COMO É VIAJAR  NA CLASSE EXECUTIVA DA TURKISH AIRLINES

Por: Redação ELLE Fotos: Divulgação e Patricia Oyama

O percurso entre São Paulo e Istambul,  na Turquia, leva cerca de 12 horas e 45 minutos. Cansativo? Depende. Se você está bem acomodado e cercado de mordomias, o tempo passa rapidinho!

No Airbus A350-900, que faz a rota São Paulo-Istambul, os assentos da executiva estão distribuídos da seguinte forma: uma fileira nas janelas à esquerda, outra à direita e duas ao centro.

Dica: se quiser a máxima privacidade, escolha as poltronas da janela com número par. Assim, você fica separado  do corredor pela estrutura que serve de apoio (para o drink de boas-vindas,  por exemplo).

Mas mesmo as fileiras do centro oferecem muita privacidade e conforto. Com abas de separação, os assentos parecem aconchegantes casulos. E contam até com cofres individuais para cada passageiro.

A comida é um ponto alto da experiência. Uma das atrações da classe executiva é “o pão mais antigo do mundo":  a recriação de uma receita feita há 12 mil anos na região de Taş Tepeler,  na Turquia.

A valorização das tradições, por sinal, está presente em todo o cardápio, que traz especificada a origem dos ingredientes utilizados nos pratos, como favos de mel de Erzincan e queijo Ezine  de Çanakkale.

Nos voos intercontinentais noturnos de/para Istambul, você pode escolher a que horas quer que a refeição seja servida (e ela vem acompanhada de velinha de led e saleiro e pimenteiro em miniatura, muito fofos).

Um chef a bordo tira pessoalmente os pedidos dos passageiros. Além de receitas tradicionais, há também opções como stinco de cordeiro e linguini caseiro com camarões, molho de lagosta e espinafre.

Para acompanhar a refeição, a carta de vinhos tem rótulos da Turquia e do Velho e do Novo Mundo. Além de um belo champanhe Taittinger.

O nécessaire é um luxo: vem com produtos Lanvin, tapa-olho, meias quentinhas e outros mimos. Pantufas macias também são fornecidas.

O banco reclina completamente, até virar uma cama. Para aumentar a mordomia, os comissários se oferecem para forrar o assento/cama e deixam o lugar prontinho para a hora de dormir.

Por fim, em terra, não dá pra deixar de falar do lounge da classe executiva da Turkish Airlines em Istambul. Há várias estações que oferecem saladas, pães, queijos, sopas e sobremesas, além de bebidas quentes e frias, alcoólicas e não alcoólicas.

Alguns pratos são preparados na hora, à vista do passageiro. Pode chegar cedo no aeroporto sem medo na viagem de volta, porque assunto não vai faltar. É uma despedida da Turquia em grande estilo.

NO PAPEL OU NO DIGITAL, A ELLE SEMPRE SURPREENDE!