Novo showroom digital dá alcance nacional a pequenas marcas
Marketplace digital B2B criado pela empresária Flávia Rotondo e Vitorino Campos, o 77 Showroom ganha lançamento antecipado em 1 de julho.
Desde que o mundo entrou em quarentena, formatos digitais do que só imaginávamos fisicamente deixaram de ser ideias do futuro e se tornaram soluções para o presente. Vendas online, semanas de moda e desfiles virtuais já são parte da realidade. A partir dos próximos meses, os tradicionais showrooms de atacado também começam a migrar para internet. O primeiro em âmbito nacional é o novíssimo 77 Showroom, uma iniciativa da empresária Flávia Rotondo e do estilista Vitorino Campos, previsto para ir ao ar em 1 de julho.
“Já acompanho esse movimento digital há algum tempo, diz Flávia, também fundadora do Contemporâneo, showroom responsável pela primeira feira de moda premium no Brasil e com dedicação especial a marcas pequenas e independentes. “Como as vendas para multimarcas acontecem numa mesma época, às vezes junto com o SPFW, as agendas das clientes são muito concorridas e muitas não conseguem ver tudo”, explica. Para ela, nada substitui a experiência presencial ou o contato direto, porém a realidade é que boa parte das vendas acontece por fotos, após as datas de apresentação nos showrooms.
O estilista Vitorino Campos e a empresária Flávia Rotondo.Fotos: Divulgação
Flávia e Vitorino se conheceram em 2012, quando o estilista estreou sua marca homônima no SPFW e começou a vender para o atacado com um stand no Contemporâneo showroom. Em 2019, realizaram um trabalho juntos e começaram a discutir a falta de tempo mencionada acima junto à necessidade de uma plataforma online para solucionar o problema. “Nos últimos 5 anos tenho visto de perto a importância do digital para o negócio de moda”, diz o designer. “Além de ser um canal de vendas cada vez mais importante, ajuda as empresas a adaptar estruturas de custos e tornar cada etapa da cadeia mais sustentável, rápida e barata.”
A ideia inicial era comunicar e apresentar a plataforma durante o período de vendas de atacado de abril e maio. Contudo, a pandemia da covid-19 cancelou tais eventos e reforçou a urgência por soluções digitais para o mercado de moda. “Aceleramos todos os processos e decidimos colocar tudo no ar em julho”, relata Flávia. O projeto nasce com uma equipe de sete profissionais trabalhando remotamente em áreas como design, suporte, desenvolvimento, marketing, comunicação, gestão e inteligência de mercado. A partir do dia 01/07, o staff terá um aumento de mais 30%.
Layout do novo 77 Showroom.Foto: Divulgação.
O 77 Showroom é um marketplace digital B2B (business to business) no mesmo formato das plataformas tradicionais em atividade no mercado, só que com alcance muito maior. “Desde que começamos a nos aprofundar no projeto, descobrimos uma falta enorme de clientes que não vêm para São Paulo, compram apenas com representantes locais”, diz Flávia. A questão é que poucas marcas podem arcar com os custos de mostruários e muitos desses profissionais não se interessam por marcas pequenas.
Com a plataforma digital, qualquer comprador tem acesso às coleções disponíveis das marcas parceiras, histórico e perfil de cada grife, fotos e vídeos dos produtos e um painel de tendências. Até o fechamento desta matéria, cerca de 50 labels já garantiram espaço no novo marketplace. “Além daquelas pequenas e independentes com quem já trabalhávamos no Contemporâneo, nos surpreendemos com a adesão de nomes estabelecidos, que tem showroom próprio, como Reinaldo Lourenço e Egrey”, continua Flávia. Afinal, é uma das poucas saídas viáveis e seguras no momento.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes