Confira as 22 marcas selecionadas para a segunda edição do Movimento ELLE

Micro e pequenas empresas serão conectadas a grandes organizações em plataforma de desenvolvimento sustentável na moda. Critérios como empreendedorismo negro e feminismo fizeram parte da seleção.


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A ELLE Brasil começa o ano com força total, iniciando a segunda fase do #Movimento, projeto solidário pensado para os pequenos empreendedores de moda. Seguindo com a missão de desenvolver a sustentabilidade em micro e pequenas empresas (MPEs), a nova etapa contará com mais marcas apoiadas e uma seleção realizada com base nas agendas: regionalidade brasileira, comunidade, empreendedorismo negro e feminino.

“Com o primeiro ciclo, percebemos que podemos e queremos fazer mais. Falar de sustentabilidade é falar do futuro de todos nós, por isso criamos um programa com foco em trocas entre grandes e pequenas marcas para que juntos possamos mudar a indústria da moda e fortalecer os pequenos empreendedores do setor de forma ativa e prática”, diz Larissa Ortiz, conselheira certificada pela
INOVA Business School e também especialista em sustentabilidade para negócios de impacto da ELLE. Fazendo parte do projeto, não só Larissa mas uma série de conselheiros da INOVA prestarão consultoria às marcas, apoiando o Movimento para que elas possam pensar em Futuro e Inovação.

Com parceria do SEBRAE, em 2022 participam da plataforma as marcas Açude, Amazônia Ancestral, Angela Brito, Apoena, Ateliê Mão de Mãe, CerraD’ouro, David Lee, Estúdio Nuda, Depedro, Flavia Amadeu, Florent, Hana Khalil, Lourrani Baas, Mile Lab, Nalimo, Nuz, Projeto Fio, Santa Resistência, Silvério, Singa, Viva Celina e Volta Atelier. “Acreditamos que iniciativas como o
#Movimento são excelentes oportunidades de aplicação da nossa missão junto a empresas de moda, de forma altamente qualificada, em razão da parceria com Elle”, comenta Verônica Couto, analista de competitividade do SEBRAE. “Temos como missão promover o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e o segmento de moda é nosso segundo principal foco de atuação, com forte execução de projetos envolvendo sustentabilidade, que enxergamos como uma vantagem competitiva para negócios independentes”, completa.

Nesta nova fase, o #Movimento pretende gerar ainda mais trocas de conhecimento e apoiar a geração de novos negócios para as marcas apoiadas, mas também para as apoiadoras. “Acreditamos que o impacto de plataformas como a nossa é substancial e eficaz para discutir temas de ESG dentro de empresas e, de fato, promover uma mudança no setor”, explica Larissa Ortiz.

A plataforma também tem apoio do Instituto Lojas Renner e do Santander Brasil. “Esta iniciativa nos permite conectar histórias inovadoras com projetos que tenham impacto social na nossa cadeia e na sociedade, missão que está ligada ao nosso propósito. Esse processo de formação nos permitirá desenvolver esses pequenos negócios para que possam aprimorar ainda mais a sua atuação com foco na geração de impacto positivo por meio de uma moda responsável”, afirma o diretor executivo do instituto Lojas Renner, Eduardo Ferlauto.

O Santander Brasil é o Banco da Moda porque investe no desenvolvimento e na democratização de soluções financeiras para apoiar o segmento, um dos maiores empregadores do país. O Banco atua na realização dos negócios em toda a cadeia produtiva, desde costureiras, designers e estilistas, até as grandes marcas da indústria e comércios de vendas de roupas, calçados e acessórios como mostramos no #Movimento. As ações em relação à Moda e os patrocínios evidenciam, ainda, valores fundamentais para a instituição, como inclusão, diversidade, sustentabilidade e também empreendedorismo.

Acompanhe a segunda fase do #Movimento por aqui e em nossas redes sociais e faça parte dessa iniciativa. Iremos contar sobre os encontros, as marcas participantes e as trocas geradas para você também ter insights e aprender conosco nessa jornada.

Açude

image 23A @acude___ é uma marce de Juazeiro do Norte (CE) e apresenta coleções com linho, tecidos naturais e peças com upcycling.

Amazônia Ancestral

image 24A marca @AmazoniaAncestral usa processos de pesquisa de arqueologia e resgata técnicas ancestrais apresentando joias e acessórios autorais.

Angela Brito

image 25A @angelabritobrand nasceu da vontade da estilista de expressar sua liberdade de forma transformadora. O design é inspirado na reinvenção das imagens vivas em suas memórias cabo-verdianas, e é pensado como lugar de diálogo entre tradição e vanguarda, onde continuidade e inovação se movem paralelamente.

Apoena Bolsas

image 26@apoenab é uma marca que trabalha com folhas de butiá, uma espécie de planta em extinção que está sendo preservada e gahando lugar de destaque pela Apoena enquanto realiza parcerias locais para o butiá e tradições artesanais, a marca ainda tem a produção feita 100% por mulheres.

Ateliê Mão de Mãe

image 27Criada durante a pandemia, o @AtelieMaodeMae é de Salvador e um prato cheio para os amantes de crochê e artesanato. A marca baiana que trabalha exclusivamente com peças em crochê, formada por Vinicius Santanna, Patrik Fortuna e Luciene Santana, maior fonte de inspiração para a criação da marca e uma das três crocheteiras que trabalham na linha de produção.

CerraD’Ouro

image 28A @cerradouro é uma marca que cria joias botânicas usando o universo das plantas do cerrado brasileiro para desenvolver joias exclusivas em prata e ouro, eternizando a flora local em peças exclusivas.

