Por: Chames Oliveira Foto: Getty image
Saias de pregas, camisas pólo, meias à mostra: estas são apenas algumas provas de que o estilo preppy estabelece (mais uma vez!) um reinado entre as tendências de moda.
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Nascido na virada do século 20, o termo descrevia esse vestuário típico, com loafers e calças cáqui, usado sobretudo pelos alunos de escolas preparatórias e Ivy Leagues.
Sem nunca desaparecer, o estilo ganhou um novo impulso de força nas décadas de 1980 e 1990. Ultrapassando as fronteiras da Ivy League e alcançando as ruas e outros grupos.
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Ampliado, ganha diferentes interpretações. É o auge de marcas como Lacoste, que trouxe uma identidade forte não só a este estilo, mas também ao visual dos artistas de hip hop.
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Um exemplo mais literal é o filme As Patricinhas de Beverly Hills, onde as personagens se vestem para criar impacto. Um reflexo do desejo que cercava o estilo no momento.
E, talvez, um frisson semelhante esteja acontecendo em 2024. É o caso de Zendaya, que combinou uma camisa listrada com um blazer terroso xadrez e um cachecol feito de gravata.
É o caso também de Rihanna com sua saia bege plissada e camisa azul com botões abertos e Emma Chamberlain que usou um conjuntinho de alfaiataria colorido, também xadrez.
Todas elas oferecem uma imagem menos polida, sem grandes preocupações de deixar tudo no lugar. E mesmo quando o fazem, trazem acessórios que fogem do esperado.
Em temporadas de moda recentes, Prada trouxe suéteres trompe l’oeil com golas, e a Fendi apresentou bermudas azul navy combinadas com paletós decorados com um brasão.
A Chanel introduziu leituras esportivas-universitárias com vestidos com zíperes frontais ou listrados com elástico de ajuste nos quadris. Acompanhados com diferentes elementos.
No Brasil, Igor Dadona, Gefferson Vila Nova e Cavalera são algumas marcas que implementaram os elementos nas suas coleções para o inverno deste ano
A Dadona colocou o xadrez verde e branco como um ponto de cor em sua alfaiataria, e a Cavalera fez um mix com o ultraesportivo.
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O estilo também alcança as redes sociais que possuem microtendências virais, como old money e celebram personalidades, como a princesa Diana. E você? Quer entrar nessa onda?
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