Cadastre-se em nossa newsletter para ler este e outros artigos.

Doses semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas os lançamentos da ELLE!
Inscreva-se gratuitamente.

  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI

O boom dos lip tints

Versátil, este novo item-desejo – que é meio batom, meio blush – garante uma infinidade de acabamentos e está alinhado à tendência de make fresh, bem natural. Encontre o seu aqui!

Ilustração: Mariana Baptista
PUBLICIDADE

Efeito natural, textura sequinha, múltiplos efeitos. Esses são somente alguns dos motivos que levaram o lip tint ao pódio no universo de beauté. Eles foram chegando de maneira tímida por aqui, com poucas marcas disponíveis – começou com o clássico Benetint, da Benefit – e hoje temos um boom de lançamentos, importados e nacionais, dos mais diversos valores, cores e texturas.

Por definição, o lip tint é uma "tinta" para os lábios, mas que também serve para colorir as maçãs do rosto e dar o cobiçado efeito saúde. "Uma dica é misturar umas gotinhas do tint com um iluminador líquido e aplicar com um pincel bem fofinho no alto das bochechas, é a combinação perfeita de cor e glow", sugere Carol Zaia, maquiadora e treinadora da Sephora Brasil. Há quem escolha usar, ainda, nas pálpebras para um efeito de sombra bem sutil (prefira as versões oftalmologicamente testadas).

Antes do atual boom de lançamentos, todos eram bem líquidos. "Os lançamentos estão trazendo, em comum, a textura gel, que chega para trazer mais pigmentação e garantir melhor precisão na aplicação", conta o maquiador Roosevelt Vanini, do C. Kamura, em São Paulo. Como um deve ser todo bom produto lançado no século 21, o lip tint é democrático, genderless e você usa como bem quiser. "Ele pode somente ressaltar a cor dos lábios, de forma bem natural, mas também permite brincar com a intensidade, aplicando em camadas até chegar a um efeito mais intenso", ensina Carol Zaia.

PUBLICIDADE

Uns vêm com pincel aplicador, outros já chegam até no formato bala, de batom. Mas os especialistas são unânimes em dizer: o melhor jeito de aplicar o lip tint é com os dedos, dando leve batidinhas. "Apesar de dar a impressão de cor intensa, o acabamento, na maioria das vezes, é bem suave, podendo ser mais certinho ou despretensioso, em um moderno efeito esfumado chamado 'blurred lips'", sugere a maquiadora Ju Rakoza, de São Paulo. Resumindo, é um produto perfeito para ter sempre em mãos e dar um up a qualquer hora do dia (antes de uma chamada de vídeo, por exemplo) e sem muito esforço:

Passo a passo nos lábios:

  • Deposite um pouquinho de produto bem no centro dos lábios.
  • Para um efeito mais esfumado e despretensioso, vá espalhando do centro para fora, por todo o lábio, dando leves batidinhas. "Gosto muito do efeito que conseguimos ao concentrar o produto apenas no centro dos lábios, deixando os cantinhos mais naturais", diz Roosevelt
  • Se preferir um efeito mais definido, use um pincel de aplicar batom, sobrepondo camadas até atingir a intensidade desejada.

Já para o famoso ar de saúde...

  • Prepare a pele com um produto bem leve, de efeito natural, como um cc cream ou protetor com cor.
  • Aplique cerca de 3 gotinhas do tint com a ponta dos dedos, sobre as maçãs do rosto.
  • Espalhe com um pincel ou esponja para um efeito mais esfumado e natural. "É importante fazer isso logo em seguida à aplicação, pois o produto seca rápido", diz Carol Zaia.

Encontre o seu!

A verdade é que há pouca variação entre os produtos, que de forma geral entregam muito bem o que prometem. As diferenças estão, principalmente, na cor, aroma e durabilidade que cada marca oferece. Pode escolher!





A marca de beleza da gigante influenciadora brasileira começa com itens considerados essenciais por ela. E vem mais por aí: Camila promete lançamentos mensais e uma vasta gama de produtos que vão de skincare até maquiagem e cabelos.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE