O SAPATO LOAFER GANHA FÔLEGO NOVO

Por:  Matheus Krüger Foto: @viga.shoes

O sapato mocassim ganhou com o tempo a pecha de calçado de vovô. Agora, faz a cabeça de novas gerações, graças a um movimento de maior amadurecimento da moda masculina.

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De acordo com a Trendalytics, as pesquisas no Google por mocassins aumentaram 25%, desde 2023. No Tiktok, vídeos do calçado contam mais de 12 milhões de visualizações.

Foto: blackstockandweber

É que o streetwear está cada vez mais preppy. O estilo surgiu nos câmpus de universidades particulares estadunidenses, principalmente da Ivy League.

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A moda é cíclica e, entra na matemática visual do retorno do mocassim. O mercado de sneakers está saturado e contribui para a sensação de que o estilo preppy é algum anti-hype.

Mas o visual Ivy contemporâneo não é como antes. Trata-se de uma releitura com camisetas de estampas gráficas, bonés e sneakers.

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A repaginada impactou um público jovem que cresceu vestindo looks urbanos e, hoje, está mais maduro e quer refletir isso no que veste, sem abrir mão das suas origens.

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Antes mesmo do fenômeno, o estadunidense Chris Echevarria enxergou a oportunidade de mercado. Em 2017, ele fundou a marca de mocassins Blackstock & Weber, em Nova York.

Foto: @blackstockandweber

As versões desenvolvidas por Chris fogem do tradicional, com estampas e texturas inusitadas. No lugar de ternos, são usados geralmente com moletons, jeans ou shorts.

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A londrina Duke + Dexter, por sua vez, aposta em padronagens com pegada pop para os seus loafers. Pense em mocassins estampados com espressos martini, marcas de beijo e rosas.

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Em solo nacional, os mocassins ganha tração com novas marcas como a Welcome Sunny Garments. Em 2023, a marca lançou a sua primeira versão, que virou um best seller da casa.

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Reinventar clássicos também é a especialidade de Felipe Matayoshi, o dono da Pace. Independente do modelo, a elegância do sapato loafer conquista espaço mais uma vez.

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