Por: Chames Oliveira Foto: @jadeswildparty
O sapato Mary Jane, também conhecido como sapato boneca, é uma tendência que está há várias temporadas no topo das listas de moda, sendo adorado por fashionistas.
Fotos: @georgia_3.0
Em 2020, ele voltou a ganhar destaque após o sucesso midiático dos modelos pesados com salto bloco lançados pela Nodaleto, uma marca parisiense.
Fotos: @double3xposure
Na época, era praticamente impossível navegar pelo Pinterest ou Instagram sem encontrar as Bulla Babies, como ficaram conhecidos os sapatos criados por Julia Toledano.
Fotos: @nodaleto
Nos anos seguintes, o sapato boneca, que já era clássico de marcas como Prada, Miu Miu e Chanel, se tornou uma presença constante nas passarelas.
Fotos: @kendalldair
Marcas contemporâneas e descoladas, como Marc Jacobs, também começaram a apostar no modelo, trazendo versões com máxi plataforma para o inverno de 2021.
Fotos: @linda.sza
O cenário de popularidade se manteve nas coleções apresentadas em setembro de 2024, para o verão 2025, mostrando que o modelo continuará em alta no próximo ano.
Fotos: @kendalldair
Na Prada, o modelo apareceu com um míni salto bloco e tiras decoradas com recortes redondos, trazendo uma pegada setentista e retrô ao sapato.
Já na Miu Miu, o sapato boneca veio envernizado, com bico redondo e um abotoamento lateral arredondado, mantendo o charme vintage.
Na Coperni, o sapato recebeu uma releitura futurista, com texturas metalizadas que criam um visual tecnológico e moderno.
Na Bally, o modelo foi repaginado com biqueira fina e alongada, além de grandes tachas pontiagudas no calcanhar, dando um toque ousado ao clássico.