Vivienne Westwood lança curta no Piccadilly Circus, em Londres
Aos 80 anos, a estilista britânica, uma das forças mais revolucionárias da moda, ganha filme em homenagem ao seu aniversário e trajetória.
Vivienne Westwood completa 80 anos nesta quinta-feira (08.04). A estilista, uma das maiores representantes do movimento punk, nasceu na região de Midlands Oriental, na Inglaterra, em 1941. Para comemorar seu aniversário, lança hoje um curta metragem chamado Do Not Buy a Bomb (em tradução livre, não compre uma bomba). A produção conta com uma versão da canção Without You, do musical My Fair Lady, escrita e cantada por Vivienne.
A produção foi exibida no Piccadilly Circus, em Londres, a maior tela de cinema da Europa. Aqueles que, por causa da pandemia, não puderem assistir ao filme ao vivo, podem acessá-lo via site Circa.art.
Vivienne Westwood na exibição do curta feito em comemoração ao seu aniversário de 80 anos.Getty Images
A loja recém-reformada da grife de Vivienne em Mayfair é o cenário do filme, que é protagonizado por Kronthaler e pela modelo Malik Sharpe. A estilista alerta para a indiferença da sociedade em relação ao que ela vê como catástrofes ambientais iminentes, condena o comércio de armas e suas ligações com a mudança climática e imagina uma Inglaterra sem habitantes.
data-instgrm-permalink="https://www.instagram.com/p/CNZ54LWnxZk/" data-instgrm-captioned data-instgrm-version="4" style="background:#FFF; border:0; border-radius:3px; box-shadow:0 0 1px 0 rgba(0,0,0,0.5),0 1px 10px 0 rgba(0,0,0,0.15); margin: 1px; max-width:658px; padding:0; width:99.375%; width:-webkit-calc(100% - 2px); width:calc(100% - 2px);">
Em uma mensagem escrita que aparece no filme, Westwood diz: “Eu tenho um plano para salvar o mundo. O capitalismo é uma economia de guerra + a guerra é o maior poluidor, portanto, pare a guerra + economia de mudança + distribuição justa da riqueza ao mesmo tempo.”
“Um dia, em breve, você dirá a coisa certa à pessoa certa na hora certa. Faça a diferença. Sempre combinei moda com ativismo: um ajuda o outro. Talvez a moda possa parar a guerra.”
Vivienne Westwood foi condecorada pela Rainha Elizabeth como “Dama” do Império Britânico.Dave Benett/ Getty Images
Ela também diz aos espectadores “Não compre um carro” e “Não compre uma bomba!” e os chama a acompanhá-la no Climaterevolution.co.uk. Uma versão impressa do Do Not By a Bomb está disponível no site da Circa, e pode ser adquirida por 100 libras.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes