QUANDO USAR TÔNICO?

QUANDO USAR TÔNICO?

Por: Chames Oliveira Foto: @fentyskin

Quem cresceu nos anos 2000 deve se lembrar dos tônicos adstringentes. O líquido de cheiro forte era o preferido dos adolescentes por ser capaz de deixar a pele sequinha.

Fotos: @rhode

Acontece que a fórmula agressiva desses produtos causava ressecamento e, como consequência, o temido efeito rebote, aumentando a produção de sebo.

Fotos: @boldenusa

Para evitar esse quadro, as fórmulas de tônicos para peles oleosas agora promovem hidratação ao mesmo tempo em que oferecem ativos que não apenas “maquiam”, mas tratam a oleosidade.

Fotos: @rhode

Em seguida, contamos tudo o que você precisa saber para encontrar uma fórmula que faça sentido para suas preocupações e rotina.

Fotos: @boldenusa

Originalmente, os tônicos vieram ao mercado com a promessa de balancear o pH da pele depois da limpeza com o sabonete, categoria com fórmulas que poderiam elevar esse índice.

Fotos: @imperfectionistindustry

O desequilíbrio do pH pode alterar a microbiota, aumentar a propensão a infecções e causar sensibilidade geral. Por isso, a importância de um produto que estabelecesse seu pH ácido natural.

Fotos: @alpynbeauty

''Mas, hoje, eles vão além: os tônicos modernos têm diferentes tipos de ação – hidratante, calmante, antioxidante ou até esfoliante –, dependendo da sua composição.'' Explica a dermatologista Chris Guarnieri.

Fotos:  @alpynbeauty

“Hoje, são priorizados ingredientes que cuidam da barreira cutânea e que façam uma leve renovação celular”, comenta Jardel Edebran, especialista de beleza e nome por trás da Pòpo Skinbakery.

Fotos:  @poposkinbakery

A fórmula da Pòpo Skinbakery conta com a presença do ácido salicílico, considerado pelo dermatologista Chris um ingrediente-estrela para tratar a oleosidade.

Fotos:  @poposkinbakery

Com propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas, o ativo esfolia a superfície da pele e remove o sebo em excesso, evitando assim o surgimento dos poros entupidos e da acne.

Fotos:  @summerfridays

Alfahidroxiácidos (AHA), como o ácido glicólico, lático e mandélico, e polihidroxiácidos (PHA) também podem aparecer nos tônicos para peles oleosas.

Fotos:  @summerfridays

Entre os elementos para dobrar a atenção e evitar no tônico para peles oleosas – e qualquer tipo de pele, diga-se de passagem – está o álcool e os produtos com fragrâncias.

Fotos:  @rhode

O mais importante é entender que seu tônico com ácido já promoverá toda a esfoliação necessária na rotina. Por isso, evite adicionar outros produtos esfoliantes em etapas seguintes.

Fotos:  @rhode

“O tônico é aplicado logo após a limpeza da pele e antes dos séruns ou cremes de tratamento”, explica Chris. “Ele pode ser usado diariamente se a pele estiver hidratada e protegida”, complementa Calu.

Fotos:  @fentyskin

O produto e sua inclusão na rotina, no entanto, precisam ser personalizados. Por isso, não se esqueça de visitar um dermatologista para encontrar o melhor modo de uso para você.

Fotos:  @fentyskin

NO PAPEL OU NO DIGITAL, A ELLE SEMPRE SURPREENDE!