conteúdo. Queremos que você saiba que ter você como leitor é muito importante para nós e incentivamos que você considere fazer uma assinatura da ELLE View, a nossa revista digital mensal. Ela é aquela leitura essencial de todos os meses para quem ama moda, beleza, cultura e comportamento, e custa apenas R$9,99 nos seis primeiros meses. Consumir e apoiar jornalismo de qualidade é essencial, e se você pode dispor do valor da assinatura para manter a ELLE por aqui no futuro, saiba que essa contribuição será fundamental. Clique aqui para assinar com desconto!



Em uma temporada marcada pelo esforço criativo de apresentações digitais, algumas grifes insistem em desfiles presenciais com o devido protocolo de segurança, mas duvidosa necessidade.


Desfiles digitais de alta-costura e das semanas de moda masculina apontam novo caminho para uma comunicação mais abrangente e acessível.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE VIEW, A REVISTA DIGITAL DA ELLE BRASIL