EXISTEM BENEFÍCIOS NO LEITE DE ROSAS?

Por  Redação ELLE Foto: Reprodução

Ele é um clássico das penteadeiras de mães, avós e mulheres de gerações anteriores: mas existem benefícios do leite de rosas para a pele de verdade? Nos últimos anos, ele têm gerado controvérsia.

Fato é que ainda há quem não abra mão do uso do produto criado em 1920, mas grande parte dos dermatologistas têm desaconselhado sua aplicação no rosto.

Segundo a marca criadora do cosmético, ele atua como cicatrizante, antisséptico, combate a oleosidade da pele e pode auxiliar no tratamento de lesões inflamatórias.

Essas propriedades podem causar a longo prazo: ingredientes como óxido de zinco, clorexidine e benzalcônio que têm ação antisséptica, podem levar a um desequilíbrio no microbioma da pele.

 Além de eliminar as bactérias boas do nosso organismo e, consequentemente, desregulando o sistema imunológico da pele.

O leite de rosas também contém uma dose considerável de álcool em sua composição, o que pode levar ao ressecamento e até à desidratação da face.

Essas substâncias, aliada à fragrância artificial, podem sensibilizar a pele, causando irritações, alergias e o surgimento de acne, além de condições dermatológicas, como eczema ou dermatite.

Para a limpeza da pele e a remoção da maquiagem – formas de uso mais frequentes do leite de rosas –, especialistas sugerem optar pelas soluções micelares ou pelos cleansing balms.