David Lee

image 29Misturando referências, alfaiataria, sportwear e crochê, @davidleeoficial parte de um lugar para exercitar múltiplas masculinidades por meio da moda, sendo uma marca para todos.

Depedro

image 30A @ModaDePedroDepedro é uma marca sustentável e original do nordeste do Brasil, assumindo compromissos como o uso de matéria prima orgânica e o reaproveitamento de resíduos sólidos, a marca também tem como missão gerar renda para a população nativa através do recrutamento de profissionais da região: desde os artesãos e crocheteiras até o setor de comunicação.

Estúdio Nuda

image 356O @estudionuda é uma marca de roupas independente baseada em São Paulo, que tem como foco a criação de uma moda atemporal e consciente.As coleções, desenvolvidas em sua maioria a partir de tecidos brancos com fibras de origem natural, têm como principal assinatura as silhuetas amplas, que partem de peças comuns no guarda roupa comercialmente masculino, mas que são apresentadas sem qualquer informaçãode gênero.

Flavia Amadeu

image 31Trabalhando a borracha natural da Amazônia, @FlaviaAmadeuDesign produz joias orgânicas autorais e design inovador em peças que adornam o corpo.

Florent

image 32A @florent.oficial trabalha com upcycling, defibragem e apresenta uma alfaiataria única. Com inovação e criatividade, se tornou o primeiro ateliê do Brasil a não gerar nenhum resíduo têxtil, certificados pelo Zero Waste Institute

Hana Khalil

image 33A marca de resortwear @hkhanakhalil trabalha com seda, linho e tecidos nobres, e de matérias-primas como linho, algodão e dos bordados artesanais, Hana cria peças em edições limitadas que transformam o closet feminino em uma galeria de arte.

Lourrani Baas

image 34Conectando a sustentabilidade com a pluraridade e herança ancestral, @lourranibaas acredita na importância da construção de uma moda consciente para um futuro responsável. Entendendo a fundamental importância do impacto positivo da reutilização de resíduos têxteis, em 2018 ela criou a LIGA TRANSFORMA, uma startup de moda sustentável com impacto social, focada no incentivo ao empreendedorismo de mulheres em situação de vulnerabilidade

Mile Lab

image 35A @mile.lab é uma marca de moda que está ligada às questões sociais da periferia de São Paulo, onde nasceu. Tem como fundamento o ativismo em prol do reconhecimento do corpo periférico, da sua estética, e do pertencimento desse corpo em todos os territórios possíveis.

Nalimo

image 36A @OficialNalimo é uma marca sustentável, com design autoral, que preza pela autenticidade e produção consciente. Descolonizam a moda através da criação feita 100% por mulheres de Abya Yala.

Nuz

image 357Criada em 2015 pela estilista gaúcha Duda Cambeses Souza, a @nuzdemicouture alia técnicas de costura tradicional com um olhar experimental e lúdico. A marca trabalha com uma coleção-base contínua, atemporal, confortável, múltipla – a mesma peça se desdobra em várias com seu potencial de transformação nas diferentes formas de utilização.

Projeto Fio

image 37O propósito do @projetofio é reinserir mulheres marginalizadas e invisibilizadas pela sociedade através da moda. Para elas, tão importante quanto desenhar um produto que agrade o consumidor é criar um sistema que agrade suas produtoras. Ao invés de trabalhar com grandes fábricas, trabalham com pequenos encontros de capacitação. Ao invés de correr contra o tempo e investir em maquinários automatizados, valorizam a pequena produtora, o manual, o artesanal e o que leva tempo e dedicação para ser feito à mão.

 

Santa Resistência

image 38Trazendo para a @santaresistencia o DNA do continente africano, suas raízes no recôncavo baiano e ancestralidade da mulher negra em diáspora, a engenheira eletricista Mônica Sampaio, desde 2015, produz peças que funcionam como verdadeiro outdoor da estética afro-brasileira.A marca segue o conceito slow fashion e produz roupas atemporais, desenhadas, cortadas e costuradas com calma, com alma e com uma cadeira de produção justa e consciente.

 

Silvério

image 39A @silveriobrand se dispõe a reinventar a noção de belo, combinando volumes inventivos com silhuetas lúdicas e românticas, buscando inspirações em questões autobiográficas, filosofia, psicologia, literatura, música e tecnologia. Nessa busca pelo espírito do tempo, tenta reinterpretar gêneros, transcendendo a versatilidade.

Singa

image 40@WelcomeToSingapura é uma marca que nasceu com o propósito de inspirar a mudança e que tem seu constante desenvolvimento nutrido por uma visão de futuro. Trazem novas perspectivas sobre o design de produto e tecnologias texteis, sobre as cadeias produtivas e sobre o consumo. A marca participa de programas sustentáveis como o 1% for The Planet e Amigos da Floresta, além de observar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU ao pautar sua produção.

Viva Celina

image 41A @VivaCelina é uma marca genuinamente paraibana, nasceu com o desejo de inspirar as práticas sociais, sustentáveis e o comércio justo, busca o equilíbrio em toda cadeia de produção, optando por matéria prima sustentável e priorizando fornecedores locais e certificados, acredita na remuneração justa dos colaboradores e valorização da cultura nordestina, criando peças atemporais, éticas e carregadas de história.

Volta Atelier

image 42A @VoltaAtelier foi criada sobre os pilares da responsabilidade social e ambiental, propondo uma moda consciente e engajada. Cada peça é costurada à mão por mulheres em vulnerabilidade social refugiadas do Haiti que vivem no sul do Brasil. Ao mesmo tempo, as criações são feitas a partir de 100% de couro upcycled – descartes de coleções ou produções de outras marcas. Os designs são descomplicados e servem como base para exibir a grande variedade de acabamentos e a costura manual.

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