Phoebe
Philo

ELLE.COM.BR

e seu female gaze

A trajetória de

Por Ana Luisa Rodrigues
Fotos: Getty e Divulgação

A inglesa Phoebe Philo influenciou toda a indústria da moda com seu olhar contemporâneo sobre o vestir feminino. A boa notícia é que sua marca homônima tem lançamento previsto para setembro.

ELLE.COM.BR

O anúncio vem depois de quatro anos fora dos holofotes, desde que deixou o posto de diretora criativa da Céline, em 2017.

ELLE.COM.BR

Phoebe se formou em design de moda na Central Saint Martins, em Londres, no ano de 1996. Foi lá que conheceu Stella McCartney, que a contratou para ser sua assistente na Chloé, em 1997.

ELLE.COM.BR

Em 2001, assumiu o posto de diretora criativa da grife. Com uma imagem cativante, com aquela tal elegância sem esforço, trouxe à Chloé grande sucesso comercial.

ELLE.COM.BR

Na Chloé, criou a it bag Paddington, lançada em 2005, adorada por celebridades, e inseriu na casa francesa jeans de cintura alta, vestidos baby-doll e a sandália anabela de madeira.

ELLE.COM.BR

Ela foi a primeira estilista de uma grande marca a tirar licença de maternidade por toda uma temporada. Além disso, tirou dois anos sabáticos antes de ir para Céline, onde trabalhou por 10 anos.

ELLE.COM.BR

Em 2008, a Céline passou por um reposicionamento e Phoebe foi a escolhida para liderar a grife parisiense, mas de Londres, onde mora, e não da capita francesa.

ELLE.COM.BR

Phoebe foi responsável por criar uma identidade muito específica para a Céline, com roupas mais racionais, detalhes surpreendentes e discrição que atendiam as demandas de suas clientes.

ELLE.COM.BR

Phoebe ainda olhou bastante para o universo esportivo e o casou com a alfaiataria, uma espécie de uniforme para o cotidiano, priorizando o conforto.

ELLE.COM.BR

Também foi uma das responsáveis por desenhar um tipo de imagem sexy que se relaciona mais com o poder e intelecto de uma mulher do que com o seu corpo. Seus designs combinaram luxo com praticidade.

ELLE.COM.BR

Ela criou vários itens de desejo, como a tote bag Luggage, inspirada no formato de uma sacola de compras, as calças de seda que se acumulam nos tornozelos e sandálias Birkenstock forradas de pêlos.

ELLE.COM.BR

Até o visual da própria estilista britânica virou tendência. Por exemplo, aquele look pretinho básico, com um tênis branco da Adidas, seu uniforme por anos.

ELLE.COM.BR

Phoebe ganhou dois prêmios de melhor designer britânica do ano, e um CFDA de melhor designer internacional. Em 2014, estava na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo da revista Time.

ELLE.COM.BR

ELLE.COM.BR

Quer ficar por dentro de tudo o que rola na moda?


Inscreva-se na nossa newsletter. É gratuita!

ASSINE a newsletter

ELLE.COM.BR

Clique aqui para saber mais sobre a trajetória de Phoebe Philo e sua nova marca