ROUND 6

ELLE.COM.BR

POR TRÁS DO SUCESSO DE

Por: Gustavo Balducci
Fotos: Netflix e Divulgação

Criada por Hwang Dong-hyuk, Round 6 desbancou Bridgerton e se tornou a série mais assistida da história da Netflix. Em menos de um mês, o k-drama (como são chamadas as produções coreanas) foi visto em 111 milhões de lares em todo o mundo.

ELLE.COM.BR

A trama acompanha 456 pessoas endividadas que são convidadas para participar de um jogo misterioso e mortal. Se sobreviverem até a última rodada, elas poderão voltar para casa com muito dinheiro e seus problemas resolvidos.

ELLE.COM.BR

"Queria escrever uma história que fosse uma alegoria ou uma fábula sobre a sociedade capitalista, algo que mostrasse uma competição extrema", disse Dong-hyuk à Variety. O diretor conta que a ideia da série surgiu em 2008, quando ele passava por dificuldades financeiras.

ELLE.COM.BR

Produções japonesas como Battle Royale (2000-2005) e Liar Game (2005-2015) — que abordam jogos de sobrevivência — serviram de inspiração para a obra, que foi rejeitada por estúdios coreanos por uma década, antes de ser produzida pela Netflix.

ELLE.COM.BR

Em Round 6, o protagonista Gi-Hun (Lee Jung-Jae), que é viciado em apostas, está desempregado e foi abandonado pela esposa. Morando com a mãe, ele decide entrar no jogo para mudar de vida e tentar reconquistar a família.

ELLE.COM.BR

No game, ele reencontra Sang-Woo (Park Hae-Soo), um colega de infância do bairro pobre onde cresceu. Sang-Woo se tornou um homem bem-sucedido, mas acabou falindo após perder tudo com investimentos.

ELLE.COM.BR

Outros personagens de destaque são Sae-byeok (Jung Ho-Yeon), uma fugitiva norte-coreana que precisa de dinheiro para levar o resto da família em segurança à Coreia do Sul, e Ali (Anupam Tripathi), um imigrante paquistanês que trabalha ilegalmente no país.

ELLE.COM.BR

Apesar da história se passar na Ásia, Round 6 conseguiu criar, assim como o também sul-coreano Parasita, vencedor do Oscar de melhor filme em 2020, personagens universais, o que gerou identificação com o público global.

ELLE.COM.BR

Os jogos apresentados na série também viralizaram nas redes sociais. Inspirados em brincadeiras infantis, como batatinha 1,2,3 e cabo de guerra, os desafios mortais se converteram em memes, paródias e até comparações com programas de TV.

ELLE.COM.BR

O k-drama ainda trata de questões geracionais, desigualdade social, sexismo e competição excessiva no mercado de trabalho. No jogo, homens ricos apostam nos jogadores pobres, enquanto suas mortes servem de entretenimento.

ELLE.COM.BR

Com o sucesso global, o diretor contou que já possui planos para fazer uma sequência. "Deixei algumas coisas em aberto para aprofundar numa segunda temporada, se ela acontecer."

ELLE.COM.BR

O elenco de Round 6 também conquistou o público. A atriz estreante Jung Ho-Yeon (que, como modelo, desfilou para grifes como Marc Jacobs e Fendi) passou de 400 mil seguidores no Instagram para mais de 16 milhões em poucos dias. Ela também foi nomeada embaixadora global da Louis Vuitton.

ELLE.COM.BR

As buscas pelo tênis branco da Vans usado pelos personagens na série aumentaram 7800% na internet. A Netflix também aproveitou o hype e lançou uma linha exclusiva de roupas em sua loja oficial.

ELLE.COM.BR

ELLE.COM.BR

Clique aqui e saiba mais sobre séries