Por: Chames Oliveira Fotos: @hey_irma
Deixe nas suas anotações: o loud luxury promete ser uma das maiores tendências de moda do ano de 2025. Mas para entender o conceito é preciso voltar algumas casinhas.
Fotos: @hannamw
Em 2023, o quiet luxury destacou-se na moda, rejeitando logotipos exagerados e estampas-slogan como resposta à baixa econômica e à rejeição da ostentação.
Fotos: @abimarvel
A prioridade passou a ser roupas de cortes impecáveis e qualidade extrema. O luxo, então, tornou-se algo sutil, reservado aos olhares atento.
Fotos: @sylviemus_
Em algum momento, no grande telefone sem fio da internet, a discrição típica do quiet luxury fez com que ele virasse sinônimo de minimalismo, apesar de haver fronteiras claras entre um e outro.
Foto: @thecarolinelin
O luxo vai além do minimalismo, como prova o intrecciato da Bottega Veneta, artesanato trançado de bolsas e acessórios.
Fotos: Getty Images
Fato é que a mistura aconteceu: alfaiataria, sobretudos marcantes e sapatos formais viraram símbolos do quiet luxury.
O loud luxury: Corta para um ano após o boom do luxo silencioso, e o público começa a se desapegar do conceito. Provas disso estão, por exemplo, na viralização de estilos como “mob wife” no TikTok e Instagram.
Ao contrário da sobriedade associada ao quiet luxury, esse se configura pelas joias robustas, casacos de pelo e estampas de animais. Ou seja, a ostentação no seu âmago.
Foto: @fisayolonge
Tendências que ganharam força nas ruas em 2024 também marcaram as passarelas do verão 2025.
Foto: hannamw
Até marcas mais contidas, como Chanel, apostaram em franjas de plumas. Já a Saint Laurent, após um inverno sóbrio, trouxe babados, estampas e metalizados.
O alinhamento entre público e mercado indica o crescimento do loud luxury, e as redes sociais, aparentemente, já deram seu selo de aprovação.
Foto: @jariatudanita