Por: Flavia G Pinho Foto: Neuton Araujo/Partager Gastronomia
Comece lavando 10 morangos e seque muito bem cada um deles com papel-toalha. Importante: depois de lavar, não guarde os morangos na geladeira, a umidade interfere no ponto do caramelo.
Foto: Unsplash
Espete cada morango com um palito de churrasco pelo lado dos cabinhos. Eles devem estar bem secos, para que a calda grude bem.
Foto: Unsplash
Faça um brigadeiro branco, misturando 1 lata de leite condensado, 3 colheres (sopa) de leite em pó, 1 colher (sopa) de manteiga e ½ caixinha de creme de leite.
Mexa sem parar, em fogo baixo, até a mistura desgrudar da panela. Envolva cada morango com uma camada de brigadeiro e reserve. Importante: deixe o brigadeiro esfriar completamente antes de usar.
Foto: Unsplash
Para a calda: leve ao fogo 1 ½ xícara de açúcar, ½ xícara de água, 1 colher (sopa) de vinagre de álcool ou maçã e gotas de corante alimentício vermelho. Importante: o vinagre é essencial para o sucesso do caramelo.
Foto: Unsplash
Misture bem e leve ao fogo médio, sem mexer mais. Deixe ferver até atingir 145°C, no ponto de bala dura. Importante: use luvas para não se queimar e um termômetro culinário para acertar o ponto.
Foto: Getty Images
Retire do fogo e, com cuidado, mergulhe cada morango na calda, girando para cobrir completamente. Deixe o excesso escorrer. Não repita a operação. Caso contrário, a casquinha fica grossa e difícil de morder.
Foto: Neuton Araujo/Partager Gastronomia
Apoie os morangos sobre uma superfície untada com óleo ou forrada com papel-manteiga. Deixe esfriar para que a calda endureça e fique crocante.
Foto: Neuton Araujo/Partager Gastronomia