7 LUMINÁRIAS TENDÊNCIA

7 LUMINÁRIAS TENDÊNCIA

Por: Letícia de Almeida Alves Fotos: @spacejourney7

Se você gosta de acompanhar o que está em alta na decoração e tem o hábito de notar peças que começam a pipocar na internet, já deve ter visto alguma das luminárias a seguir.

Fotos: @colospacey

E saiba que esses itens de desejo não surgem à toa – muitas vezes, eles vêm acompanhados de macro e micro tendências de comportamento que ditam o que as pessoas irão desejar.

Fotos: @hej_sylwi

Com formatos contemporâneos, materiais naturais e diferentes design, as luminárias listadas a seguir, carregam a estética de diferentes épocas. Confira:

Fotos: @kavalierchen

MÁXI PENDENTES Com formato esférico amplo, o pendente Saucer Bubble, criado pelo designer modernista George Nelson em 1952, reina neste living projetado pelo arquiteto Nildo José.

Fotos: @nildojose_arquitetura

BALÕES BRANCOS As tradicionais lanternas japonesas de papel washi são feitas a partir de técnicas artesanais e fibras vegetais entrelaçadas ou seda. Vale citar também as luminárias feitas à mão com papel dobrado e visual de origami que são mais acessíveis.

Fotos: @kavalierchen

FIBRAS NATURAIS Em versões mais contemporâneas, as luminárias de seda aparecem com cúpulas generosas e formatos criativos, a exemplo das peças criadas pela premiada artesã cearense Evanilce Souza, a Nequinha, que você vê acima.

Fotos: @estudioavelos

ESTÉTICA REVISITADA Escolhido pela arquiteta Ticiane Lima para este ambiente de jantar, o pendente Mush, assinado pelo designer Jader Almeida em 2014, reafirma a tendência do design minimalista aliado a materiais transparentes e linhas limpas.

Fotos: @ticianelima

CORES E VIBE DO MID-CENTURY Criadas em 1968 pelo designer Verner Panton, as Flowerpot Lamps têm design minimalista com dois semicírculos de aço polido. Ícones do vintage, surgem hoje em versões de mesa ou pendentes, com cores que vão dos vibrantes aos suaves.

Fotos: @hej_sylwi

COGUMELO Criado em 1964 pelo italiano Giancarlo Mattioli, o abajur Nesso, um cogumelo laranja com design futurista, é produzido até hoje pela Artemide – e por dezenas de lojas na internet que reproduzem aos montes versões semelhantes do item original.

Fotos: @colospacey

PORTÁTEIS Por fim, as luminárias que tomam conta dos estabelecimentos comerciais, estão os simpáticos abajures portáteis, sem fio, com LED dimerizável e acionamento por toque. Como o modelo Piccolor 44t, produzido em alumínio pintado e assinado pelo designer Fernando Prado para a Lumini.

Fotos: @Lumini

NO PAPEL OU NO DIGITAL, A ELLE SEMPRE SURPREENDE!