PUBLICIDADE
Neste ano, em meio à crise da COVID-19, o CFDA Fashion Awards que, tradicionalmente, tem os seus vencedores revelados em uma grande celebração na noite nova-iorquina, se deu de uma forma diferente. Depois de divulgar os seus indicados em meados de julho, o conselho anunciou os ganhadores virtualmente na tarde desta segunda (14.09).
Os homenageados da premiação são determinados por membros do CFDA, jornalistas de moda, estilistas e executivos do varejo. Apesar de anualmente ser alvo de críticas pelas suas nomeações pouco diversas, segundo o conselho, os vencedores desta edição foram os mais plurais em 39 anos de evento (apesar de contar apenas com uma mulher na lista de vencedores).
Entre os ganhadores, vale destacar Kerby Jean-Raymond, Telfar Clemens e Christopher John Rogers, três designers negros que vem desafiando as estruturas do sistema da moda e desempenhado excelentes trabalhos. O último escreveu em seu Instagram: "Eu não teria sido capaz de chegar a este ponto da jornada sem a minha família e amigos. Obrigado por serem pacientes comigo, por me verem, por me manterem com os pés no chão e sempre me inspirarem a fazer o meu melhor".
Kerby Jean-Raymond
Getty Images
Telfar Clemens
Getty Images
Para a edição de 2020, algumas categorias não principais, como "ícone de moda do ano", ficaram de fora. Houve, contudo, a adição de duas outras para homenagear designers de marcas internacionais e, nestas, Pierpaolo Piccioli, pela sua direção criativa na Valentino. e Kim Jones, à frente da Dior Homme, foram os vencedores.
PUBLICIDADE
Gabriela Hearst, por sua vez, foi a única mulher ganhadora. A estilista uruguaiana de 43 anos foi homenageada na categoria "designer americana de moda feminina". O seu trabalho em sua marca homônima já havia rendido indicações à designer na premiação por outras duas vezes, porém, essa foi a primeira em que Gabriela saiu vencedora. "Compartilho isso com a minha equipe porque visão sem execução é alucinação", falou em seu Instagram.
Confira a lista completa:
Designer americana de moda feminina do ano:
Gabriela Hearst
Ashley e Mary-Kate Olsen para The Row
Brandon Maxwell
Marc Jacobs
Tom Ford
Designer americano de moda masculina do ano:
Kerby Jean-Raymond para Pyer Moss
Emily Adams Bode para Bode
Thom Browne
Todd Snyder
Tom Ford
Designer americano de acessórios do ano:
Telfar Clemens para Telfar
Ashley e Mary-Kate Olsen para The Row
Gabriela Hearst
Jennifer Fisher para Jennifer Fisher Jewelry
Stuart Vevers para Coach
Designer americano emergente do ano:
Cristopher John Rogers
Kenneth Nicholson
Peter Do
Reese Cooper
Sarah Staudinger e George Augusto para Staud
Designer global de moda feminina do ano:
PUBLICIDADE
Pierpaolo Piccioli para Valentino
Daniel Lee para Bottega Veneta
Dries Van Noten
Miuccia Prada para Prada
Rick Owens
Designer global de moda masculina do ano:
Kim Jones para Dior
Craig Green
Dries Van Noten
Jonathan Anderson para Loewe
Virgil Abloh para Louis Vuitton
Ela é a primeira mulher negra a ocupar o cargo de direção do Council of Fashion Designers of America.
A semana de moda de Milão se adiantou e divulgou calendário do evento, que acontecerá entre os dias 22 e 28 de setembro.
Idealizado pelo fundador da Pyer Moss e com a colaboração do conglomerado, a plataforma Your Friends In New York capacitará novos criadores da moda e arte.