Por: Flavia G Pinho Fotos: Unsplash e Getty Images
Que iogurte natural é um alimento saudável, ninguém discute. Mas pode ficar ainda melhor se for feito em casa.
Para o primeiro preparo, será preciso comprar um potinho de iogurte – ele será encarregado de fornecer os fermentos lácteos.
Nos preparos seguintes, não será mais preciso comprar iogurte, só o leite – basta separar uma porção do iogurte anterior para fermentar a próxima leva.
A seguir, a nutricionista franco-brasileira Sophie Deram ensina um método fácil de preparar iogurte natural caseiro em casa. O rendimento é de 6 porções.
Aqueça um litro de leite até quase ferver, desligue e espere amornar, até atingir entre 40 a 50°C.
Enquanto espera o leite amornar, ligue o forno a 180°C (você não vai assar nada, a ideia é só deixar o forno quentinho para ajudar na fermentação).
Quando o leite estiver morno, acrescente 1 pote de iogurte natural (170 g) e misture. Transfira para uma tigela grande ou divida entre seis potes, tampe ou cubra com filme plástico. Desligue o forno.
Leve o iogurte ao forno aquecido e deixe fermentar por, no mínimo, 5 horas. Quanto mais tempo de descanso, mais consistente vai ficar o iogurte.
Se uma parte do soro se separar, basta misturá-lo novamente ao iogurte na hora de servir. Se quiser fazer iogurte grego, coe o soro com ajuda de uma peneira e um tecido limpo.
Você pode servir seu iogurte caseiro com mel, frutas, granola ou usá-lo em receitas também!