Por: Chames Oliveira Foto: Divulgação
Foto: Getty images
Nesta segunda-feira (09.09), a Apple divulgou o lançamento do tão esperado iPhone 16, com pré-venda anunciada para a sexta-feira, dia 13, nos Estados Unidos.
A atualização do smartphone promete uma série de melhorias e surge com telas maiores, tanto na opção tradicional quanto na Plus, ambas disponíveis em novas cores: branco, preto, rosa, verde e azul.
Para as versões Pro e Pro Max, as cores serão outras: preta, cinza natural, branco e desert titânio, um tom de rosé.
O que há de diferente no iPhone 16? As telas, por si, já são um diferencial do novo smartphone. O iPhone 16 terá 15,5 centímetros enquanto o iPhone 16 Plus terá 17 centímetros.
Os modelos Pro e Pro Max chegam com 16 centímetros e 17,5 centímetros respectivamente. Os displays de todas as opções prometem o dobro de resistência.
Os processadores passam para a geração A18, descrito como 30% mais rápido do que o atual. Além disso, as atualizações virão com a inteligência artificial Apple Intelligence.
A inteligência poderá criar textos e imagens, e executar ações, como, por exemplo, ler notificações, resumir informações de e-mails ou tomar notas durante uma ligação.
A Apple Intelligense será liberada em outubro deste ano nos Estados Unidos e gradualmente será lançada em outras regiões. A conhecida Siri permanece e virá atualizada.
Câmera: O Iphone 16 e sua versão Plus terão uma câmera principal de 48 megapixels. A lente ultrawide, responsável por capturar detalhes, poderá sozinha fazer registros com um zoom de até 2 vezes.
Os modelos Pro e Pro Max conseguirão gravar vídeos em 4K com 120 frames por segundo, a maior resolução já desenvolvida pela Apple, e oferecerão zoom de 5 vezes.
Todas as versões trarão um botão de controle de câmera que permitirá, entre outras coisas, melhorar o foco das lentes antes de uma foto, começar a gravação de um vídeo ou tirar uma foto.
Ainda sem previsão de chegada ao Brasil, o iPhone 16 estará à venda por 799 dólares (cerca de 4,5 mil reais), e sua versão Plus por 899 dólares (em torno de 5 mil reais), nos Estados Unidos.
O Pro sairá por 990 dólares (algo como 6,5 mil reais) e o Pro Max por 1.199 dólares (cerca de 7 mil reais). Os valores oficiais em reais ainda não foram divulgados.