Gucci lança coleção especial para comemorar centenário

Alessandro Michele relembra músicas de diferentes épocas e estilos para criar o clima comemorativo da Gucci 100, coleção que celebra os 100 anos da grife.


origin 797
Gucci 100 na versão afrobeat Fotos: Joshua Woods



Mais jovem do que nunca, a grife italiana Gucci, criada em 1921, chega ao primeiro centenário sob o comando criativo de Alessandro Michele, que preparou um combo de ações, como uma exposição em Florença, para festejar a data. A mais recente é a coleção Gucci 100.

“Para mim, o centenário representa uma oportunidade de testemunhar a vitalidade eterna da Gucci, que renasce e se renova ano após ano, restabelecendo uma relação inusitada com a contemporaneidade de modo semelhante a um menino, sempre jovem, observando o mundo com uma visão poderosa”, disse o diretor criativo em comunicado enviado para a imprensa.

image 1312

Gucci 100 na versão jazz Divulgação

Já sabemos que Alessandro Michele é apegado ao vintage – ele até já contou que tem um acervo próprio de roupas de segunda mão. Mas se suas preferências estéticas moram no passado, seu olhar e faro estão sempre de olho no futuro.

A nova coleção mexe com elementos nostálgicos sem deixar de criar desejo: tem cor e estampa, tem atitude e diversidade, logomania e frase de efeito, elegância misturada com elementos pop, e o perfume vintage que é a marca do estilista. Mas o que guia mesmo a coleção é a música.

image 1311

Gucci 100 na versão rock psicodélico Divulgação

Michele elencou seis ritmos diferentes e, para cada um deles, criou uma família de peças. Na “playlist” entraram o afrobeat e o disco (anos 1970), o punk japonês (1980), o jazz (1930), o hip hop (anos 1990) e o rock psicodélico (1960).

Para embalar a novidade, a marca preparou uma campanha divertida em fotos e vídeo. Devidamente vestidos com a nova coleção, modelos dançam, cantam e tocam, se apresentando como num clipe ou show, com direito a um apresentador, do tipo que aparecia em programa dominical antigamente, conduzindo a entradas.

image 1309

Gucci 100 na versão punk japonês Divulgação

Durante a pesquisa musical, Michele encontrou a informação de que há 22.705 letras musicais que citam a palavra Gucci. Ele então selecionou três versos, com os quais produziu estampas. “Music is Mine / Gucci Seats Reclined”, de The R (1988), de Eric B. & Rakim, “This One’s Dedicated To All You Gucci Bag Carriers Out There / It’s Called You Got Good Taste”, de You got good taste (1983), da banda de rock The Cramps, e “And The Men Notice You With Your Gucci Bag Crew”, de Fuck me pumps, de Amy Winehouse (2003). Além dessas estampas, a logomarca especial Gucci 100 também aparece generosamente nas peças.

Milão, Londres, Paris e Berlim vão ganhar pop-ups para acomodar uma seleção especial da Gucci 100, cujas peças já estão no site internacional da marca.

image 1308

Gucci 100 na versão disco Divulgação

image 1310

Gucci 100 na versão hip hop Divulgação

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes